A COZINHA VAI A PORTUGAL



Pois é; matamos uma pontinha de saudade que nos ligava a Portugal. Estivemos em de 19 a 23 de outubro em Lisboa e no Porto para visitarmos alguns caros e queridos amigos.



Lisboa é uma terra e tanto, sua gente respira gentileza e inspira carinho e foi assim que almoçamos com Olga Mariano, para nós da AMSK/Brasil, um sonho realizado que vamos falando ao longo das nossas viagens por aqui. Sem sombra de dúvida, uma das mulheres mais especiais que já conhecemos, nos aumenta o fôlego.


Matar a saudade em almoços e jantares regados a amizade, vivendo de perto os problemas e as dificuldades das comunidades romá e encontrando brechas...

passagens de esperança que ligam cada vez mais Brasil e Portugal. Mais uma vez recebemos com muito carinho alguns exemplares de livros raros sobre a cultura cigana, livro que começo a folhear...
 Acima, um belíssimo bacalhau a Lagareiro, que nos foi oferecido pela Cláudia e pela irmã, Alexandra. O salmão já foi a dieta da Cláudia, mas estava lindíssimo.


A Livraria Lumiere foi mais uma vez a nossa fada madrinha...


Portugal (trecho do nosso relatório)


Estreitar as parcerias já estabelecidas com lideranças dos povos romani em Portugal e negociar projetos conjuntos a serem desenvolvidos em ambos os países, com especial atenção e tendo como objetivo principal o fortalecimento da atuação das lideranças romani, visando à melhoria da comunicação, do diálogo e da cooperação entre as comunidades romani e as instituições públicas. 

 
Estreitar a parceria com a Livraria Lumière, de Porto, Portugal, no levantamento de publicações, estudos e produções literárias em língua portuguesa sobre os povos romani. 


Na cidade de Porto, foram coletadas, de maneira informal, informações sobre a presença de comunidades romani na região e foi realizada uma profícua discussão com a proprietária do blog In Cultura que é Professora e pesquisadora da Universidade de Coimbra, e com Cláudia Ribeiro, proprietária da Livraria Lumière. A situação e as condições de vida das comunidades romani no norte de Portugal e sua preocupação com uma realidade que afeta fortemente as meninas romani: os casamentos precoces e a interrupção de sua freqüência à escola em razão disso. Cláudia Ribeiro, por sua vez, reafirmou o compromisso da Livraria Lumière em continuar colaborado com a montagem do Centro de Documentação da AMSK/Brasil. Sendo uma livraria que trabalha com títulos novos – lançamentos – e antigos, funcionando, portanto, também como sebo de livros, o resgate de publicações antigas sobre os povos romani foi um compromisso assumido. 

Durante a reunião, a AMSK/Brasil foi presenteada com quatro publicações, dentre elas A Ciganita, de Miguel de Cervantes, e o Romancero Gitano, de Frederico Garcia Lorca, edição de 1938. 
   

Por fim, deixamos aqui um pouco da pesquisa sobre culinária que fizemos por lá, afinal de contas, não deixamos de ser cozinheiras né??? Tudo maravilhoso, claro. Portugal é um país que se come muitíssimo bem.



 E para fechar em grande estilo esse pequeno trecho da viajem, vale lembrar que conseguimos a receita do Guizo de Natal, ditado pela própria Olga Mariano e da famosa sopa portuguesa....

mas isso fica pra uma outra conversa...

a essas mulheres maravilhosas que fazem o mundo andar e sua maravilhosa vontade de ajudar.

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Que bom tudo o que contam, amigas! Importante é esta cultura misturada de tudo, de gentes, de comidas, de sentimentos, de anseios! Todos diferentes, todos iguais, né?
    Essas meninas que encontraram no Porto -mais a menina de Coimbra- são uns anjos bons que tive a sorte de conhecer. As meninas dos Vurdóns essas já tive também essa sorte de um belo encontro -inesquecível!- no "Nicola".
    Cá as esperamos, então! venham! Estamos cá... Prontas a navegar com vovcês!
    "Navegar é preciso", diz a canção. Claro, mas viver é preciso também - ao contrário do que diz Caetano velosos...na canção.
    BEIJOS DO FALCÃO
    Do outro lado do mar...mas perto pelo coração, amigas! Juntas, somos um fogo que não para de arder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei tão feliz com a sua postagem Falcão e de verdade é isso mesmo, elas são lindas, amáveis e extremamente queridas.

      A vida se segue de diferenças e nada mais.

      bjs muitos e sempre no coração.

      Excluir
  2. Estimadas amigas, fico feliz que a viagem a Portugal tenha sido profícua.
    Para nós, foi um prazer enorme e a surpresa não o foi menos. E, se há acasos/coincidências felizes, a vossa visita no mesmo dia em que a nossa amiga Ana também nos visitava, foi uma delas!
    Foram umas horas magníficas, em excelente companhia, com boas gargalhadas, boa comida, partilha...
    Algo a repetir.
    Quanto à distância que nos separa, é só geográfica. Pois quando realmente se deseja, não existem barreiras!
    Um beijinho grato e amigo, Cláudia.


    ResponderExcluir
  3. Queridas Amigas,
    Foi uma maravilha conhecê-las. Vou guardar na minha memória o almoço, a amizade e o carinho que emana de vós,
    Agora só um esclarecimento: eu sou professora do Ensino Básico e Secundário e faço investigação por gosto e para obter mais conhecimentos.
    Beijinhos para todas e obrigada pelo carinho. :))))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beijos muitos de todas nós.

      sempre com carinho e imensa amizade.

      bjs

      Excluir
  4. Estive desconectada, sabia que estavam muito ocupadas, mas não sabia desta viagem a Portugal e desses enriquecedores encontros para ambas partes. Às vezes as redes sociais funcionam e valem a pena!!
    Vocês não param, queridas, cada vez as admiro mais.
    Beijos, muitos, para todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Maria, e continuamos andando...Portugal é sempre muito bom, mas a Espanha em especial Madri, nos tratou com tanto carinho que nem imagina.

      Maravilhoso.

      bjs muitos

      Excluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas