FEIJÃO - TE FAZ SENTIR EM CASA EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO



Para o frio, feijões,

Para a tristeza; feijões,

Para matar a saudade; feijões,

Para recuperar as forças; feijões.




Eles, temperados com bacon, numa esquina de Madri. Com o caldo grosso, como dizemos por aqui. Acompanhados com uma boa taça de vinho da casa e pão fresco.



Conversamos com o cozinheiro e no final das contas, fazemos do mesmo jeito....um prato que já foi exclusividade dos mais pobres e miseráveis e hoje serve a reis. Coisas da vida.


Coloque de molho na noite anterior, 1 pacote de feijão: jalo, marronzinho, mineiro, roxinho, mulatinho e por aí vai. Ele vai inchar e dobrar de tamanho, então coloque com espaço de sobra na bacia.


No outro dia, faça assim, coloque na panela de pressão:

1 cebola grande ralada,

4 dentes de alho bem amassados,

½ maço de salsinha fresca picada e ½ maço de salsinha picada,

1 colher (sopa) de sal,

4 colheres de azeite.

1 pitada de pimenta do reino,

2 colheres de sopa de bacon bem picado.

Refogue os temperos (todos juntos) e coloque o feijão, mexa e misture bem, então acrescente água suficiente para cobrir a mistura, mais um copo grande. Tampe bem a panela e aguarde 20’. Desligue e espere uns 10’ para depois abrir a tampa – sem dispensar a segurança é claro.


Num reservado, você já separou pedaços de porco seco – o quanto baste e desalgou em água fervente, umas 3 vezes.


Verifique o sal do feijão e acrescente a carne. Vá cozinhando e mexendo, se precisar de água, coloque fria – nesse ponto ela ajuda a engrossar o caldo.

Pronto, o nosso por aqui derrete e de preferência usamos o feijão jalo, que é bem maior e engrossa bem o caldo.

Especialmente para a Falcão ...
Um achado da Glória, que como eu, deve ter dançado muito com meias coloridas e brilhantes....era o tempo das Discotecas.



 Cozinha dos Vurdóns


Coisas legais de se saber sobre o feijão.


A última POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) verificou uma queda no consumo de arroz e feijão pelos brasileiros, de 1975 a 2009, houve uma queda de 49% no consumo do feijão. A queda é mais evidente nas famílias de renda mais alta. 
Apesar de ser famoso pela quantidade de ferro, o feijão oferece muito mais nutrientes ao organismo. E, ao contrário do que muitos pensam, o feijão não fornece tantas calorias: em 100g dele cozido (sem temperos) fornecem apenas 33 kcal. Além disso, consumido junto com o arroz, a dupla se completa ao fornecer aminoácidos essenciais ao organismo: os grãos de arroz contêm metionina, e os feijões, lisina. 

Só estas já são razões suficientes para consumir o feijão, mas os estudos com o grão vão além: 

- Uma pesquisa com dados do National Health and Examination Survey (NHANES) 1999-2002, verificou que as pessoas consumidores de feijão apresentaram maior ingestão de fibras, potássio, magnésio e cobre, menor peso e circunferência abdominal; 

- O feijão contém fatores antinutricionais, ácido fítico e taninos, substâncias que formam complexos com os nutrientes e impedem nosso organismo de absorvê-los. Porém, o processo de cozimento reduz esses fatores, permitindo o acesso aos nutrientes, além disso, esses fatores são, na verdade, substâncias antioxidantes que também contribuem para manter a saúde; 

- O feijão fornece os dois tipos de fibras ao organismo, solúvel e insolúvel, sendo mais rico na primeira. As fibras solúveis, depois de ingeridas, se transformam em gel, permanecendo mais tempo no estômago, promovendo maior sensação de saciedade, além disso, o gel atrai as moléculas de gordura e de açúcar, que são eliminados pelas fezes, ajudando assim, a reduzir os níveis de colesterol e glicemia do sangue; 

Dicas:

- Os nutrientes do feijão são melhores aproveitados quando consumidos os grãos e o caldo, que concentra até 73% dos minerais; 
- A proporção recomendada de arroz e feijão sempre foi de 3 porções de arroz para 1 porção de feijão. Porém um estudo divulgado recentemente com 2 mil pessoas na Costa Rica verificou que, se consumidos na mesma proporção (1:1), os riscos de sintomas de diabetes são reduzidos em 35%. 

Feijão-preto: Muito usados em sopas e feijoadas;
Feijão-roxinho: presta-se bem para saladas, sopas e como acompanhamento;
Feijão-fradinho: também conhecido como feijão-macassar ou feijão-de-corda, usado no preparo de acarajé;
Feijão-mulatinho: bom para acompanhamento, embora em algumas regiões seja usado para feijoada;
Feijão-branco: para sopas e saladas, também fica excelente em cozidos;
Feijão-jalo: ótimo para sopas e saladas;
Feijão-rosinha: para acompanhamento; junto com o feijão-mulatinho, são os tipos mais consumidos;
Feijão-rajadinho ou feijão-verde: próprio para acompanhamento;
Feijão-canário: também para acompanhamento;
Feijão azuki: é marrom escuro, utilizado para fazer doces na culinária japonesa, mas pode ser consumido da maneira tradicional.


Fontes consultadas:
RAMIREZ-CARDENASI, Lucía; LEONEL, Alda Jusceline; COSTA, Neuza Maria Brunoro. Efeito do processamento doméstico sobre o teor de nutrientes e de fatores antinutricionais de diferentes cultivares de feijão comum. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, v. 28, n. 1, Mar. 2008
RG Nutri. O feijão na alimentação do brasileiro. Saúde & Qualidade de Vida.
USDA.

Comentários

  1. De acordo, queridas amigas! Viva o feijão, todo ele magnífico! Obrigada pelas receitas. Lembro-me de uma canção da minha infância; "feijão feijão feijão/ era só feijão feijão/ tomatada de feijão/ omelette de feijão" (estou a inventar, mas era parecida!): Não sei quem era o cantor brasileiro... Um beijo minhas 7 queridas!
    o falcão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feijão tem gosto de festa ... ontem, hoje, sempre, feijão, feijão, feijão, o sabor que satisfaz....

      Acho que era mais ou menos assim a música da novela.

      bjs amiga e saudades sempre.

      Excluir
  2. Feijão, meu preferido para uma uma sopa!!! Adoro sopa de feijão ou minestra!
    Com pão e vinho!
    A música será esta? 'Feijão Maravilha', do grupo extinto 'As Frenéticas': https://www.youtube.com/watch?v=4_KlzImHhx0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou acrescentar a música no final pra Falcão.

      super, valeu Glória, é essa aí. bjs

      Excluir
  3. Gosto muito de feijão.
    Desconhecia as suas potencialidades.
    Obrigada.
    Beijinho. :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostamos e que bom que vc gostou. O sagrado na comida é realmente fantástico.

      bjs muitos

      Excluir
  4. Num!!!.... Que delicia, logo logo eu faço

    ResponderExcluir
  5. Amigos a taxa de fibras por calorias do feijao Jalo é quase a da alface, é 7 vezes melhor que a da batata, 11 vezes melhor que a do arroz. Método: dividir a quantidade de fibras pela quantidade de calorias, em 100g. Fonte: tabela TACO da Unicamp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela atenção. Muito boa essa informação. bjs nossos

      Excluir
  6. Feijão é tudo isso e mais. Gosto muito de feijão, gostaria de ter disponível para consumir como existe sandwich, coxinha, pastel cachorro quente. Difícil encontrar esta maravilha que é o feijão, como estes citados.
    Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André,

      o bom é que já não é tão difícil de encontrar essas maravilhas pelo Brasil afora. Concordo que alguns a gente tem de comprar muito de vez em quando, pelo preço, mas se procurar direitinho, vai achar um monte deles no mercado.

      abraços das cozinheiras

      Excluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas