CAPPELLETONI DE RICOTA


Cappelletoni de ricota ao molho de tomates pelados e bacon - BERTHA NA COZINHA


Picar 4 fatias de bacon e colocar em uma frigideira antiaderente com um pouco de água (a água vai dar uma pré-cozida no bacon e vai fazer com que doure de maneira mais uniforme), afinal o bacon não precisa nem de óleo nem de azeite. 




Bem, quanto a quantidade, vai parecer que 4 fatias é muito para duas pessoas, mas ele encolhe bastante. Depois que ele dourar, jogue fora toda a gordura que saiu dele, volte com a frigideira para o fogo, acrescente 01 lata de tomate pelado (ele vem inteiro, mas bem macio, então você pode desmanchá-lo com a colher mesmo), 01 colher de sopa de ervas de provence e 02 colheres de chá de alho tostado (usei alho tostado  fatiado nesta receita, e não o fresco, porque a frigideira fica muito quente ao tostar o bacon, e se colocarmos o alho fresco lá antes do molho, ele queima em vez de dourar - o que deixaria o molho amargo). Depois de juntar todos os ingredientes teste o sal, abaixe o fogo e deixe que cozinhe um pouco.



Enquanto o molho cozinha, coloque água para ferver em uma panela com um pouco de sal (sem azeite). Um pouco antes da água levantar fervura (quando ela já estiver com bolhinhas no fundo da panela, mas elas ainda não tiverem subido), coloque o 01 pacote de cappelletoni de ricota dentro da panela. Assim que a água ferver (em 3 ou 4 minutos) você pode desligar o fogo para que a massa não se abra e não solte o recheio na água. Escorra a massa em um escorredor ou vá tirando aos poucos com uma escumadeira. Coloque em um prato que possa ir ao forno. Cubra com o molho, um pouco de queijo ralado e leve ao forno para dar uma gratinada. Nós aqui não resistimos ao cheirinho e comemos sem gratinar mesmo (que também fica muito bom). Rende 02 porções.


Dicas:
1 - o procedimento de cozimento da massa descrito acima serve para massas frescas recheadas. Se você tiver uma massa de grano duro o processo é outro (normalmente as massas trazem em suas embalagens a maneira correta de prepará-las).
2 - Se você está fazendo uma massa sem recheio, vale a pena cortar umas bolinhas de mussarela de búfala para colocar por cima da massa e cubra tudo com o molho. Neste caso, também seria melhor trocar as ervas de provence por manjericão fresco... fica divino...

 Tá servido?
Cozinha dos Vurdóns
gypsy woman - Renee Womack

Comentários

  1. D. Bertha essa massa deve ser divinal.
    A pintura é lindíssima.
    Nais tukê minhas princesas estrelares

    Carlota Pires Dacosta

    ResponderExcluir
  2. Carlota,

    A massa fresca realmente é divina e tem outro sabor.
    A pintura é mais uma descobreta - muito bonita mesmo.

    5 bjs de todas nós

    ResponderExcluir
  3. Mais um prato que parece delicioso. Gosto muito de massas.
    Posso repetir?...

    A pintura é muito linda.

    5 beijinhos amigos

    ResponderExcluir
  4. Pode sim Isabel, eu fiz contando com isso...Fico feliz que tenha gostado,

    bjs de todas nós

    ResponderExcluir
  5. Olá, vim aqui dizer que adorei este prato delicioso!
    Tem um aspecto maravilhoso!
    A imagem é também maravilhosa!
    Beijo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas