BOLO ESPECIAL INDIANO E A MIRRA

No dia 25 de dezembro é dia de agradecer e de fazer algumas horas de oração para que todas as graças em forma de ternura e respeito se instalem em nossas casas. É hora da MIRRA. Aproveitamos para comer um bolo indiano muito especial.


A mirra é uma resina anti-séptica usada em embalsamamentos de corpos desde o Egito antigo, e, simbolicamente costuma a representava a imortalidade. É assim que a conhecemos em livros e relatórios de historiadores. Entretanto a mirra nos remete também a morte de Jesus, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus (João 19: 39 e 40). Outros estudos no Sudário de Turim encontraram estes produtos.  

 Adoration of the Magi  Francisco de Zabarán  1639-40 Musée des Beaux Arts  Grenoble
Baltasar (um dos três reis santos) o mouro, de barba cerrada e com aproximadamente quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz”. Baltasar se traduz por “Deus manifesta o Rei”. Foi justamente ele - Baltasar, quem levou a mirra para o reconhecimento da humanidade e a manifestação de que esse seria um dos presentes especiais que aquela criança deveria receber.


A Mirra é usada nas aftas bucais, faringite, amidalite, resfriados comuns e gengivite e apresenta sua ação anti-séptica, antiinflamatória, adstringente e cicatrizante com reconhecido efeito.

As mulheres grávidas não devem ter contato abundante e nem ingerir a mirra, apenas o incenso em pouca quantidade e em locais abertos. Os jardins cheirando a Mirra.

A palavra Mirra deriva do hebraico maror ou murr que significa “amargo”, trazendo a tona que todos terão sua parte amarga dentro da sua existência.

Na tradição cristã, esteve presente no nascimento e morte de Cristo, pelo que ainda hoje continua a ser utilizada nas missas como evocação da paixão. Abraçar a morte no seu sentido lato.
Um dos inúmeros mitos que envolvem a Mirra conta que ela ardia no fogo onde renasceu a Fênix. Essa associação indica, entre outras coisas, o seu poder de mitigar a dor e de estar presente nas grandes transmutações. Efetivamente é uma das melhores plantas a se utilizar quando é preciso ultrapassar mágoas e tragédias pessoais, sendo assim pode-se usá-la como óleo a queimar, gotas no banho tanto do batismo quando da morte. 

Para o povo rhom, a mirra costuma entrar em todos os vurdóns possíveis, é claro que muito dessa tradição já se perdeu, entretanto algumas vertentes ainda fazem uso fiel dessa resina aromática para manter a casa livre de pensamentos indesejáveis, pois sempre se lembra da presença renovada do cristo – kristesco. É considerada protetora e purificadora. A Mirra também é usada para favorecer o fluxo de energia e ajudar em estados meditativos e de contemplação.    
  


Darshan
 Incenso de Mirra .
 Darshan é  uma palavra sânscrita. 
Significa “ver e ser visto por uma divindade, ou fazer uma peregrinação a um local sagrado”

BOLO ESPECIAL INDIANO

Em uma batedeira coloque 1 colher de sopa de manteiga com 1 1/1 xícara de chá de  açúcar. Quando formar um creme ponha os 4 ovos. Bata e continue batendo até o crê ficar totalmente liso. Junte aos poucos a farinha de trigo (3 xícaras de chá), continue batendo e por último o leite e o fermento (dissolva 1 colher de sopa de fermento em 1 xícara de leite), misture delicadamente até ficar todo igual. . Misture  2 latas de leite condensado e 200 grs de  coco ralado.Colocar a massa em uma forma untada com manteiga e farinha de trigo Leve para assar em forno preaquecido a 180º graus. Quando soltar das bordas da forma, está pronto. Desenformar depois de frio.
 
Esse bolo fica assim, fofinho e cai bem no café da manhã ou num lanchinho da tarde, alegra a casa e dá um cheiro de vida que invade. É hora de renascer.
 Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Sastipê!Muitíssimo interessante o texto!Profundo!Agradeço por compartilharem conosco.E o bolo!Deve ser delicioso!Dzorlo Angali! Cinco beijos!Devlessá!

    ResponderExcluir
  2. Confesso ter lembrado do seu blog e aquela coleção de roupas indianas e as receitas que posta desse país irmão. Vai amar o bolo. Pode também colocar o leite condensado e o coco por cima, antes de levar pra assar, sem misturar, é divino também.
    Dsvlessa ami- bjs das 5

    ResponderExcluir
  3. Foi bom ler a "história" da mirra. Tanta coisa que aprendi hoje.
    O bolo ficou no olho, eheheh.

    5 beijo doces, brilhantes

    Carlota Pires Dacosta

    ResponderExcluir
  4. Vai Carlota, esse é fácil de fazer...como é alérgica, ascenda mirra do lado de fora da sua porta de entrada. Dá sorte.

    5 bjs

    ResponderExcluir
  5. Não sabia nada da mirra, nunca tinha pensado nela. O que adoro é o cheiro do incenso, e é uma planta muito resistente, tenho duas no meu jardim, em vasos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Então tens em casa um pequeno tesouro...bjs das 5

    ResponderExcluir
  7. A tela é linda e o bolo parece apetitoso.
    Conheço a planta do incenso que é bonita mas não conheço a mirra. Vou investigar.
    Obrigada pela história e o bolo.
    5 bjs especiais. :)))))

    ResponderExcluir
  8. Gostamos muito das telas que retratam os reis magos, eles e os ciganos tem mita coisa em comum e a mirra então nem se fala. Que bom que gostou.

    5 grandes bjs

    ResponderExcluir
  9. Faço minhas um pouco das palavras da Maria e da Ana:
    Nunca tinha pensado nada da mirra e nem do incenso (também adoro o cheiro), nem sequer me ocorria que vinham assim duma planta verde.
    Também gostei muito da pintura e...comia uma fatiazinha de bolo!
    5 beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Mais um ensinamento... Ouro, Incenso e Mirra, claro. Mas a Mirra não conheço também. Digo como a Ana: vou investigar! Para a melancolia, para a alergia tenho que encontrar!
    O bolo deve ser uma maravilha! E lindo de ver também. Vamos ver se engano a preguiça e faço esse bolo!É hora de renascer, pois claro!
    Mil beijos a dividir por cinco
    (incenso também não conheço a planta, mas gosto de queimar em casa)

    ResponderExcluir
  11. Sirva-se Isabel, é sempre bom tê-la em nossa cozinha a comer uma fatiazinha. Com chá? Claro!!!

    5 mil bjs

    ResponderExcluir
  12. Vença sim o desanimo e faça o bolo, é rápido e vai te dar alegrias, tenho certeza. Vou postar mais sobre o insenso e a mirra.

    5 bjs grandes

    ResponderExcluir
  13. Estava delicioso!
    Com chá, claro!
    5 beijinhos

    ResponderExcluir
  14. EU VOU FAZER AMANHA, ME ENCANTOU
    APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA DESEJAR-LHES UM FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO CHEIO DE REALIZAÇÕES E BENÇAS E ALEGRIAS

    ResponderExcluir
  15. SÓ TENHO UMA DUVIDA ONDE A GENTE CONSEGUE MIRRA

    ResponderExcluir
  16. Um grande beijo pra vc Charito...quanto a mirra, vc encontra em lojas de incenso.

    bjs e feliz natal

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas