LOMBO DE PORCO AROMATIZADO E BATATAS FRITAS.

Adrien Moreau - 1877 - Tzigane
LOMBO DE PORCO AROMATIZADO E BATATAS FRITAS.

O alecrim é um santo as margens do atlântico e do mediterrâneo. Encanta, refresca, alimenta, perfuma e ainda por cima nos ajuda quando as coisas ficam pesadas.
Na cozinha ele é quase um rei. Seu sabor é especial e ainda usamos muito pouco na culinária. Bom, a pury Anna dizia que os ramos de alecrim e de funcho não podiam faltar em nenhuma cozinha... Essa receita é dela.



1 kg de lombo, inteiro e com um pouquinho de gordura,
1 cebola inteira e descascada,
4 dentes de alho, inteiros e descascados,
Sal a gosto,
2 colheres (sopa) de azeite,
O suco de 1 limão,
3 colheres (sopa) de vinagre de maça.

Misture tudo e tempere o lombo, cubra e deixe descansar por duas, virando – o algumas vezes para pegar melhor o tempero. Prepare a água de alecrim – 2 xícaras (chá) de água com 1 colher (sopa) de alecrim seco. Deixe ferver, coloque o alecrim, cubra e desligue. Coe e reserve.

Coloque o lombo com o tempero numa panela de fundo grosso e refogue e doure por 20’. Depois vá acrescentando a água de alecrim, cozinhando e refogando. Deve demorar aproximadamente 30’. Fatie e mantenha na panela até a hora de servir.


Cozinhe batatas largas com água, azeite, cravos, ramos de alecrim ou 1 colher (sopa) de alecrim seco e sal. Retire do fogo depois de cozidas, escorra e corte-as em rodelas largas (elas não devem desmanchar) e coloque óleo o suficiente na panela para fritar. Frite-as  em óleo quente e escorra.

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Cozinhar assim é uma arte.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom vê-lo por aqui AC. Antes de mais nada cozinhar é diversão e é bom demais.

    5 bjs

    ResponderExcluir
  3. Precisamente hoje tenho lombo de porco e vou tentar fazê-lo assim (mais ou menos...), só espero que fique com esse aspecto tão invejável.
    Tenho que ir roubar o alecrim por aí, porque no meu jardim não tenho,e no super não vendem.
    Desejem-me sorte, que me vai fazer falta!
    Já lhes disse alguma vez que "os quiero"? Não gosto de repetir-me, hem!

    ResponderExcluir
  4. Maria, Por conta da hora acho que já fez o lombo, e aí, deu certo? è fácil e vai dar tudo certinho, temos certeza. Flores e ervas roubadas de um jardim dão sorte.

    Muito obrigada pelo carinho e pode se repetir conosco que não tem problema algum...nós iremos nos repetir bastante, espero que não se aborreça, VOCÊ É LINDA.

    5 bjs

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com inveja da Maria... Eu não tenho aqui nenhum lombo de porco para cozinhar! Mas estive a fazer um suco de cenoura, pêssego e mação e pensei em vocês...
    beijinhos vão 5
    o falcão

    ResponderExcluir
  6. Falcão, esperemos que tenha dado certo a cozinha da Maria.
    também nos lemramos de você.

    5 bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!!! Nossa... nem acreditei quando vi seu comentário! Isso tem um nome, mas não me lembro agora, é algo como "energia coletiva", onde algumas pessoas tem a mesma "idéia" no mesmo momento, uma agrégora de energia que nos intui! Adorei!!!!! E essa receita parece divina! Já anotei, depois volto pra contar! Bjão!!!

    ResponderExcluir
  8. É isso Andréa, alecrim coletivo. Depois conta como ficou, adoramos seu post.

    5 bjs das cozinheiras

    ResponderExcluir
  9. O lombo ficou geitoso!
    Um dia destes (não prometo quando,porque sou muito preguiçosa), vou-vos dedicar a receita do arroz à valenciana que eu faço, com coelho e verduras. Tenho a certeza que vocês sabem fazer a famosa "paella", mas há muitas variedades, de marisco, de coelho e frango, de carne e marisco, enfim!
    Eu gosto que saiba só a coelho,e sai-me riquíssima, é dos pratos com que mais me luzo, junto à carne estofada com vinho do Porto (o meu repertório é muito pobre, porque a cozinha não é o meu forte — nem a cozinha nem nada...)
    Beijinhos para as 5

    ResponderExcluir
  10. Maria, não nos mate de curiosidade, cheitoso de que forma, ficou bom? Deu vontade de repetir?
    A Falcão feicou de fazer as sopas, veremos o que ela vai dizer.

    E sim, estaremos esperando as receitas, deve ser muito boa mesmo. A nossa especialidade é a paella girana - com com frutos do mar e peixe, quando é com galinha, chamamos de galinhada.

    buitos bjs e estamos torcendo pela receita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas