PROJETO KALINKA - UMA RECEITA DE SUCESSO



Antes de tudo, em nome da AMSK - Brasil, precisamos agradecer. Há um ano, o Grupo de dança cigana Sara kalí Group, faz um trabalho de pesquisa didática e conta com o apóio de professores e educadores anônimos, pessoas simples, que com responsabilidade, respeito e senso de cidadania, contribuiram com as sugestões que foram levadas a cabo pela AMSK e se transformaram num talismã e numa gratificante demonstração de que uma Infância sem preconceito é possível. Basta querer.

A preparação e elaboração junto aos prof. da CEF 104 N

Essa é a nossa receita de hoje: aqui estavam ingredientes impressindíveis para a elaboração dessa receita ... um mar de 600 crianças, ávidas de conhecimento, curiosidade e de coração aberto. Um corpo docente capaz de superar seus próprios preconceitos e munidos de boa vontade, conhecimento, criatividade e superação. Um centro de ensino capaz de superar as diferenças e apostar num futuro de igualdades.

300 alunos em 2 períodos

Trata-se de combater o preconceito através de geração de conhecimento. 

Trata-se de levar as escolas onde crianças, adolescentes e adultos buscam o fim da ignorância e o princípio do saber, o dia a dia de uma nação, suas virtudes e suas dificuldades, tornando-os visíveis aos olhos dos educadores, alunos e por fim do Estado. 

Trata-se de dizer a essa nação que existem locais de ensino que respeitam a sua diversidade e que os enxergam enquanto povo culturalmente estabelecido.

Falamos aqui de um povo que sobreviveu a tudo e a todos, dos reis católicos a Hitler, de Kosovo em 1990, da Itália em 2009 a expulsão em massa da França em 2010.

A forma mais eficiente de baixar a auto-estima de um povo é negar sua cultura e isso foi feito através dos anos e dos séculos. Bastaria trocar todas as reivindicações ciganas por uma só: Que se cumpra a Constituição. Não se trata de ciganos, se trata de cidadãos brasileiros de etnia Rhomá. Plenos de direito e conscientes de suas obrigações.”(AMSK - Brasil)

   E a caravana segue. Acredito que pela primeira vez, crianças das mais diversas etnias escrevem poemas para outras crianças de etnia rhom. Que recitam Zurka Sbano e Paputsza, que se estuda a Bandeira do povo cigano na aula de matemática e as propriedade do tchaio Rhom - o chá cigano. na aula de Biologia. Que se discute Etica e Cidadania sobre esse povo. Que se estuda a fonética do hino cigano. Literatura e Português, História e Sociologia. Ou ainda ver na aula de Geografia os alunos mapearem os dados dos acampamentos ciganos no Brasil. (mapa AMSK _ IBEGE www.amsk.org.br)


Não sabemos dizer ao certo quem saiu ganhando mais dessa parceria maravilhosa, com certeza o futuro e o olhar dessas crianças em relação ao povo de etnia rhom mudou, pode ser pouco, mais é um começo fantástico e gratificante.

é possível, basta querer
no dia 08 de Abril de 2011, o povo rhom fez a diferença.
O preconceito apenas existe nos olhos dos que ignoram a raça humana.


Sunto Sara Kalí, amaro dat bharô kayassunela,
Amarerupide ay te putrel, amare dromá!
Opré Rhomá.

(Santa Sara Kali, que ao Pai Celestial possas levar nossas orações e abrandar nossos caminhos! Avante nação Rhomá).

Com carinho e gratidão,
Agradecemos,
Associação Internacional Maylê Sara Kalí


Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Só posso dizer: parabéns queridas amigas! Um belo projecto! Uma realização fantástica...
    5 beijos
    o falcão

    ResponderExcluir
  2. Tão boas as novidades!
    Bonito o que vejo aqui. Então ainda há esperança!

    Gostei desta receita e do produto final que achei saboroso.
    Parabéns pelas vitórias e pela luta contra a maré.

    5 Bjs.:)

    ResponderExcluir
  3. Caras amigas,
    Parabéns pela iniciativa e pelo sucesso do evento. Ensinando as crianças a respeitar o outro, cultivamos as bases para um futuro sem injustiças ou preconceitos!
    Muito bacana o projeto e que ele tenha vida longa!

    ResponderExcluir
  4. Vocês, cada um tem uma parcela nessa felicidade e nessa pequena vitória.

    Falcão, você defendeu esse povo sem sequer conhecê-lo, isso é pra poucos, as angústias dos povos, são na grande maioria temas longícuos e raramente debatidos com vigor e sensibilidade. Amamos você. O Falcão semeador.

    das 5.
    Cozinha dos Vurdóns




    Ana, Você se assemelha a Uriel pra nós, enxerga as flores por detrás do vaso, pequeno detalhe de uma carta de tarô. Você enxerga a alma.
    Você sem dúvida é especial.
    5 bjs




    Érico, você escuta jazz com o coração de um cigano, com o cérebro de um Inglês e com o bom gosto do maranhense. E tudo isso acompanhado por DJango.
    Seu livro é mais que jazz, é uma aula de cidadania musical mundial.
    Obrigada por fazer parte da nossa história.

    5 bjs

    Cozinha dos Vurdóns

    ResponderExcluir
  5. Um projecto maravilhoso e que deveria ser promovido em muitos locais. São as diferenças que nos fazem mais interessantes, não é?
    Bj!

    ResponderExcluir
  6. Que bom saber que gostou Margarida.
    As diferenças realmente são uma vitória e um acrescimo se bem aproveitadas.
    Quem sabe, um dia consigamos o que hoje se chama de utopia: respeito.

    bjs e obrigada por vir

    ResponderExcluir
  7. Algum dia o Mundo será melhor, tenho a certeza. E será só graças às pessoas que lutam como vocês.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Maria,

    Lutar é respirar, lutemos então. Que o ar falte aos insensatos e arrogantes. Se nos faltar o sol, lutaremos a luz da lua, se nos faltar a coragem, teremos você e a sua sensatez.
    Obrigada nossa já amiga.

    5 bjs

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela oportunidade que tive de acompanhar o evento. Aprendi o que há anos venho uerendo: caminhar de cabeça erguida. Obrigada.

    Cassia Regina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas