CONGRESSO MUNDIAL RROMÀ - BELGRADO/2012


25.04.2012 - SERBIA 

O Congresso Mundial Rromà junta os ciganos para acabar com o racismo. 


  O Parlamento da República da Sérvia, em Belgrado, foi sede do Congresso Mundial  Rromà durante os dias 20, 21 e 22 de Abril, organizado pela World Roma Organization (Organização Mundial dos ciganos), presidida pelo parlamentar sérvio Jovan Damjanovic, que abriu o Congresso com Bajram Haliti (secretário-geral da WRO).

 Nos dias que se seguiram deste importante congresso, interviram delegados de 25 organizações provenientes de 25 países diferentes, aqueles que apresentaram relatórios referentes à situação atual que afetam a população cigana em seus países. Os países presentes no Congresso foram: Albânia, Austrália, Áustria, Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Montenegro, República Checa, França, Croácia, Índia, Itália, Israel, Lituânia, Hungria, Macedônia, Romênia, Rússia, Eslováquia, Eslovênia, Sérvia, Espanha, Suécia, Turquia, Ucrânia e Reino Unido. 

Nos discursos dos delegados foi revelado um fator comum: a população cigana é vítima de perseguição racial e sistemática todos os dias.  Em alguns Estados, a perseguição 
adquiriu um caráter de genocídio e extermínio étnico. Um verdadeiro apartheid 
afeta a minoria rromà.   

  A cada intervenção foi enfatizado a importância da existência e o trabalho das organizações de Rromá e a necessidade de defender os direitos humanos fundamentais. O Congresso Mundial que foi realizado em Belgrado é um momento histórico e importante para a população cigana. A pesquisa e a construção da democracia e da participação, a vontade de ir no mesmo caminho e o respeito pela dignidade humana; suscitam importantes responsabilidades históricas.

  O Racismo pode ser derrotado e vencido. A cultura da paz, da fraternidade entre os homens e mulheres, liberdade, igualdade, solidariedade, amor e respeito por todos os seres vivos sempre foram elementos fundamentais e valores compartilhados por milhões de ciganos em todo o mundo. Esta é a  cultura  experimentada por muitos cidadãos e povos do mundo.

Nação Rromá
(Union Rromani) 

Lidar com as diferenças nunca foi fácil, mas é possível. Eis o nosso desafio. Para além do respeito, devemos ter em mente que o cigano não é um estrangeiro no  país que nasce. Hoje chegamos a conclusão que lutar pelos direitos básicos de qualquer ser humano, se estabelece na vertente certa e exata para lutarmos pelos ciganos de todo o mundo.

Cozinha dos Vurdóns
Boa vontade, essa é a primeira frase, todo o restante podemos construir.

Comentários

  1. Engraçado como as diferenças incomodam as pessoas. Confesso que não entendo e não aceito. Acho que as diferenças deveriam ser valorizadas, mas não é o que acontece. Lamentavelmente.

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incomodam tanto que em pleno século da evolução, a ignorancia impera. Aprendemos a entender seu mecanismo, temos mais mais força pra lutar contra, um trabalho diário e contínuo.
      A miséria, a pobreza e a discriminação, não podem e não devem ser a herança dos rromá.

      Devlessa - Que Deus esteja contigo
      nais tukê por vir e bjs nossos

      Excluir
  2. Há causas que valem a pena. Esta é uma delas. Força!!!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Seria bom tê-lo por perto. Nais tukê por estar em sintonia.

    bjs nossos

    ResponderExcluir
  4. Um mundo justo.
    É o que desejamos.
    Beijinhos amigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que ainda precisamos construir.
      bjs grandes de todas nós

      Excluir
  5. Amigas Vurdóns,
    As sardinhas são uma refeição simples que podia ser um repasto da vossa excelente cozinha junto com a vossa grandeza e humanidade.
    Parabéns pela determinação da vossa luta pela igualdade de direitos, pelo grito contra o racismo e a injustiça social.
    9 Beijinhos. :)))))))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser chamar aquela maravilha de repasto, tudo bem, mas aceitaria de bom grado, junto com um paõzinho Português regado ao azeitr e sal. Tenho saudade do sabor.

      Mais e mais pessoas precisam gritar, as coisas feias devem permanecer sem rega e sem adubo, precisamos arar a terra e plantar flores.

      bjs grandes

      Excluir
  6. A união faz a força, unidos vencerão mais facilmente.
    É bom ver como se estão a mover os Rhom para conseguir os seus direitos.
    Mais beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias carinõ,

      estamos juntos e isso incliu você.

      bjs nossos

      Excluir
  7. E não há alternativa senão a de pôr mãos à obra! Que esta seja mais uma iniciativa a favor de uma luta que não é apenas "vossa", mas que deverá ser de todos!
    Um abraço enorme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por aí que vamos R, nesse sentido, precisamos realmente entender que o processo é NOSSO.

      um abraço apertado também pra você,
      bjs nossos

      Excluir
  8. Apesar que as diferenças ressaltam aos nossos olhos, o mundo não sabe compreende-las e sonho com um mundo que saiba respeitar a unidade dentro da diversidade, e espero que um dia consigamos exterminar com todo tipo de preconceito e racismo e dentro das minhas possibilidades luto para alcançar este sonho. E gosto muito deste site porque sabe dizer tudo aquilo que penso e muitas vezes não consigo expressar-me por meio das palavras e luta pelos mesmos anseios que eu tenho, além de trazer umas receitas maravilhosas e fáceis de se fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa cozinha também é sua amiga, sinta-se em casa, porque aqui lutamos pela vida.

      bjs nossos

      Excluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas