SAMOVÂR, UM TRECHO DE VIDA REGADO A TCHAIÔ






Eis um Samovâr ... esse é o da Dona Saveta, ninguém conseguiu ficar com ele, todos pedem, nós pedimos e nada, ela não dá pra ninguém.

Esse viajou muito e agora aos 87 anos, ele segue com ela para mais uma viajem. A Caravana, a Kumpanja levanta acampamento mais uma vez e na bagagem, lá vai o Samovâr e esse tem história.

Um chá ou tchaiô romano, o chá cigano era feito de acordo com as frutas que podiam ser compradas ou colhidas. Uma ou duas ou mais. Muitas vezes a água vinha do gesso acumulado ou dos rios, ou comprada ou pedida. Cravo, canela e mate são muito conhecidos como a base desse chá. As frutas vem picadas num copo, depois coloca-se á água e mais tarde se espreme as frutas.

As rodas de conversa permitem o whisky, que por causa das temperaturas frias, acabaram se tornando uma boa opção para os homens. No Brasil, o capim santo e a erva doce são bem usadas, assim como o café ocupa hoje a preferência da maioria dos rromani.


 Agosto/2014 - Senado Federal - um pedaço da história das mulheres de etnia romani no Brasil.

São pedaços da história que caminharam da Grécia para a Argentina e depois para o Brasil. Partes de uma estrada, daqueles caminhos que são capazes de nos unir para o resto da vida.

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. É um utensílio muito bonito!
    Não me importava de ter um...

    Beijinhos para todos e um bom fim-de-semana:)

    ResponderExcluir
  2. È bonito sim, acho o máximo. Ainda estou na fila para ter um.

    bjs e bom fim de semana também.

    ResponderExcluir
  3. Minhas Princesas
    Enquanto lia o vosso post, imaginei-me num acampamento, sentada num qualquer banquinho, saboreando um chá, participando numa qualquer conversa e senti-me tão bem...
    Beijinho especial para a D.Saveta.
    7 beijinhos brilhantes minhas Estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é uma das mulheres mais especiais que já tive o prazer de conhecer. Sua família tem muita garra, muito amor e muita esperança na vida. Ela é história.

      bjs nossos

      Excluir
  4. Andei a ver na net sobre o Samovar e apareceram-me imagens lindíssimas, de alguns. Verdadeiras obras de arte. Antiguidades lindíssimas. Não fazia ideia...não conhecia.

    A minha mãe também tem 88 anos. Fez há pouco tempo. Lúcida e independente.

    Beijinhos para todas e bom fim-de-semana:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu que lindos eles são? Alguns riquíssimos, outros mais simples. Gostei muito de saber que sua mãe, bem como Dona Saveta já chegaram a idade avançada e gozam de muito carinho e amor daqueles que as amam.

      bjs muitos querida.

      Excluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas