OS ASSIM CHAMADOS CIGANOS: CALON, ROM E SINTI



“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”. Nelson Mandela.



Foi assim que a gente se dirigiu ao senado federal para a audiência do dia 12/12, sabendo dos atores que ali estariam. Pra aplaudir de pé e ver o avanço das coisas, a SEPPIR deixou claro que a Secretaria de Promoção e Igualdade Racial prepara um ano oficial e concreto para a pauta dos ciganos no Brasil; o dia 24 de Maio, oficialmente instituído o dia do Povo Cigano no Brasil desde o decreto oficial em 2006 – já se fazem 6 anos e com certeza esse dia ganhará status e reconhecimento efetivo.

 Senador Paulo Paim - Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.
Dr. Luciano Mariz Maia - Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão - PFDC

 Senador Paulo Paim, Cláudio Iovanovitchi e Dr. Luciano Mariz (Procurador adj.)

A sintonia das falas do Procurador Luciano Mariz, do Ministério da Educação, com a fala da professora Macaê e com a implementação da comemoração do dia 24 de maio em todas as escolas públicas, a surpresa da presença agradável de Paul Singer com a sua primeira participação na pauta – participação essa que traz a lembrança da segunda grande guerra mundial, essa que nos liga como irmãos, a todos nós, como ele bem lembrou. A Presença de toda a equipe do Dr. Luciano Mariz Maia e a sua fala, com a consistência de quem viveu minúcias que apenas quem foi capaz de vivenciar muito além das falácias pode expor. Sem sombra de dúvidas o Senador Paim (PT/RS), reconheceu e acolheu que a diversidade existente tem de ser respeitada por Estado da Federação e Distrito Federal, além das diferentes etnias.  
 Na foto acima - prof. Silvany Euclênio sec. SECONT/SEPIR/ Sec. Nacional de Economia Solidária/MTe, Paul Singer/Profª Macae Santos, da SECAD/MEC 

Segundo o senador Paulo Paim esta, foi a Audiência Pública realizada na casa “que contou com a participação mais expressiva” de representantes do Executivo Federal.  Como foi bonito ver esse respeito nascer em rostos que já estavam desanimando.

Tenho certeza que Cláudio Iovanovitch, presidente da Associação de Preservação da Cultura Cigana de Curitiba cansado de tanta luta e de tantos atropelos nas questões do povo romani saiu daqui mais aliviado, pois foi isso que ele viu nos ossos olhos, alívio, confiança e alegria no trabalho justo que se inicia. A Igreja Assembléia de Deus Comunidade Cigana – representada pelo Pastor Mile, Alexandro Castilho de Aparecida de Goiânia, pode ter certeza de que sua voz e seus anseios se fizeram presentes, vivas, desde a sua visita a PFDC em agosto deste ano. Que o Prof. Flávio José  da UFRN  , Cléber Lupino Haddad de Ribeirão Preto, a profª Silvia Simões, pesquisadora da Unisul, a Presidente da Caravana Cigana, profª Sandra Bernardo e o Sr. André Marduc, de Ribeirão Preto, a Associação Internacional da Cultura Romani – Brasil/GO e todos aqueles que encaminharam sugestões desde o Maranhão, Mato Grosso, Maceió, Belém, Minas Gerais, Rio de Janeiro e tantos outros, podem ter certeza de que Rom, Sinte e Calon, andam rumo a mesma estrada e que se depender de uma investida livre de vaidades, a união começou, com discursos, ações e idéias pautadas em solidariedade e união. Toda a confiança do Ruiter e da Anne Kelen - lovaris de Alagoas, nossa queridas viúvas, amigas de Joinville, tenham esperança, os tempos enfim mudam. As recomendações de todos chegaram, as encaminhadas diretamente para a PFDC.


A fala firme de Anna Flávia Schmitt de Santa Catarina e a humildade desconcertante de necessidades tão básicas quanto às expostas pelo Sr. Wanderley da Rocha – calon/Planaltina de Goiás e Marlete Queiroz.
A presença do Secretário Executivo do Fundo desenvolvimento social, o Sr. Antônio César Ramos dos Santos fez uma breve esplanação sobre o programa Minha Casa, Minha Vida, esclarecendo pontos realmente importantes.
A presença da profª Delvair Montainer - UNB, de estudantes de antropologia e sociologia da UNB e a incomparável presença da ouvidoria da SEPPIR e seu corpo técnico, bem como a da PFDC, a postos, firmes e seguros. 
 Representante da AMSK/Brasil

Quanto às falas sobre o IBGE, (infelizmente não pode estar) quem viu e assistiu ao vivo sabe o que houve, nós da AMSK/ Brasil sempre defenderemos esse órgão a fim de nos trazer a ajuda precisa de dados exatos, pois acreditamos que apenas com estes podemos construir uma política pública acertada. Sendo assim, oferecemos nossa ajuda para a análise dos microdados da MUNIC 2011, tal qual o fizemos com a anterior. Também não estiveram presentes o Ministério da Saúde e nem a Secretaria Direitos Humanos, uma pena lamentada e sentida por todos.

 AMSK/Brasil

Críticas construtivas alicerçam, as destrutivas, folclóricas e carregadas de arrogância e estereótipos, que permaneçam de onde nunca deveriam ter saído. No mais nos restou esperança, alegria e muita força.

Opré romalê, se vai sair Estatuto ou não, sabemos que temos um Senador capacitado, gentil e competente para fazê-lo e ele agora sabe que tem um grupo de pessoas que irá participar e falar, expor e cobrar atitudes do governo em diferentes vertentes em todo o território nacional.

E SIM. VENCEMOS MAIS UMA BATALHA RUMO AO RECONHECIMENTO E A CIDADANIA, RUMO AO RESPEITO AOS CIDADÃOS E CIDADÃS BRASILEIROS DE ETNIA ROMANI.

 Cozinha dos Vurdóns
Um projeto da AMSK/Brasil. 

Comentários

  1. Oi gente

    Terminei a leitura com os olhos molhados e nó na garganta. A imensa esperança que vocês deixam nas entrelinhas do texto, me emocionou.

    Bom, os olhos agora não estão mais só molhados, escorem alegrias líquidas pela face.

    Parabéns!!!!

    O caminho é para a frente, não terá volta, apenas pedras a serem removidas, e serão, pois força para isto vocês possuem, porque escolheram a delicadeza e a humildade como luta.

    Estive dois dias fora da internet por causa do excesso de trabalho típico deste período, agora vou ligar para a Beth Muniz para saber as impressões dela.

    Um beijo cheio de alegria pela conquista de vocês e da etnia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van, estamos muito felizes sim, o resultado foi muito bom, até porque acreditamos que as coisas se constroem assim mesmo. Devagar, um passo de cada vez.

      Obrigada pela força e pelo carinho, estamos andando e vamos continuar.

      bjs nossos

      Excluir
  2. A união faz a força!Congratulações por mais esta vitória!Ando Sara!Devlesa! Bjs !000...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória sim, de todos aqueles que lutam por dias melhores, com mais igualdade e compromisso.

      bjs muitos e valeu a força.

      Excluir

  3. Venho desejar a si e sua Família
    um FELIZ NATAL.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene querida, que a luz da renovação e da justiça avance sobre os nossos governantes e faça nascer um natal de luz e de comida na mesa.

      bjs de todas nós

      Excluir
  4. Parece que a coisa vai para a frente!
    Não há que render-se nunca se a causa é justa.
    Gostei das fotos das representantes de AMSK.
    Parabéns para todas, tão guerreiras e valentes!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá !! Fiquei muito feliz por todos vocês !!
    Vocês merecem essa conquista , parabéns !!
    E a data será comemorada nos dias 24 de maio , não posso esquecer !!

    Beijos , muita luz e paz para todos !!!

    Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, essa data já é oficial desde o decreto de 2006, mas nunca recebeu um status oficial, ou seja, ser efetiva em avanços e conquistas legítimas. Ações que mudem a vida das pessoas, onde a vida realmente acontece, ou seja, no dia a dia.

      um grande bj e obrigada pela torcida.

      Excluir
  6. Vamos olhar o futuro, com mais esperança!
    Um abraço.
    Contem comigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos sim Beth, esse é o rumo das coisas e não poderá ser outros mais.
      Obrigada pelo carinho,

      e contamos sim, tenha certeza disso, as coisas já avançam...

      bjs nossos

      Excluir
  7. Gostei muito da vossa participação e do sucesso. Caminhando, caminhando se vai em frente! E quando se "sabe" o que procuramos...chegamos!
    As fotos lindas, gostei de te ver, Elisa!
    Uns 7 beijões para vocês
    o falcão (engripado)

    ResponderExcluir
  8. Sempre vale a pena lutar,
    sempre vale a pena sonhar.

    sempre...mesmo que o mundo nos diga que não.

    zerafim

    ResponderExcluir
  9. Muitos parabéns por mais esta conquista. Por mais esta sensibilização.
    Diz o ditado: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".
    É isso mesmo, é preciso perseverança e não desistir. Uma a uma as mentes vão-se mudando...
    Estou convosco.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabemos que está, sentimos isso.
      E vamos adiante, sempre e sem desistir.

      um dia as coisas hão de se alinhar.

      bjs muitos

      Excluir
  10. Parabéns pelas conquistas!! Como comentou acima, um passo de cada vez!! Devagar e sempre!!

    ResponderExcluir
  11. OLÁ, fiquei muito feliz, sou calon , moro em recife pe.
    espero que realmente fique tudo certinho.
    por aqui a seca está matando nossos Gitanos,
    estou usando esse espaço só para pedir rapidez
    com qualquer conquista,feito essa.
    THIE AVEL HERTÔ!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos tentando, na medida das nossas possibilidades e sabemos que muitos também estão tentando. No que depender de nós, estamos na conversa.
      Com carinho pra esse povo calon do Recife,

      devlesa

      Excluir
  12. oi o eu aqui é kalon rogerio cigano de santa catarina muito bom mesmo isto

    ResponderExcluir
  13. In 1582, Pope Gregory XIII ordered a new calendar (the Gregorian Calendar
    ) to interchange the old Julian Calendar.

    My website :: legal ecstasy (http://www.Legaldrugsforsale.com)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas