POR SARA




“È preciso andar e temos andado. Reorganizando nossas vidas a cada manhã, não por nós, por ela - Sara - É preciso ter em mente que a  água nos benze, a lua nos abençoa, o fogo nos consagra, o ar nos liberta e a terra nos transforma. Só assim teremos os pés no chão, os olhos no horizonte e a mente nas estrelas.”
Descendentes Calon e Kalderash

Sastipê – Saudações a todos vocês. Amigos, companheiros, conhecidos, alunos, alunas, família e crianças.
Somos uma gota no oceano, sabemos disso, lutamos pela utopia, contra o preconceito e a discriminação. Buscamos a clareza das informações baseadas na luz do conhecimento sério, acadêmico, a história viva e o respeito aos que já se foram, suas estradas e suas bandeiras. Hoje lutamos contra dois tipos de preconceito e reunimos vocês aqui para nos ajudarem a multiplicar essa idéia.

Todo preconceito se instala quando falta conhecimento. A CEF 104 norte/Brasília, dedicou um dia ao estudo sobre os povos ciganos no Brasil, nesse dia, os professores e professoras questionaram, perguntaram, ouviram, pesquisaram e entenderam muitas coisas. Reunidos no dia 8 de abril – Romá Day – as crianças, tiveram aula de todas as matérias curriculares, apenas sobre os povos ciganos e sua realidade. É preciso coragem para admitir seus próprios preconceitos e mais coragem ainda para mudá-los. Foi isso que aconteceu. Essas crianças, 600 alunos e alunas, os professores e professoras, a direção e demais envolvidos quebraram uma barreira nunca vista em nenhuma escola. (veja os vídeos dos depoimento dos professores em - aulas temáticas sobre os povos ciganos).

Vale ressaltar que o Projeto em questão não teve em nenhum momento dinheiro público e seus resultados serão encaminhados as Associações no Brasil e no Exterior que cuidam  em dar melhorias aos povos ciganos, suas famílias e possibilidades.

A ponte de mão dupla havia sido construída e esperamos que permaneça de pé para sempre.
Festas ciganas e danças ciganas recheadas de estereótipos ocupam espaços cada vez maiores e isso é um grande erro. Encontros recheados de magias e práticas místicas sem respeito e sem conhecimento de causa. Muitos se fantasiam de ciganas e ciganas para praticarem pequenos furtos, para a prática da mendicância ou para morarem nas ruas. Poucos sequer imaginam a realidade dessa etnia e o grande atraso que isso implica no cotidiano. Ressaltamos que os estereótipos irresponsáveis ajudam a criar cursos, institutos e associações que visam apenas o lucro com a evidência e relevância do tema em questão.
Vamos contar hoje aqui um pouco dessa história e dessa realidade e queremos que todos saibam que os estereótipos ligados aos povos ciganos não mais ocupam a realidade. Hoje temos doutores, psicólogas, advogadas, sociólogos, professores, administradores, temos informação e conhecimento sério.

O Holocausto – para nós “Porrajmos”, a grande devoração não foi brincadeira, nem as perseguições que se seguiram após a segunda grande guerra mundial e ainda não pararam. Levou-nos muito mais de ½ milhão de mulheres, homens e crianças. Dividiu famílias, exterminaram outras tantas, destruiu em muitos o sentimento de liberdade. Na França e Itália os abusos e a falta de políticas públicas ainda acontecem. Na Romênia e na Hungria muito ainda falta; muito se tem procurado fazer.

O governo do Brasil busca hoje um entendimento sério e real sobre a diversidade cultural do nosso país e é nesse entendimento que afirmamos:


1. Todo cigano nascido no Brasil é antes de tudo cidadão brasileiro de etnia cigana e por tanto tem direito a educação, saúde, carteira de identidade e ingresso aos programas sociais de assistência.
2. É livre para escolher sua religião e livre para ir e vir.
3. Todos os ciganos que sobre o solo brasileiro nasceram, precisam ter sua cultura e sua liberdade respeitadas. “Outras minorias” não traduzem a realidade e nem a necessidade do povo cigano.
4. Devemos agradecer ao IBGE pela inovação e o pioneirismo. Pela primeira vez entramos no senso – falta muito, mas ouve um começo e essa é a hora de contribuir e não criticar. 


Precisamos criar uma ponte que sirva de informação na luta contra o preconceito. Essa etnia sofre todos os tipos de problemas e enfrenta uma árdua luta interna para manter e preservar a identidade do seu povo. É claro que existem problemas, somos humanos, passíveis de erro, mas nada que justifique atos de extermínio, contra a vida, a cultura e a possibilidade de futuro de qualquer ser humano. Eis uma etnia forte que precisa obter a sua real colocação, com direitos e deveres, ocupando seu real valor. Que cada dia mais ciganos compreendam que para mudar o mundo e a visão da opressão se precisa derrubar barreiras e construir pontes dos dois lados. Conhecimento não se detém; se expande.
Obrigada é muito pouco, que Ikana Sara tenha a todos vocês dentro do seu Ilô, dentro do seu coração. 

FALA DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL MAYLÊ SARA KALÍ – AMSK/Brasil
PROFERIDA PELA PRESIDENTE NA NOITE DE 24/09/2011 EM COMEMORAÇÃO A NOITE CIGANA 2011 – 8º EDIÇÃO.

Comentários

  1. Muito bem! Gostei:
    "Todo cigano nascido no Brasil é antes de tudo cidadão brasileiro de etnia cigana e por tanto tem direito a educação, saúde, carteira de identidade e ingresso aos programas sociais de assistência."
    Assim é que deve ser.
    Continuem a lutar com a vossa coragem e persistência, caminhando, caminhando, ensinando, ouvindo...
    Continuarei ao vosso lado!
    5 beijos
    "É preciso ter em mente que a água nos benze, a lua nos abençoa, o fogo nos consagra, o ar nos liberta e a terra nos transforma. Só assim teremos os pés no chão, os olhos no horizonte e a mente nas estrelas.”

    As estrelas estão a brilhar!

    ResponderExcluir
  2. Querida Falcão, obrigada por sempre nos dar um sopro de carinho quando precisamos e por Deus, ele sabe que foi difícil. Conseguimos enfim.

    5 bjs grandes nossa amiga.

    ResponderExcluir
  3. Sastipê! Congratulações pelo excelente trabalho que desenvolvem em prol de nossa maravilhosa cultura e etnia!Parabéns pelo entusiasmo vibrante e pela luta persistente,pela coragem e pela fortaleza de alma que sempre demonstram!Me orgulho de compartilhar a mesma estrada!Me enche de fé e esperança o saber que existem mulheres como vocês,phrale,que são o orgulho de nosso povo!Abraço forte nas cinco com todo carinho!E 5 beijos!Ando Sara!Que ela as abençôe!

    ResponderExcluir
  4. Cara Cezarina, não imagina o quanto nos lembramos de você e seu nome foi citado várias vezes. Se este foi o caminho que Sara escolheu para nós, então seguiremos nós.
    Obrigada por estar do nosso lado, nessa estrada.
    Ikana Sara te guarde, sempre.

    5 bjs

    ResponderExcluir
  5. Gostei de ler este texto.
    Parabéns pelo vosso trabalho e por continuarem a mostrar que em qualquer lugar do mundo, somos todos apenas PESSOAS.
    5 beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Acho que há qualquer problema com o meu envio de comentários, não sei se o comentário que coloquei seguiu. Espero que sim.

    ResponderExcluir
  7. Um texto que expressa o sentimento que vai nos vossos corações, na vossa vivência.
    É para todos nós, uma lição, cada post colocado, sobre a etnia.
    "Somos uma gota no oceano.." mas esse oceano tem chegado a todo o lado.

    Gostei e deduzo que a festa tenha corrido bem.
    Já tinha saudades vossas, minhas estrelas.
    Nais tukê

    5 beijos para vós, e milhares para todos os ciganos que aqui vêm.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado!
    Li, aprendi mais.
    O vosso trabalho é precioso, vocês são preciosas.

    5 beijinhos azuis

    Blue

    ResponderExcluir
  9. Isabel, tomara que tenham entendido,tomara.

    5 grandes bjs

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz pela festa realizada, por tudo o que fazem e que partilham.
    A tolerância foi uma palavra que me ensinaram, agora vejo-a na prática!
    Bjs, 5 e um grande abraço, do tamanho do mundo! :)

    ResponderExcluir
  11. Obrigada nós, por ouvirem e compreenderem, afinal se não ouver entendimento das duas partes, não há nada.
    A festa foi linda, vou esperar que cheguem as fotos e vídeos, dizem que demora um pouco, aí eu posto.

    5 bjs, também temos saudades.

    ResponderExcluir
  12. o recadinho acima é pra vc Orquídea carlota.

    ResponderExcluir
  13. Blueangel,

    obrigada por ter iluminado o nosso evento, sei que estava lá.

    5 bjs grandes.

    ResponderExcluir
  14. Ana, a festa foi linda e muito diferente do que imaginávamos, devagar eu conto.A tolerância é tão nescessária quanto o ar que respiramos. Obrigada por estar sempre aqui do nosso lado.

    outro abraço apertado do tamanho mundo e bjs, muitos

    ResponderExcluir
  15. Acredito no valor da persistência e do esforço coletivo. Junto-me a vocês nesta causa e neste apelo.

    Abraço quíntuplo, multiplicado por muito(a)s!

    ResponderExcluir
  16. Obrigada R. Precisamos mesmo de todas as ajudas possívéis, as vezes nos cansamos um pouco, mas nem pensar em desistir.

    5 abraços de cá.

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Graças a vocês sinto os ciganos mais perto de mim, ou eu mais perto deles.
    Vou tentar fazer-lhes uma pequena homenagem com um post, embora nunca chegue à vossa altura. O que conta é a intenção.
    Beijinhos da vossa velha amiga

    ResponderExcluir
  18. Olá a todas!
    Ontem deixei-vos um comentário, mas acho que o blogspot fez das suas :(
    Comentava eu que me sentia honrada por partilhar um nome com um sentido tão profundo e com uma perspetiva de vida tão humanizadora.
    Beijos para todas.

    ResponderExcluir
  19. Maria,
    Você é nosso melhor presente, estar dentro do seu coração nos faz um pouco Marias.

    5 bjs enormes.

    ResponderExcluir
  20. Eis um nome repleto de consciencia, não é a toa que em sua maioria são mulheres fortes e belas...ela provavelmente se sente honrada também.

    Nossas queridas Saras

    bjs muitos

    ResponderExcluir
  21. Ameei esse cantinho, voltarei sempre!

    Esepero sua visita iluminada no Crônicas:

    http://cronicasrapidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Sâmy,

    vamos passar por lá sim e olha, muito bom receber sua visita. Volte sempre.

    com carinho das 5 cozinheiras da Cozinha dos Vurdóns

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas