CREME DE AMÊNDOAS E LIMÃO SICILIANO DA MAYLÊ (DOCES DE CASA)



Creme de Amêndoas e Limão siciliano da Maylê

 serve de 6 a 8 pessoas



Ingredientes:

Para o Creme de Amêndoas:
500 ml de leite
2 gemas
125g de açúcar
30g de amido de milho
100g de farinha de amêndoas

Para o Creme de Limão Siciliano
2 limões sicilianos (raspas da casca e sumo)
150g de açúcar
4 ovos
100g de manteiga gelada cortada em pedaços pequenos

Para Montar:
Biscoito champagne (inteiros ou triturados – nós usamos triturados)
Farinha de amêndoas ou raspas de limão para decorar

Preparo:

Aqueça os 500 ml de leite em uma panela, com metade do açúcar, até levantar fervura. Enquanto isso, em um bowl separado, bata as duas gemas com o amido de milho e o açúcar restante, até que fique cremoso e incorpore ambos.

Despeje 1/3 do leite na mistura das gemas, amido e açúcar e misture bem para que dissolva tudo completamente. Despeje esta mistura devolta na panela (com o restante do leite) e volte para o fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Apague o fogo e misture a farinha de amêndoas.

Verta o creme na tigela para servir (lembre que a tigela deve ser grande o suficiente para comportar os dois cremes) e cubra com plástico filme (o plástico deve tocar toda a superfície do creme para evitar a formação de película no mesmo. Reserve na geladeira.

Se for usar o biscoito champagne triturado, triture-o agora e reserve.

Em uma panela, junte as raspas e o sumo dos limões sicilianos com o açúcar, os ovos e a manteiga e aqueça em banho-maria (a água não deve tocar a panela onde se encontra a mistura. Ela deve ser aquecida apenas pelo vapor da água fervente), e mexa até engrossar e ficar cremoso. Desligue o fogo.

Retire o creme de amêndoas da geladeira, faça uma camada com o biscoito champagne triturado e cubra com o creme de limão siciliano. Cubra com papel filme (desta vez sem tocar o creme) e deixe resfriar até ganhar consistência (pelo menos 3 horas).

Quando for servir, pode decorar com farinha de amêndoas, ou raspas de limão.


Dica: se não conseguir achar a farinha de amêndoas, pode pelar as amêndoas inteiras e triturá-las. A “farinha” fica mais grossa que a comprada, mas tão gostosa quanto.


Cozinha dos Vurdóns – fazendo das lembranças de casa, uma recordação de vida.

Comentários

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas