AS BATATAS DE MJ FALCÃO

AS BATATAS DE MJ FALCÃO – nos juntamos no dia primeiro de 2011 para mais uma de nossas reuniões. O que fazer? Como fazer? Tentar avançar num assunto tão delicado. Formar um elo de conexão a muito subjugado, desconhecido e controverso.

Os temas “Mulheres, O Povo Rhom e a Pobreza (fome)” sempre nos mobilizam de alguma forma. Aí abrimos o blog e nos deparamos com que nossa recente e velha amiga escreveu sobre nós. Quando nos demos contas estávamos brindando pela sua prosperidade e por todas as mulheres que tem coragem de achar, pensar e fazer. Sem queres estamos aí, felizes pelas novas descobertas, pelos novos olhares. Como o NÒS pesa e incomoda. 

Essa receita será foi feita especialmente para você, MJ Falcão (www.falcaodejade.blogspot.com) e aonde quer que a façamos a partir de hoje, será feita em seu nome. Essa é a forma de agradecermos e isso não significa que um monumento tenha sido erguido, significa que encontramos mais uma mulher que é capaz de seguir em frente, pensando, rezando, sonhando e cozinhando, sem que mancha negra do EU ocupe um espaço maior, que a impeça de sonhar e escrever, respirar e enxergar.

“Para que servem as estrelas se não quisermos enxergá-las.”



1. Cozinhe 1 kg de batatas (o alimento que dá força pra vencer) descascadas com 7 cravos da índia e 7 cardamomos inteiros. (os cravos além de darem um gosto especial, ajudam a limpar o corpo e o cardamomo serve para aumentar o paladar e o aquecimento do coração), 1 colher (sopa) de sal (nos liga a Deus – o sal da terra) faça isso com água suficiente,

2. Retire as batatas e reserve-as;

3. A parte, refogue numa panela alta, 1 cebola picada (nos lembra as possibilidades), 7 dentes de alho amassados (nos traz saúde e defesa pro corpo), 4 colheres (sopa) de azeite (aquece nossa alma e libera nossas artérias), refogue tudo muito bem e acrescente:
500 grs. de lombo de porco cotado em cubinhos (faz bem para os rins, alimenta e sustenta), 4 tomates maduros cortados em cubos, 1 colher de sopa de páprica doce, 1 ramo médio de alecrim (planta sagrada de Kristesco e Tamara) e o suco de ½ limão. Refogue e cozinhe com um pouquinho de água até dar o ponto. Reserve.

4.Amasse as batatas e coloque 3 colheres (sopa) de manteiga com sal e 1 colher (de sopa) de azeite numa panela, quando derreter junte as batatas amassadas, 2 colheres (sopa) de salsa fresca (pra longevidade), 1 xícara (chá) de leite (a beleza feminina), 1 xícara (chá) de creme de queijo (porque queijo é sempre bom), misture bem a continue mexendo até começar a dar bolhas. Desligue e coloque 1 xícara (chá) de nozes picadas e ameixas pretas secas (para a sorte e a prosperidade). Mexa até que esteja bem distribuída.

Agora monte o prato: uma camada de batatas, coloque o recheio e cubra com o restante das batatas. Coloque um pouco de queijo, azeite e umas folhas de manjericão (carinho).

Leve ao forno só para dourar e faça como nós, tome com um belo vinho Português (Confraria dos Enófilos do Alentejo 2007) – segundo Galileu Galilei, “ o vinho é composto de humor líquido e luz” e sinta-se abraçada pela Cozinha dos Vurdóns, onde toda mulher, seja ela negra, branca, morena, índígena, ruiva, será sempre bem vinda a nossa cozinha. 

O que divide os povos não são as fronteiras terrestres, nem a diversidade da língua, nem a cor. O que nos divide é o medo de sermos uma só, é o medo de nós mesmas. Obrigada por não temer.

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Fiquei feliz! Não sei como agradecer tão grande honra!
    Para já, vou pôr no Facebook...E mostrar às amigas, para lhes fazer um bocadinho de inveja...
    UM grande beijo, amigas! Boa caminhada!
    Latcho Drom.
    DE dentro do coração.
    Maria J.Falcão

    ResponderExcluir
  2. A Honra é toda nossa.
    Que haja sempre um bom vinho e uma boa receita no nosso caminho.

    Acho que surgira outra receita...veremos.

    Cozinha dos Vurdóns

    ResponderExcluir
  3. Já aconselhei a receita a muitas amigas!
    Vou experimentar no fim de semana quando tiver cá uns amigos. Porque só para dois (os meus filhos vivem longe...) é muito!
    Mais um beijo
    Deixo a minha "resposta"...
    Nais tuke!
    Maria J. Falcão
    http://falcaodejade.blogspot.com/2011/01/exilios-ainda-o-filme-latcho-drom-e.html

    ResponderExcluir
  4. Esperemos o fim de semana !!!

    que lhe tragam boas risadas e belas palavras.

    um abraço,

    Cozinha dos Vurdóns

    ResponderExcluir
  5. foi uma ideia genial!
    a Maria João bem merece.
    Já agora vou experimentar!!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Oi Margarida,

    Também achamos que ela merece, portanto, caso você faça a receita, nos diga como ficou.

    obrigada por aparecer...bjs

    Cozinha dos Vurdóns
    cozinhar com consciência.

    ResponderExcluir
  7. Que post maravilhoso!
    Nada mais preciso dizer!
    Beijinho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas