SLAVA D' KALÍ per SHOFIA

AMAN SHOFIA,
A SLAVA D’ KALÍ

(slava é a festa em agradecimento e devoção ao santo da casa. Nesse caso o doce tem um papel muito importante, cada família ou grupo escolhe como fazer, mesmo que saibamos que algumas coisas nunca são modificadas). 

Esse ano serão três, a primeira: dia 24 de março, e os doces são pra esse slava. Será lembrada a mulher kalí de pele de amêndoa, suas virtudes , seus medos e sua coragem enquanto mulher. Vamos agradecer as mulheres da família e a todas as amizades que fizemos. A longa estrada e o carinho com que sentimos a sua presença em nossa estrada. A vela de oração será branca, para lembrarmos Magdala e Jacobina. Os doces são sempre para as crianças e doces que relembram nossas avós e mães. Essa será uma slava para agradecer o apóio e a confiança nos trabalhos e os achados, os descendentes ... somos todos.








As frutas sempre presentes e as flores da inocência, margaridas e flores do campo.








O bolo de fubá ou a pamonha assada (bolo tradicional de milho) e o café coado na hora lembra que a mais velha já foi nova e cheia de idéias, mais respeita os mais velhos. Servido a tarde. http://cozinhadosvurdons.blogspot.com/2010/10/bolo-cremoso-de-fuba-da-mayle.html

O chá de Hibisco – porque somos mulheres. 






pode ser também feito de hibisco seco...
chá, suco, refresco e até geléia.




   O bolo da Maylê de chocolate tradicional já está postado. http://cozinhadosvurdons.blogspot.com/2010/11/mayle-de-chocolate.html

  Cenouras, batatas, cebolas e pepinos em conserva acompanham a mesa.

   Vinho tinto e a cerveja preta para as que quiserem engravidar e limpar o sangue.


Uma bela Sarmianca/as saladas da maylê – www.amsk.org.br – Cozinha dos Vurdóns.

ARROZ DOCE DE QUEIJO,

3 xícaras de arroz,
2 xícaras de mel de engenho ou puro,
7 cravos,
1 pau de canela,
4 bagas pequenas de erva doce (opcional),
1 litro de leite,
4 xícaras de água,
300 grs de queijo de minas fresco ou mussarela,
1 pitada de sal.

Cozinhe o arroz com a pitada de sal e a água. Coloque o leite e vigie, aí ele sobe. Ponha os temperos que quiser e deixe que fique cremoso. Minha avó costumava acrescentar o suco de uma laranja doce. Ponha o mel e abaixe o fogo. Não deixe de mexer. Quando estiver cremoso e sem pregar no fundo, coloque a metade dele numa travessa e cubra com o queijo, torne a cobrei-lo com o doce. Polvilhe canela se quiser e sirva. Não é bom guardá-lo, sirva-o todo na ocasião, o que não será difícil.

O CREME DE CHOCOLATE DA MAYLÊ (para 30 pessoas)

4 latas de leite condensado,
1 xícara de café coado, sem açúcar e forte,
½ xícara de calda de cereja ao marasquino,
300 grs de chocolate amargo.
1 colher de café de manteiga.
Coloque tudo numa panela e tenha paciência, exceto as ameixas. Deve demorar um pouco até começar a ferver. Aí ele subirá duas vezes, na terceira deverá engrossar. Coloque 2 colheres de sopa do creme no fundo da taça, uma bola de sorve de creme, menta ou de mamão e respingue novamente o creme. O creme deve estar frio.

DOCE DE BATATA DOCE (pra ficar vermelhinha use batata doce vinho ou amasse com duas rodelas de beterraba.)
2xícaras de chá de batata doce cozida e amassada,
1 lata de leite condensado,
½ xícara de chá de leite,
1 colher de sopa de manteiga – cheia.

Bata a batata doce com o leite condensado e o leite de vaca no liquidificador. Quando ficar homogêneo, coloque a manteiga e a mistura em uma panela e mexa, deve dar mais ou menos 10 minutos em fogo médio. Ela irá desgrudar. 

Espere esfriar, coloque no saco de confeitar e faça bolinhas (bico estrela) dentro das forminhas. Sirva frio.
Gosto muito de cardamomo, portanto coloque se quiser uma pitada dele quando for por a massa no liquidificador. Acho que faz toda a diferença.

Um poco de duas paixões - a música e ela, sempre Sara. 

D Jango


 jazzbues clube



Carinhosamente  lembramos de uma amiga "o falcão" que ama jazz - a ela, pela sua sensibilidade das coisas simples e beleza. Desvalessa.

As Slavas são de acordo com cada etnia, não existe prisão, existe a nossa visão, a nossa comunhão e o nosso respeito, a todos.

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Já tomei nota da receita da Slava e pus no meu facebook!
    Bom fim de semana com o jazz do Django!
    5 beijinhos do falcão

    ResponderExcluir
  2. Como sempre gentil,

    Mais Baliardo neste momento.
    Bom final de semana pra você também.

    Cozinha dos Vurdóns

    ResponderExcluir
  3. Muito bom,
    eu desconhecia o slava mencionado no texto. Interessante como ainda assim existem sub-culturas dentro da etnia cigana como um todo e como os ciganos dependendo da região em que se encontram arranjam maneira de manter tradições e de integrar o que é comum na sua localidade, demonstrando capacidade de integração e muita criatividade. Mais um ponto a favor da diversidade de culturas.
    Parabens pelo blog.

    cigano-tv

    ResponderExcluir
  4. Oi Gitelles,
    após anos, algumas tradições se modificaram e outras permaneceram. Shofia é uma prima, que como sabe, é um membro da família. Este ano ela vai comemorar muito e tudo dedicado a Sara. Só que no dia 24 e 25/maio ela vai para a procissão e lavagem em Sainte Marie. Sendo assim fará algumas slavas para que as pessoas saibam que é bom agradecer, que Sara foi mulher como nós. Agradecer pelo pequeno que nasceu e por tudo ter dado certo.
    Nós coletamos receitas antigas e novas, porque o mundo anda e porque já houve muito sofrimento.
    Aquilo que é de cada um, de cada etnia, é respeito e deve ser mantido.
    Nossa missão é dizer que essa etnia, esteja aonde estiver e na condição que estiver, pertence ao mundo e dá suas contribuições sim. E que o legado desse povo não é a perseguição, nem a miséria.
    Somos todos, descendentes ou não, legítimos ou ilegítimos, filhos do mesmo Deus, dormimos sob a mesma lua e acordamos com o mesmo sol.
    Obrigada pela visita, é uma honra tê-lo por aqui.

    com carinho,

    Cozinha dos Vurdons.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas