CONVERSAS NA COZINHA - NUNCA DESISTIR

   (click na mão e assistao vídeo)

Eu nasci mulher - sexo: feminino, a cor da minha pele, a minha educação inicial, minha saúde e boa parte da minha "genética de vida"vieram comigo...
  Quando nasci trouxe algumas outras coisas também...cor dos olhos, gênio, cor dos cabelos, iria encontrar algumas manias ao longo da vida, mas confesso, nada que pudesse ser previsto.
Sem chance de escolher país, nacionalidade, etnia...
   Então cresci, num beco, num palácio, numa casa de classe média, no campo, na rua, numa casa de passagem ou numa casa de classe alta...até aí tudo como manda o figurino da vida, dizem!!!
  Aprendi muitas coisas, coisas que até Deus duvida, coisas boas, coisas ruins, coisas estranhas e principalmente as regras que ninguem fala, que ninguém conta e que norteiam nossos anos de existencia.

  Conhecí mulheres pobres e felizes, ricas deprimidas, garotas com conversa de idosas e vice-versa. Conhecí tantas cores na pele de uma mulher que seria impossível contá-las, conhecí mulheres que morreram por levantar os olhos, crianças que não se tornaram mulheres, mulheres que jamais seriam gente e foi aí que descobri que lutar, significa prestar atenção na vida, essa é a nossa maior escola, de onde nunca se deixa de ser aluna. Morri com cada uma delas, quando morreram, mas aprendi a nascer com todas as crianças que brotam do sagrado útero de suas mães.

  Descobri que não posso mudar a condição de chegada nesse mundo, mas posso mudar o rumo dos becos, das travessas, dos campos, das cidades. Posso intervir na riqueza e na pobreza. Posso construir e destruir barreiras, vencer a maré e as tempestades, posso morrer por isso, posso viver com isso.

  Mas, descobri que isso começa a acontecer quando descubro que lutar contra a violência que aplaca, derruba e destroi a vida de mulheres em todo o mundo pode e deve ser combatida, somente nós podemos gerar nossos agressores.

  Não se nasce odiando a natureza feminina, se aprende a odiar. E  se nossa fraqueza reside na força bruta, física; nossa fortaleza encontra abrigo na coragem e na nossa própria natureza feminina.

   Aprenda a dizer NÃO e verá que em todas as partes do mundo, outras mulheres fazem a diferença e que portanto a única coisa que nos divide é o silêncio.


Sebastiana,
Kalinka,
Flávia,
Catarina,
Márcia,
Flores,
Lú,
Tereza,
Elisa,
Isabel,
Elizabethe,
Sara...
Assinado pelas mulheres da AMSK
Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Um belo texto.
    Um tema doloroso, sobre um problema que convive diariamente connosco e que infelizmente há-de ainda continuar...

    5 beijinhos

    ResponderExcluir
  2. O que dizer? Está tudo dito e de uma forma muito humana. ubscrevo!
    5 beijinhos muito especiais. :)))))

    ResponderExcluir
  3. O que dizer? Está tudo magistralmente dito.
    5 beijinhos muito especiais! :)))))

    ResponderExcluir
  4. Sastipê!Nossos esforços conjuntos podem mudar a face do mundo.O amor que cada um pode doar ao seu semelhante, a coragem de desnudar a verdade e gritar por justiça, podem mudar os rumos de muitos caminhos enviesados... Um "NÃO" pode fazer a diferença quando muitos se omitem.Uma voz que se levanta contra a violência repercute no vazio e faz ressoar outras vozes que repetem a negativa.Vamos continuar...O caminho é longo e ásperas as pedras,mas caminhar é preciso.

    ResponderExcluir
  5. Ah!Perdoem-me...Cinco Beijos perfumados de rosas!Devlesa!

    ResponderExcluir
  6. Queridas Isabel, Ana e Cezarina,


    Obrigada pela sempre presença e pelo apoio as nossas campanhas e a todas as mulheres que de alguma forma vão conseguir através essas barreiras e quem sabe nos ajudar a superar as nossas.

    nais tukê a todas - bjs de todas nós

    ResponderExcluir
  7. Me junto as assinaturas abaixo e reintero o meu apreço pelos caminhos que este Vurdón percorre.

    gestena - devlesa

    ResponderExcluir
  8. Ingresso aceita Zerafim.

    devlesa - gestena ed amam.

    ResponderExcluir
  9. Que belas palavras, quem sente assim o mundo já encontrou o melhor caminho. As barreiras mais infrangíveis são as que levamos dentro de nós.
    Feliz semana, cheia de manjares e alegrias. Beijinhos doces!

    ResponderExcluir
  10. As barreiras Maria, essas tentamos tirá-las todos os dias.

    uma semana linda pra vc também - 5 bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas