UM DOCE PARA CEZARINA DEVOS
Mais ... quem é Cezarina???
Mulher, psicóloga, descendente Calon, escritora, artista plástica, estudiosa da cultura cigana, poetiza... Mulher cigana.
Cezarina tem ajudado a resgatar trechos da história dos ciganos, mostrando quase que diariamente as diversas formas de expressão desse povo, no Brasil e no mundo.
Aos poucos o esteriótipo vai perdendo cor e forma, o preconceito cai em descrédito e muito do misticismo acaba por desaparecer da idéia de algumas pessoas.
Mais e mais, mulheres de etnia cigana, descendentes ou de sangue, vão descobrindo de forma atual, como inserir as necessidades do povo cigano, sem achaques, sindromes de inferioridade e arrogância. Isso faz dos blogs que ela administra uma bela compilação de estilos e forma de um mesmo povo. Num mês que nos chegam entrevistas de ciganos e a discriminação dentro da própria etnia, pensamos em mulheres com Cezarina. Uma ponte entre os esteriótipos e o mundo reservado dos ciganos, onde muitas vezes nem os descendentes são acolhidos. Verdade seje dita.
1 colher (sopa) de azeite
1 manga grande em cubos
2 colheres (sopa) de gengibre descascado e ralado
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de vinagre de malte ou de maça
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino
1/2 colher (chá) de sal
Algumas ameixas pretas sem carroço.
Algumas ameixas pretas sem carroço.
Aqueça o azeite em uma panela de fundo grosso, em fogo baixo. Coloque a manga, o gengibre, o açúcar, o vinagre, a pimenta e o sal e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, mais ou menos por 20 minutos, ou até a manga amolecer (não desmanchar). Acrescente as ameixas e misture.
Desligue o fogo e deixe esfriar completamente. Coloque o chutney numa vasilha de vidro esterilizada (água quente) e bem vedada. Conserve na geladeira por no máximo 2 semanas.
Aqui mqis elaborado, do pessoal "Dicas e receitas" |
Com uma bela taça de vinho, um manrô recém saído do forno e um filé de barcklô - só mesmo a música dessa orquestra que acompanha um violinista cigano de primeira grandeza.
Veľké Diabolské husle - Cigánsky plač
Ashen Devlesa!
Aman, Desvalessa
Cozinha dos Vurdóns
Sastipê,minhas queridas! Meu coração disparou no peito!Não mereço tanto!Apenas, faço meu trabalho de formiguinha humilde,mas diligente,carregando folhinhas miúdas e grãozinhos de areia para ajudar na construção da verdadeira história do nosso amado povo cigano ,da CHACHIMÔS ROMANI... Tentando mostrar aos não-ciganos quem realmente somos!Tenho imenso orgulho de minhas origens,do sangue cigano que me corre nas veias e,dessa maneira procuro viver esta maravilhosa realidade:sou kalin,sou romi! Que Ikana Sara estenda suas santas mãos sobre suas cabeças,as protegendo e abençoando!Mais uma vez obrigada!Devlessá!
ResponderExcluirSastipê ylli Cezarina, Ad'a teyavel sua luta pela chachimôs rhomani, sempre.
ResponderExcluirTeyavel Ikana a todas nós.
Kana dás e iag e momeli tribul aracadí, thiená mudardhiel, por isso desejamos, paz, saúde e continuação, nesse trabalho de formiguinha mesmo, mas cheio de verdades.
com carinho,
Cozinha dos vurdóns
Fico muito contente pela Cesarina, que tem uma cara linda! gostava de saber mais de tudo o que ela escreve.
ResponderExcluirVir aqui é tão bom, aprende-se tanta coisa que vale a pena ver, pensar!
E Maylê e as suas receitas! E Berta...
Vou tentar o "chutney"...O Manuel adora!
Beijinhos do falcão
Lindo rosto para uma linda mulher.
ResponderExcluirO tempo sempre acaba por pôr as coisas no seu sítio, e os valores da raça cigana estão aí e sempre estarão, cada vez mais reconhedcidos.
Tenho um problema com a vossa música de fundo: não me deixa ouvir nenhuma outra que vocês ponham. Há alguma maneira de solucionar isto?
Tem sim Maria.
ResponderExcluirLogo abaixo do PESQUISAR NESSE BLOG está a MÚSICA DO BLOG, é só colocar a pausa.
TAMBÉM ACHAMOS A cEZARINA UMA BELA MULHER, DE RAÇA, POR DENTRO E POR FORA.
bjs grandes - das 5
Oi Falcão, esperamos que esteja bem e que goste do chutney, mande um bj enorme pro Manoel.
ResponderExcluirEntre no blog da Cezarina - Punhal Gitano e acho que vai gostar desse e dos outros blogs que ela administra.
Maylê a Rainha está ótima e a Associação comprando brigas...como sempre.
Do mais a Bertha manda bjs e prepara mais receitas de chocolate.
5 grandes bjs
Gostei de ler este post.
ResponderExcluirAdorei a música, linda. O violino...
(também tive o mesmo problema da Maria, mas lá descobri.)
5 beijinhos
Bom vê-la com o coputador arrumado, bom vê-la por aqui.A música é linda.
ResponderExcluirComo vamos colocar alguns vídeos, acho que temporariamente vou retirar a música.
bjs - 5