FELIZ NATAL




Vem Calim, dá uma olhada na minha barraca, é humilde, mas quero que entre, vou te mostrar os bicos e rendas que faço ... “dei uns 5 passos e puxei a lona; lá estava ela, uma árvore de natal, umas das mais bonitas que eu já vi. Confesso que senti vergonha do cansaço que eu sentia e muito alegre por ver que o tão famoso natal estava ali, bem ali, naquela árvore enfeitada, no interior de uma barraca cigana.
(Porto Seguro/BA) Dezembro e 2014






É gente bonita ...
Chegou o Natal e as portas de 2015 estão quase abertas.
Foi um bom ano, um ano difícil, sofrido e cheio de ansiedade, mas foi um bom ano. Todos são bons, precisam ser e precisamos aprender cada dia mais, fazer dos dias, uma lição aprendida.

Perdemos alguns amigos, nos decepcionamos com outros, mas seguimos em frente. Não são as pessoas que nos barram, são elas que nos movem.
Completamos mais um pedaço da estrada e estamos felizes por isso. Seguimos em frente com aquele sabor de conquista. 

Temos um território “Patrimônio da Humanidade” um território legítimo, cigano, conquistado com o suor do Sr. Carlos Rezende e o Acampamento de São Gabriel – o Céu azul também. Ambos em Belo Horizonte e tivemos a honra de poder conviver mais de perto com essa situação.

Acompanhamos as portas de um novo lugar de oração e fé do povo Rromani, em Aparecida de Goiânia e assim a liberdade de credo ganha e o estereótipo perde. Parabéns Sr. Alexsandro Castilho, seu suor e seu empenho serão sempre recompensados.

Muitos de etnia rromani são hoje protagonistas ativos da etnia e isso realmente pode mudar a ótica. Foram mais de cinco conferencias, três exposições, uma semana inteira dedicada a Universidade e uma conferencia nacional.

Em 2014; a TV Brasil, lançou a melhor entrevista da televisão brasileira sobre os ciganos e os estados do Paraná, Santa Catarina, Bahia e Minas Gerais avançaram a olhos vistos. Em 2014; sai o primeiro cartaz para a saúde dos povos ciganos e o Grupo de trabalho de Educação Cigana pelo MEC.

Criamos duas Diretorias novas e por fim, o separatismos começa a ceder.
Em 2014 se cumpriu as palavras de Ana Dalila – “fiquem firmes, chegarão com tudo, mas no fim, o trabalho sério vence”; e é assim que estamos nos sentindo, reconhecidas, acolhidas, cansadas, mas extremamente felizes. Ajudamos a construir caminhos para uma política pública assertiva e isso é real. Nosso trabalho foi de fato a nossa resposta.

Construímos parcerias importantes, nos governos federais e estaduais e seguimos em frente, com duas parcerias novas no âmbito internacional.
Nessa estrada, sabemos que muitos vão ficar pelo acostamento, mas são anos reais. Hoje de fato estamos ajudando a construir um futuro melhor. Juntos; cada vez mais firmes.

Nós da AMSK; agradecemos a cada um e a todos. Essa estrada não tem mais volta e mesmo que a inveja, a intriga, a mentira; o racismo e a violência tenham sido o mote dos nossos agressores, aprendemos com isso e no fim deste ano, recebemos tudo isso traduzido em conquistas e vitórias.

Mesmo que as condições de vida de muitos seja ainda injusta e insuficiente, esperamos que as ações conjuntas possam prevalecer, que novos desafios se tornem grandes vitórias e que cada vez mais, nossa tão famosa alegria e esperança, sejam renovadas.

Cozinha dos Vurdóns - um projeto da AMSK/Brasil

Comentários

  1. Foi um bom ano. Que linda essa árvore. Admiro muito seu povo e seus costumes. Devo ser meio cigana pois ador acampar e viver assim. Vejo muitas conquistas e vitórias. Parabéns. Quero agradecer o carinho e amizade e lhes desejar um feliz natal e que seu novo ano lhes traga muito sucesso, alegrias e felicidades.

    ResponderExcluir
  2. Que assim seja, a todos os homens de boa vontade.

    bjs muitos

    ResponderExcluir
  3. Feliz Natal e feliz 2015 à amsk Brasil. (Não sei a mensagem anterior chegou, então estou repetindo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberto, bj grande de todas nós. Não, vc não está se repetindo, não chegou nada antes, mas essa valeu.

      Obrigada por estar aí, do outro lado da tela, ajudando a construir lanternas e melhorando nosso olhar.

      bjs de todas nós e um 2015 fabuloso.

      Excluir
  4. Parabéns por todas as conquistas e por não baixarem as mãos nos momentos difíceis.
    Pensava que já tinha passado por cá, não posso dizer Feliz Natal mas posso desejar um Feliz 2015 com muitas vitórias e projectos.:))
    Beijinhos mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, pra nós, são 365 dias de nascimento, ter vc aqui, sempre será o florescer ou o cuidar de uma flor, sempre será primavera. Vc foi e é uma das melhores coisas que aconteceram nas nossas vidas.

      bjs muitos de todas nós.

      Excluir
  5. Boa continuação de Natal! O Natal nunca pára para vocês, eu sei. Um grande beijo e muitas coisas boas no Novo Ano! Assim, vocês continuarão a ajudar quem precisa de ser apoiado! Belo post sem dúvida! Beijos do falcão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabes disso amiga, o natal sempre acontece por aqui. Vc é a amizade impossível para os descrentes, para nós é o milagre da amizade, é a nossa falcão; a voar e a plantar possibilidades.

      bjs muitos, um natal maravilhoso.

      sempre

      Excluir
  6. FELIZES FESTAS, que o vosso património não deixe de ser mais rico cada dia! Beijinhos amigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas Entradas querida amiga, vamos continuar nosso trabalho em 2015 e que a sorte do carneiro nos acompanhe.

      bjs muitos de todas nós.

      Excluir
  7. Queridas minhas: cheguei para dar um abraço, mas um abraço demorado. Um grande abraço! E depois muitos beijos com votos de uma bela passagem de ano e um 2015 com alegrias diárias, gragalhadas, celebrações, realizações, amor, liberdade e saúde plena.
    Salute!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas