FOLHADOS DE FRAMBOESA - RECIPÉ DE NATAL


Folheado (ou folhados) de Framboesa

Receitas da Bertha

 Essa receita antecede o dia da ceia, naquele café gostoso com rabanadas. Naquele encontro que marcamos para receber e ter algum tempo de conversa franca com as pessoas que amamos. Mas, se fizermos do Natal uma esperança diária, poderemos realizar mitas ceias, teremos boas e proveitosas conversas e é claro...comeremos muitos folheados de framboesa.

Como não se pode colocar recheio quente dentro de massa folheada, esta receita deve ser feita em duas partes. Primeiro o creme (com um intervalo de tempo suficiente para o creme esfriar) e depois a montagem do folhado propriamente dita.



Então, vamos ao creme de pasteleiro. Coloque uma panela no fogo com 250 ml de leite e 1/4 de xícara de açúcar e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e reserve. Com uma batedeira, bata 2 gemas com 1/4 de xícara de açúcar até que forme um creme fofo. Acrescente, sem parar de bater, 1/4 de xícara de farinha de trigo e uma pitada de sal e continue batendo até que a mistura fique homogênea. Vá juntando, aos poucos, ainda sem parar de bater, o leite com o açúcar (ainda quente), até que forme um líquido homogêneo, amarelado e um pouco espumoso. Volte toda esta mistura para a panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre (para não criar grumos), até engrossar. Esta é a receita básica. Se você quiser dar um sabor diferente ao seu creme, esta é a hora de acrescentar o ingrediente e misturar bem. Para esta receita eu coloquei 1/4 de xícara de amêndoas trituradas (mas você também pode colocar baunilha ou raspas de casca de limão, ou outro sabor que queira). Coloque em um prato para que o creme esfrie e cubra com filme plástico para que não crie aquela película por cima (quanto mais espalhado estiver, mais rápido ele esfria).



Quando o creme estiver frio, acenda o forno a 200 graus para que pré-aqueça. Pegue um pacote de massa folheada fresca e vá separando as unidades para recheá-las da seguinte maneira: coloque em uma metade da massa o creme de pasteleiro, mais fundo no meio e mais alto nas bordas (nesta receita faço o creme de pasteleiro mais espesso porque quero que ele retenha a framboesa dentro da massa e que o caldinho que vai sair dela possa se misturar a ele sem deixá-lo muito mole), e no miolo coloque as framboesas (1 1/2 xícara de framboesas frescas será suficiente - eu usei framboesas congeladas - que ao descongelarem se desmancharam um pouco). 



Feche a outra metade da massa por cima e aperte as bordas para manter o recheio dentro (assim com frutas sempre escorre um pouquinho de recheio, mas não chamaria isto de um problema). Coloque os folhados recheados em uma forma coberta com papel manteiga e coloque no forno (pré-aquecido à 200 graus) por 15 a 20 minutos ou até que doure. Salpique o açúcar de confeiteiro nos folhados ainda quentes. Podem ser comidos quentes ou frios. Rende 10 folhados.


Dicas:
1 - existem xícaras medidoras que são vendidas em kits (com as medidas de 1 xícara, 1/2 xícara, 1/3 de xícara e 1/4 de xícara), em diversos materiais (metal, plástico, silicone, vidro, etc.) para quem tiver dificuldade em medir em uma xícara normal, ou achar mais prático (eu acho bem prático).
2 - Eu usei metade da receita do creme de pasteleiro que eu normalmente faço porque para um pacotinho de massa folhada é mais do que suficiente. Se vc for fazer um falhado grande, pode usar a receita inteira (é só dobrar as quantidades).
3 - Se você quiser um creme menos espesso (nesta recita mesmo ou em outra) é só diminuir a farinha pela metade.
4 - Não coloquei açúcar na framboesa porque queria colocar o açúcar de confeiteiro por cima do folhado. Se você quiser colocar uma gema por cima do folhado, ou gostar de doces bem doces, pode colocar umas duas colheres de sopa de açúcar na framboesa também.

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. E aqui fica o convite, tragam os folhados e eu deito o vinho, pois as saias já usamos e o ritmo já está no palmeado. faremos uma roda de rromís e conversaremos sobre as estradas e os caminhos desse natal.

    beijos para todas voc~es.

    rromí zerafim

    ResponderExcluir
  2. Convite aceito - sastipê rromí zerafim, é só dizer a hora e o dia.

    5 bjs de todas nós

    ResponderExcluir
  3. Que gostosura estes folhados recheados de framboesas!O creme de confeiteiro, por si só, já dá vontade de comer de colher,puro...E comer os folhados bebericando doces goles de Tchajo romanô, numa mesa de cozinha cigana,rodeada de calor humano e amizade sincera é o paraíso na terra!Parabéns pela receita! Cinco afetuosos abraços! Ando Sara!

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga, puxe o banco e vamos ao lanche...ainda faremos isso.

    bjs e abraços de todas nós

    ResponderExcluir
  5. Parecem bem apetitosos.
    Eu comia-os quentinhos.
    5 beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Fáceis e gostosos Isabel, quentinho ou frio eles ficaram muito bons.

    bjs de todas nós e obrigada por estar sempre aqui.

    ResponderExcluir
  7. D. Bertha a sua receita deixa água na boca.
    5 beijos brilhantes..

    Carlota Pires Dacosta

    ResponderExcluir
  8. Optchá Carlota,

    puxa um banco, porque cozinha de rhomí é assim e come um com a gente.

    Obrigada - nais tukê,

    Bertha

    bjs de todas nós

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas