CONVERSAS NA COZINHA DOS VURDÓNS - PHORAJMOS
A perseguição do povo cigano atravessou o passado milênio e chega aos nossos dias com as deportações ordenadas por Sarkozy e a discriminação nos países de origem dos deportados. Artigo de José Steinsleger.
Holocausto cigano.
1496: Auge do pensamento humanista. Os povos Rhom (ciganos) da Alemanha, são declarados traidores para com os países cristãos, espiões a soldo dos turcos, portadores da peste, bruxos, bandidos e sequestradores de crianças.
1710: Século das luzes e da razão. Uma lei ordena que os ciganos adultos de Praga sejam enforcados sem julgamento. Os jovens e as mulheres são mutilados. Na Boêmia, cortam-lhes a orelha esquerda. Na Moravia, a orelha direita.
1899: Clímax da modernidade e do progresso. A polícia da Bavária cria a Secção Especial de assuntos ciganos.
Em 1929, a secção foi elevada à categoria de Central Nacional e transferida para Munique.
Em 1937, instala-se em Berlim. Quatro anos depois, meio milhão de ciganos morre nos campos de concentração da Europa central e do Leste.
2010: Fim das ideologias (sic). Em Itália (onde nasceu a razão do Estado) e em França (sede mundial da elite intelectual) os gabinetes de ambos os governos (com forte apoio popular, ou seja, democráticos), deportam milhares de ciganos para a Bulgária e Romênia.
Vamos esperar 2011 ou fazer alguma coisa?
Em 2011 chega uma resposta do próprio tribunal Alemão para o mundo – A CONDENAÇÃO DO BISPO BRITÂNICO RICHARD WILLIAMSON QUE NEGOU PUBLICAMENTE EM 2008 O HOLOCAUSTO e AS CÂMARAS DE GÁS – A grande devoração (phorajmos em língua cigana).
A sensação é dúbia, confesso, estamos felizes pela decisão histórica e tristes por mais uma vez o negativismo ou o que sobrou dessa teoria absurda, no caso CITADO, AINDA OCUPE A MENTE E A LITERATURA sobre a teoria da não existência dos fatos. Foram muito mais de ½ milhão, entretanto o que incomoda ainda hoje é a negativa insistente de nomes: foram Judeus, Rhoms, Testemunhas de Jeová, Homossexuais, Liberais, Lésbicas, Portadores de deficiência física e psíquica, qualquer um que desafiasse o poder de Hitler e a sua obsessão pela raça pura.
Ainda não é o fim, mais e mais desvios de caráter ainda vão ocorrer e devemos resistir, entretanto todos devem resistir a tirania que não usa fornos crematórios e casas de gás, que distribui miséria, fome, doença e guerra. Pode ser idealismo, pode ser utopia e se for que assim o seja, seremos utópicas. Qualquer forma discriminatória rebaixa o ser humano ao padrão inaceitável de covardia recheado de prepotência.
Sempre esperamos que não fosse conosco e se for? E quando for?
A fórmula do sucesso se chama respeito e se aprende nas escolas que estão sucateadas ou fechando, se chama ensino básico fundamental e respeito, salário e dignidade pelos professores, se chama respeito quando identificamos que o jeito mais fácil de ganhar dinheiro é desrespeitando a saúde e a educação ocupa o espaço maior. Se chama amor próprio quando o conformismo toma mais da metade das 24hs do dia.
Ainda tem muita coisa errada? Tem e muita. Mas as coisas precisam andar e é andando que se constrói algo, que se planta e se multiplica. O passado deve servir de conselheiro para que o presente seja restaurado e o futuro recriado.
Cozinha dos Vurdóns
EXCELENTE ARTIGO!Mostra a VERDADE!SI VURTHA!Ccongratulo-me com vc!Permite que poste uma parte no meu blog?Achén Devlessá!
ResponderExcluircom a entrada deste seculo 21 deviamos estar numa epoca era mais avançada da evoluçao e nao como o mundo em eras de trevas . as mentalidades deviam ser outras mas ainda nao houve qualquer alteraçao no mundo . o medo e a ignorancia caminham lado a lado com todos nos seja raça, mulheres mais fracos, pobres , etc
ResponderExcluiro mundo deveria ser mais pacifico e no entanto ainda existe a promoçao de guerras e descriminaçao . o mundo deve tem de mudar o seu rumo ..
1000 beijos :))
É impresionante o que narram nesta cozinha. Embora a maior parte desta informação não seja nova para mim, nunca deixa de me abalar a falta de sensibilidade e de respeito pelos direitos humanos.
ResponderExcluirSarkozi que vive no país supostamente da liberdade... o que dizer?
o século da razão e das luzes, o início dos tempos de mudança... o que fizeram?
Ainda hoje falta muito para realizar.
Desejo um bom trabalho, da minha parte farei o que for possível para que o respeito se conquiste,
5 Bjs e esta música que nos acompanha é linda! :)
"Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti" e
ResponderExcluir"A minha liberdade acaba onde começa a liberdade do outro",
são duas máximas que deviamos ter sempre presentes.
O mundo seria melhor, penso eu.
um beijinho
Isabel
*Cezarina, a cozinha dos Vurdóns é nossa, entre, puxe um banco e mãos a obra. É um prazer dividir essa tarefa com você.
ResponderExcluirdesvalessa - day 5
*Cara Marizei, mulheres como você ajudam aos poucos a mudar a cor de cinza pra luz - são os ventos bons que vc tráz.
5 mil bjs de volta
Ana, você, sempre especial, é por isso que acreditamos nos seres humanos. Pessoas como vc fazem a diferença. Gipsy Kings tocando, mais com a minha cabeça de peixe vou tirar a dúvida do nome, uma coisa eu sei, esse violão é do tonino Baliardo - inconfundível. Estaremos junras nessa e em quantas batalhas a vida nos exigir.
ResponderExcluir5 grandes bjs
Isabel, são duas máximas de profunda simplicidade e valores reais. Muitos morrem pela falta dela.
ResponderExcluirO mundo será melhor, tem de ser, esteja ele onde estiver, nos o encontraremos um dia.
5 grandes bjs
Factos preocupantes, mas que fazem parte da história, não da mais bonita.
ResponderExcluirFoi assim que se viu a ganância e a ignorância levada ao seu máximo.
Estrelas que brilham no meu céu
Com elas sinto paz
Dançam, cantam, encantam
Uma vezes triste, outras tanto faz..
Temos que conseguir acabar com a miséria,a injustiça e a discriminação.
ResponderExcluirA crueldade e a cobardia sempre estarão aí, mas não podem triunfar nunca mais, também há muita gente heróica em tempos de guerra.
É nos tempos de paz que vamos construir um mundo melhor para todos.
5 beijos como 5 rosas...
Carlota,
ResponderExcluirThie Avel hertô (que Deus te salve e te guie)
Opré rhomi (avante cigana)
Nais tuke - muito obrigada.
E de rosas em punho Maria, a beleza sempre impressiona pela capacidade de esvaziar que é podre e feio.
ResponderExcluir5 bjs perfumados.
E sempre obrigada
Naís Tukê pelo incentivo ao meu trabalho!Sinto-me mais forte para vencer os obstáculos que surgirem...Unidos alcançaremos os objetivos comuns,na luta para derrubar intolerância e preconceito,injustiça e discriminação!Optchá!Akana,mukav tusan a Devlessá!Ando Sara,sako dives
ResponderExcluirNão por isso Cezarina, essa voz deve ser altiva em realidade e irmandade, para que uma parte do mundo saiba que ssere humanos são a denominação de RAÇA HUMANA e portanto filhos de um mesmo pai.
ResponderExcluirQue sua luta seja recada de realixações em paz e luz.
5 grandes abraços
Gostei tanto desse post que farei publicidade dele no meu blog.
ResponderExcluirParabens, vou partilha-lo tambem no facebook para todos verem.
Abraços ;)
Esteja em casa Gitelles, com o seu trabalho fabuloso de divulgação da música cigana, costumes e realidade dos ciganos no mundo, achamos que nossa corrente poderá avançar. Opré.
ResponderExcluirSeja sempre bem vindo.
Nais tuke
Desvalessa
Agora é que me deixavam de cabeça no ar.
ResponderExcluirSe não fosse a tradução a seguir, pensava que estava a entrar em alguma especialidade gastronómica, eheheheh.
é sempre bom aprender.
Nais tuke.
5 beijokas estrelares
Carlota, vocè é você...bjs - 5
ResponderExcluirAinda hoje vi uma breve reportagem sobre a tortura e as formas bárbaras, gritantemente desumanas que pode tomar. Anda hoje estamos cercados de discriminação e desumanidade. Têm razão, é uma grande empreitada, quotidiana e de todos.
ResponderExcluirObrigada pela vossa "bandeira".
Beijos e uma excelente semana para as 5! :)
Pois Sara, aprender e consertar com o passado e os erros deveria ser o caminho lógico, estranhamente não é... por isso a importância de recordar e mudar cotidianamente.
ResponderExcluirobrigada pelo carinho,
5 bjs
Só hoje aqui vim...
ResponderExcluirSempre em frente - juntos/as- sem olhar para trás...mas sem esquecer o que se passou atrás!
Cinco beijos grandes e uma canção
http://youtu.be/hHroxnp1h3E
Bjs cara Falcão e nais tukê pelo sempre carinho.
ResponderExcluirvamos ouvir.