MEU NOME



Me chamo Sara,
Sebastiana, Jacobina e Sofia.
Lúcia, Teresa e Zuleika.


Sou Antônia, Rosa e Ana,
Trago em bronze guardado o nome da virgem Maria.
Carolina, Catarina e Elizabeth.


Já tive terra, chaves e comida,
já chorei e sorri,
mas nunca me dei conta dessa tal felicidade.


Já tive baú de ouro,
já passei fome e já provei do mais puro mel.


Já tive revolta, já amei, já chorei de desespero e me senti o pior dos seres humanos.


Já assoviei como um passarinho e já tomei banho em poça d'agua,
cresci chamando de amor a lua que despencava todas as noites e de pai o ar de suspiro;
Porque?

Estrelas, essas são a  minha família, é grande.


Já atravessei tempestade e seca,
ví o mar avançar barranco e rio criar raiz na terra.

Já esfolei meus joelhos, já cortei minhas mãos numa roseira e num machado, 
Já tive sandálias de corda e colares de ouro,
comia fruta no pé e juntava barro pra aliviar a dor.


Já fui parteira, cozinheira, santa, dançarina e mal falada,
falam de todos, porque não falariam de mim?

Hoje cantam meu nome, rezam meu canto, choram meu pranto e entendem que eu vivi,
andei por prais e pedras, estradas e barrancos.
Nunca abaixei meus olhos, não abaixem os seus.



Da magia prefiro a verdade, da maldade o descarte.
da beleza sou os olhos e do sorriso sou a fé.


Cobriram meus passos com folha, rasgaram minha história e meu nome, tiraram de mim meu legado, arrastaram meus joelhos no chão e rasgaram minhas vestes.


Já fui rainha e filha de ninguem...Nada disso adiantou...sobrevivi,
Me chamo Sara, a mulher de pele amendoada, de olhos castanhos e cabelo comprido. O que fui é história, e o que hoje sou é realidade.




"Os povos da terra e os povos do mar,
unidos pelo amor, pela fé e pela caridade".

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Gostei do texto.
    Somos todos um pouco de muitas coisas vividas.
    5 beijos

    ResponderExcluir
  2. Isabel,

    obrigada pelo sempre carinho conosco. Nem imagina o que isso significa, as vezes nos esmorecemos um pouco da luta, mas pessoas como vc sempre nos reanimam. Sim, Ela é a coisa mais importante pra nós.

    5 grandes bjs

    ResponderExcluir
  3. Forte, suave, verdadeiro e terno. Concordamos blue, FORTE.

    5 bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas