RECEITAS CIGANAS - RECIPÉ RHOMANI

Bhá maylê Kalinka...1983 - Brasil.

Sarmá eu conheço assim, o arroz, Sarmy ou Sarmí é outra conversa. Folhas de repolho temos no quintal, folha de uva tem de vir de fora, quando chega é uma festa, aí fazemos o Sarmy. Os tempos hoje não são de tantas dificuldades, assim a comida fica mais florida, com cor.

ARROZ DE SARMÁ  
Existem muitas receitas e inúmeras variações, essa é a nossa, da Maylê Sara Kalí.

Em uma panela larga, frite pedaços de carne de porco cortados em cubos pequeno – pode ser lombo – mais ou menos 1 xícara de chá dessa carne e uma de calabresa, fatiada em rodelas, ou paio – ponha a mesma quantidade, não coloque azeite ou óleo, não precisa, pingue sempre um pouco de água e vá refogando. Junte 1 cebola cortada em quadradinhos, alho amassado (uns 3), pimenta de cheiro, 1 pimentão vermelho em cubinhos e sal (1 colher de sopa). Gostamos muito de paparica doce nessa receita – 1 colher de sobremesa basta.
Depois de refogada, junte 1 ½ de arroz lavado e refogue, só depois acrescente 1 xícara de chá de lentilha, salsinha e cebolinha. Misture bem e acrescente a nossa novidade, tomates secos – 4 tomates picados e 7 ameixas pretas secas e fatiadas e 2 colheres de sopa de nozes picadas. Coloque 4 xícaras de água e deixe cozinhar até secar o arroz.


ARROZ DE SARMÁ COM PIMENTÕES
Uma variação dos novos tempos.

Faça a receita acima e reserve 6 pimentões médios – 2 verdes, 2 amarelos e 2 vermelhos. Limpe os pimentões retirando apenas uma pequena rodela junto ao cabo e recheie com o Arroz de Sarmá.  Em uma panela larga, frite 3 colheres de sopa de azeite, 6 tomates maduros pra molho em rodelas, 1 xícara de chá de: manjericão, 1 cravo, pimenta do reino moída a gosto, 1 pitada de canela e bacon – só pra dar o sabor. Acrescente água – 2 xícaras e arrume os pimentões na panela. Por cima coloque o arroz que sobrou na panela e deixe cozinhar até o caldo engrossar, o que não demora muito. Sirva quente.

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. é uma delícia,como muito na infancia!

    ResponderExcluir
  2. eu amo o povo cigano.estou nessa familia a anos,e para mim é um grande prazer conviver todos os dias com essas pessoas maravilhosas. tudo o que eu aprendi foi maravilhosamente bom demais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz por isso Silvia, feliz por estar aqui conosco.

      das cozinheiras

      Excluir
  3. adoro conviver com esse povos maravilhosos.agradeço a deulla por tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ele lhe guarde na palma da mão e a nós todos.

      SEMPRE

      Devlesa

      Excluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas