LATCHO DROM

“Felizes são aqueles que levam consigo uma parte das dores do mundo. Durante a longa caminhada, eles saberão mais coisas sobre a felicidade do que aqueles que a evitam.”

Frase atribuída a Jesus Cristo/Apócrifo.


Nesta existência terrena temos dois momentos dos quais independem de nós...
O primeiro é quando chegamos, e todos que aqui estão chegaram. É a mesma estrada para todos e a chamamos de nascimento. Da mesma forma que bela se apresenta, breve é seu período, se compararmos com a idade dos oceanos, da terra, da lua, dos planetas e das estrelas.
Num segundo momento a partida, a qual todos nós igualmente estamos sujeitos, e costumamos chamá-la de viajem. Uma viajem para a eternidade.
MARCHA DAS Kalderash - INGLATERRA 1908

“Estais preparados,
pois não sabeis quando nem como sereis chamados a partir.
Não penses estar pronto.
Não te iludas, pois
infindável é a preparação.”Trigueirinho”

O dia da partida e o da chegada; são momentos solitários, pertencentes a cada de nós, únicos a cada segundo, impossíveis de serem redesenhados. E um dia, não tão distante, chegará a minha e a sua vez de viajar de volta ao começo.

O mundo continuará o seu ritmo alucinado, a vida vai continuar, as urgências que costumam tomar horas da nossa vida, não terão lugar e nem sentido. O mundo continuará girando e com ele as notícias, as bolsas de valores, a busca pelo emprego, a troca de carro novo e todas as ações diárias que julgamos de suma importância permanecerão.

Só eu e você teremos mudado de foco, estamos partindo, estamos cada um há seu tempo, caminhando para a eternidade e lá nada disso tem valor. Nada e nem ninguém poderá nos acompanhar. Tudo terá ficado pra trás. E é nesse exato instante que saberemos do real valor de todas as coisas. Essa é a hora da colheita. Chamamos de morte.

Um presente nos é dado quando desembarcamos por aqui, temos a possibilidade de construir e plantar, concretizar e reorganizar padrões. Fazemos isso através de atos e ações e essa é a moeda corrente que paga o barqueiro na hora da despedida.

Colheremos aquilo que plantamos, ações tem conseqüências.

O pacote da chegada trás consigo um corpo e uma alma. O corpo define limites, é palpável, a alma não, essa é possuidora de plena liberdade, mas transita dentro do corpo, esperando a hora de novamente alçar vôo.

A alma deverá estar suficientemente forte e bem nutrida para a partida, deverá ter forças para alçar vôo depois de ter ficado confinada ao corpo que por sua vez não consegue mais prosseguir.
 
 “É chegada a hora da tua partida, de deixar para trás este corpo mortal, e seguir livre a tua jornada.” 

 “Cuidar do espírito significa cuidar dos valores que dão rumo à nossa caminhada e alimentar significados que enchem de sentido a nossa vida, são apenas estes que levaremos conosco até o fim de nossa existência.”


“Significa, especialmente, cuidar da espiritualidade,
que é a capacidade de sentir Deus a partir do coração
e de vê-Lo nascer a cada momento no outro que está à minha frente.”
Leonardo Boff

É o ser e o ter, os direitos e os deveres. Muito se tem falado sobre os “Direitos Humanos” o ter. Entretanto é chegada a hora de pensarmos no ser, nos “Deveres Humanos”.

O dever de ser solidário, de compartilhar, os dons com os quais fomos agraciados pela Vida...
O dever de respeitar as diferenças, compreender com quantas cores Deus pintou o mundo e acolher aquele não é nossa imagem e semelhança ou o que fizemos dela.
O dever humano de amparar o órfão, o idoso, o enfermo, o desamparado...
O dever humano de evitar a propagação da pobreza, da miséria, da fome e da intolerância.
O nosso dever, o meu e o seu de ajudar e socorrer o excluído e as minorias.

 “Se podes olhar, vê.
Se podes ver, repara.”
Livro dos Conselhos

Ao corpo, a matéria é limitada pelas leis do tempo, dos anos e pelo finito.

A alma não, essa pertence a um mundo sem fronteiras, sem limitações, sem gaiolas e sem prisões.  “Num mundo onde as aparências se desmancham, e as essências são reveladas...”

Para o corpo recolhe-se ao pó, cumprindo seu papel de abrigo temporário e necessário do espírito. O espírito segue sua jornada pelos mundos invisíveis, eternos, celestiais.

“O único objetivo da vida no mundo material
é a entrada no mundo da Realidade...”
Dos Escritos da Fé Bahá’í
 
E é assim que compreendemos o nosso trabalho na terra, não sabemos tudo, mas sabemos muito, não podemos tudo, mas estamos dispostas a mudar o rumo dos ventos. Somos o produto das nossas ações. Não é não errar nunca, não é acertar sempre, é simplesmente  continuar andando. É acreditar que apenas uma criança que seja, terá a possibilidade de dizer que alguém, em algum lugar, abriu as cercas de arame. Se ela conseguiu? Essa viajem é dela, a nossa é abrir caminho.


Muito obrigada a todos que ajudaram na realização do PROJETOKALINKA - CIGANOS NA MINHA ESCOLA: UMA HISTÓRIA INVISÍVEL e que com isso contribuíram para que a ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL MAYLÊ SARA KALÍ seja hoje uma realidade.
Texto/AMSK
Brasil, 17 de Setembro de 2011.

Comentários

  1. Um texto que diz tudo!
    Gostei muitíssimo.

    5 beijinhos

    ResponderExcluir
  2. No momento em que chegamos a este mundo começa a nossa história, já não há marcha atrás, haverá que seguir sempre para a frente até ao momento da morte.
    A responsabilidade é toda dos nossos pais, que conscientemente nos trazem aqui, é preciso que cada vez mais eles se conscencializem do que estão a fazer, e das possibilidades que têm esses filhos de ter uma vida de dignidade.
    Não é o mesmo ter dois que ter dez, sou defensora absoluta da planificação familiar — e de fazer tudo o que se possa pelos que já cá estão, evidentemente : os Projetos Kalinka nunca sobram, por desgraça.
    Beijinhos, estou sempre aqui com vocês, triste ou alegre... Vocès já são minhas amigas, para o bom e para o mau.

    ResponderExcluir
  3. COMO NÃO PENSAR EM CADA UMA DE VOCÊS E EM TODOS.

    **ISABEL: O SER E O TER fazem diferença e você esteve presente em cada pedacinho deste texto.
    5 bjs.


    **MARIA; pessoas, mulheres como você ajudam concetamente no pensamento livre e responsável. AMIGAS para os bons e maus momentos - sem dúvida alguma disto.
    5 abraços apertados


    **ANA; "A abelha tem o mel por bem e o veneno pelo mal, eis a natureza sábia, um a dar e o outro a de defender" Ela raciocina segundo o instinto, nós segundo a alma e o corpo. Eis uma fêmea plena.
    5 bjs com muito carinho e muito orgulho por tê-la entre nós.

    ResponderExcluir
  4. Ana, a música é belíssima...obrigada das 5
    nais tukê

    ResponderExcluir
  5. A chegada, a caminhada e a partida.

    Não escolhemos a nossa família,mas temos o direito de escolher os nossos amigos e quem nos acompanha na nossa caminhada. Aprendemos com os nossos erros, e recebemos o bom e o mau com os nossos actos.

    Eu acredito que a chegada não é um acto solitário, mas a partida é....

    5 grandes beijinhos


    Blue

    ResponderExcluir
  6. Blue, acreditamos que somos recebidas pela nossa família terrena - mas chegamos aqui sós, somos únicos, sem retoques. Muitos tem ajuda, mas, a grande maioria não. Quando partimos temos nossa família de alma a nos esperar, mas atravessamos a porta de volta sozinha, com toda a bagagem pertinente. Enfim, vamos construindo e tratando de levar pouca bagagem de volta.

    5 grandes bjs para o nosso anjo azul

    ResponderExcluir
  7. Mas a ligação? A ligação Mãe/filho, durante a gravidez a criança está profundamente ligada à mãe. O acto do nascimento é algo violento para a mãe e para o filho, mas a ligação mantém-se como um todo. É verdade, no caso das crianças não desejadas e abandonadas, esse elo deixa de existir e os danos para essas crianças abandonadas ao longo do seu crescimento são terriveis. A parte emocional nunca se recupera.
    Mas no caso das crianças desejadas e acarinhadas, essa ligação é muito forte.

    A partida é um acto solitário, muito solitário mesmo que tenhamos a nossa família de Alma para nos receber.

    Será que o que digo faz sentido? É algo que sinto.

    5 grandes beijinhos e 5 grandes abracinhos

    Blue

    ResponderExcluir
  8. Sastipê! Minhas palavras fogem como uma revoada de pombas brancas diante de tanta sabedoria!...Meu desejo é que possamos fazer de nossos passos,de nossas lutas,de nossas ações em prol do Outro um caminho repleto de muita luz,paz e a alegria do dever cumprido,um verdadeiro LACHO DROM.PARABÉNS PELA BELEZA E PROFUNDIDADE OCEÂNICA DESSES DOIS ÚLTIMOS POSTS! Vocês moram no meu ILÔ!Que Ikana Sara as abençôe sempre!Deuleske Blagoe!

    ResponderExcluir
  9. Blue, não sei se existe certo ou errado, mas acreditamos que esse sofrimento da alma/que habitará a criança que chega acontece muito pelo fato da construção mãe e filho.

    Essa escolha, o pardal que trará a lma dessa criança, só deixa os palácios na hora da descida e vem segundo os caminhos que iremos traçar. O da mãe, do filho, do pai, da sociedade e etc... ele não é nosso, e nós não somos dele. Isso faz com que o carinho da mãe construa uma ponte mais pra sí do que para a alma que chega. Ama sem conhecer e doa sem pensa - não todas, mas muitas.
    E talvez não seja nada disso, entretanto saberemos algum dia.

    bjs grandes - das 5, para o nosso anjo azul

    ResponderExcluir
  10. Querida Cezarina, nem imagina o quanto nos lembramos de você, mas verá em breve porque. Mulheres como vc que lutam pelo que acreditamos e cremos que seja um latcho drom verdadeiro.

    Que Sara a escute cara amiga, tanto o nosso quanto o seu Ilô stão juntos no amor a ela.

    desvalessa nossa amiga e nais tukê por sempre estar presente.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito e fez-me bem ler...
    Obrigada por "se importarem"! A vida é chegada e partida e nem uma nem outra nós decidimos. Mas os nosso actos podemos escolhê-los (às vezes não...).
    Nessa "passagem" sempre efémera tudo depende do que escolhermos dentro do que pudermos: eu acredito nisto!
    Vocês têm "escolhido" cada gesto. Basta ver todas as pessoas que vos vêm procurar...deste lado do mar...
    "Se podes olhar, vê.
    Se podes ver, repara.”
    Isto vocês não deixam de fazer!
    Nais tuke!

    ResponderExcluir
  12. Falcão:

    Olhar é ter,
    reparar é ser.

    Você foi e é um grande presente, todos os dias.

    5 grandes bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas