ARROZ DE CAMOMILA COM CAMARÃO.



ARROZ DE CAMOMILA COM CAMARÃO.

A Camomila faz parte da cozinha e do dia a dia das kumpanias. É claro que as flores sempre fizeram parte dessa cozinha que se alimentava do que a natureza e as estações proporcionavam. Tinha um lambedor de mel de camomila que servia para acalmar tosse e vinha amarrado dentro de uma garrafa escura e envolto num saco de estopa. É que não podia pegar sol. Servia também para combater nervoso de grávida, vômito de criança e se esquentasse chamava esquenta peito. Combatia de fato a tosse que vinha com tempos de vento e poeira, além do frio.





 Camomila seca - ideal para o preparo de chá.





 As flores secas podiam ser guardadas em bolsinhas de pano e serviam para acalmar o batedor ou ilô dos mais velhos ou das viúvas. Hoje sabemos que acalma os batimentos do coração.

Numa noite de frio, lembramos das receitas e assim, resolvemos testar:


3 xícaras de arroz branco e já cozido,
2 colheres de sopa de alcaparras,
1 xícara (chá) de chá de camomila bem forte e sem ser adoçado,
500 grs de camarão médio, descascado e temperado com 1 limão siciliano, flor de sal (usamos sal do Himalaia) e 1 colher de sopa de azeite.





 O sal rosa do Himalaia pode ser adquirido bruto (como na foto ao lado) ou já refinado.





Esquente uma frigideira e coloque o camarão, refogue e despeje o caldinho que se formou. Tampe a panela e abaixe o fogo. Espere uns 10 minutinhos. Acrescente a alcaparra e o arroz. Mexa delicadamente e acrescente a xícara de chá de camomila ainda quente. Tampe e fique de olho no cozimento. Demorou uns 10 minutos e pronto. Direto pra mesa.

O prato se apresenta levemente amarelado.


É cheiroso e tem um gosto especial, próprio de sabores que não são estranhos, mas que precisamos redescobrir a cada dia.

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Amei esta receita, com certeza vou fazer para minha família, já que tenho alergia ao camarão

    Para meus pesares recentemente descobri que sou intolerante à lactose e estou com a Tiroidite de Hashimoto (conhecida também como tiroidite linfocitica ou tiroidites de Hashimoto) E apesar desses probleminhas resolvi adaptar algumas de minhas receitas à condição atual de saúde em que me encontro.
    Entre elas está o pão de queijo que me ensinaram e pela experiência em relação à intolerância de lactose 90% das receitas tradicionais podem ser modificadas praticamente sem alterações por exemplo num bolo em vez de usar leite integral podemos substituir tranquilamente por leite sem lactose inclusive aprendi a fazer leite condensada sem lactose, assim que me livrar um pouco dos médicos vou atualizar meu blog colocando a minhas descobertas e também colocando as receitas sem lactose que estou aprendendo a fazer, por isso eu andava sumida daqui

    bjs

    Mesmo assim arrisquei e fiz o pão de queijo que vocês me ensinaram utilizando leite sem lactose e o queijo de minas fronelle (sem lactose) e a minha grande descoberta foi que só um paladar super aprimorado sente a diferença, aqui em casa ninguém sentiu a diferença fiz uma fornada deste jeito e outra fornada utilizando o leite integral e o queijo de minas comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou testar tudo, adorei as novidades e acho que a gente tem de mexer e futucar nas receitas mesmo, ficam divinas.

      bjs nossos

      Excluir
  2. Lindo e delicioso ! Vou tentar fazer...Gosto dos sabores exóticos! Só não sei onde obter esse tipo de sal...Posso usar o comum,mesmo? Saudades de vcs! Beijos no coração! Devlesa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bjs amiga e pode sim, use o sal comum mesmo, vai ficar bom. O especial do sal rosa é o baixo teor de sódio e o fato dele ser usado como sal a milênios.

      bjs nossos

      Excluir
  3. Tenho comentado bem pouco, mas foi uma olhada sempre que possui!

    :-)

    Outro dia, diz um risoto de camarão inspirado nas receitas daqui.

    não fiz pra postar, mas lembrei d'ocês quando ficou pronto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha ficado bom. Temos uma receita base de risoto de camarão e 5 variações, daquelas que nos lembram sempre dos amigos na hora do aperto. Qualquer meio kilo salva a pátria.

      bjs muitos.

      Excluir
  4. É uma receita a ter em conta, vou anotar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Queridas Amigas,
    Andei fora da blogosfera. No entanto ao regressar encontro um arroz tão original. Irei experimentar.

    Beijinhos para todas. :))))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, por cá a coisa tb está apertada e estamos aparecendo pouco. Mas que bom que gostou. Amamos.

      bjs muitos e bom retorno.

      Excluir
    2. Que é feito de vós, Amigas? Estranho a vossa ausência, espero que esteja tudo bem.
      O arrozinho tem um aspecto guloso, como sempre acontece com os vossos petiscos.
      Beijinhos para todos.

      Excluir
    3. Linda você, nais tuke pelo carinho, sempre. Muito tem se complicado no Brasil, não temos verbas, mas os trabalhos aumentaram quase 80%. Vamos lutando com o que temos, mas tivemos de diminuir muito da nossa carga. Entretanto, estamos aqui, firmes e fortes.

      bjs muitos.

      Excluir
  6. Olá,
    adorei as dicas, lembro que minha mãe fazia esses chás para acalmar a tosse. Uma bela sugestão o arroz.
    Gosto dessas tradições.
    Bjos tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisas que a gente não se esquece.

      bjs querida e bom fim de semana para vcs.

      Excluir
  7. Deve ser bom! E perfumado a camomila o arroz (que eu adoro!) ainda há-de ser melhor! / beijos para 7 amigas do falcão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom mesmo seria estar aí com vcs. Sinto muitas saudades.

      bjs nossos

      Excluir
    2. Tantas saudades, também, querida Elisa, Márcia, Lu e todas! Foi tão bom estar com vocês, parece ontem, mas não foi ontem... Quando voltam?
      Um beijo e bom sucesso no vosso interminável trabalho!
      Beijo do falcão

      Excluir
    3. Por mim voltaria ontem, sinto saudade até do cheiro de Portugal, mas emos de ser prudentes com nossas reservas.

      bjs muitos, saudosos e um pouco cansados, afinal, acertaste no " interminável trabalho".

      bjs nossos

      Excluir
  8. Esta pensando, nesta receita de ARROZ DE CAMOMILA COM CAMARÕES, substituir o camarão por peito de frango ou lombo de porco, que vocês acham da ideia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, acho que com frango vai cair melhor. O porco fica bom quando o gosto é mais amargo como espeinafre ou doce como amêndoas, as vezes usamos água de alecrim também.

      bj grande

      Excluir
    2. Obrigada por me explicar qual ficaria melhor se o peito de frango ou lombo de porco, acabei fazendo com file de peito de frango,e também fiz para meus pais e irmãs tal qual está a receita aqui, lógico que fiz em dias diferentes, todos me perguntavam, de onde você arranja estas receitas diferentes e muito saborosas, e resolvi mostrar o site, dizendo em tom de brincadeira "aqui está meu maior segredo na área da cozinha", pois eu acredito que encontrei o melhor blog na área da culinária, as receitas que eu fiz dele e não é só por isso, pois eles lutam por um mundo melhor, em que todos os seres humanos sejam respeitado como seres humanos e sem discriminação, eu amo muito todos eles.

      Excluir
    3. Querida, obrigada pelo carinho. Somos nós, pessoas comuns que iremos modificar, dentro de nossas cozinhas, algumas atitudes e alguns paladares.
      Para nós é uma honra te-la por aqui.

      bjs nossos

      Excluir
  9. Bom, já fiz esta receita substituindo o camarão por frango e ficou supremo, e hoje em dia eu estou utilizando camomila como tempero, por estos dias fiz um frango assado e entre outros ingredientes coloquei camomila como um dos temperos, notei que a carne ficou macia e minha família e eu amamos. Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Já fiz esta receita substituindo o camarão por frango e ficou supremo, e como de vez em cuando gosto de mudar os temperos (condimentos) de algumas coisas que sei fazer, por estos dias inventei fazer um frango assado e entre outros temperos utilizei camomila como tempero, qual não foi minha surpresa, quando retirei meu frango assado do forno a carne estava hiper macia e o sabor inconfundível, em casa todo mundo aprovou minha modificação no frango assado, atualmente em algumas comidas estou experimentando a camomila como tempero.

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, a receita fica realmente deliciosa e com todas as carnes. Faça esse teste sem medo.
      E sim, ela amacia a carne. Um arroz de camomila, puro é tb delicioso.

      bjs nossos

      Excluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas