CIGANOS

CIGANOS NO BRASIL – ANO 2011.

PARTE 1
CONVERSAS NA COZINHA
MOSAICO CIGANO - Gypsy Girl ou La Gitane, mosaico do primeiro
século da Era Cristã encontrado em Zeugma,
antiga cidade grega, atualmente localizada
na província de Gaziantep da Turquia.
A denominação do mosaico representa
um pouco da idéia que o Ocidente estabeleceu
sobre a figura e essência misteriosas dos ciganos.


Hoje conversamos. Relemos algumas entrevistas e algumas audiências feitas e outras coisas mais sobre o povo cigano. O despreparo é assustador. E constatamos, somos realmente um povo invisível. Não nos vêem, mas isso não é o pior, queremos ser vistos, mas não enxergamos. A invisibilidade está dos dois lados. De um lado a disparidade dos ciganos ao redor do mundo, as diferenças são enormes. Os mais instruídos, seja de qual clã pertencer, possuem uma visão mais abrangente sobre a realidade do seu povo. O que deixa marcas é o fato que na hora que a coisa aperta, a responsabilidade dos governos se voltam contra essa etnia. O alicerce individual de toda e qualquer pessoa passa pelo respeito e passa também pelo modo com que a sociedade se comporta quanto os seus direitos são afetados. Precisamos aprender a notar as etnias e dentro delas, a sua cultura e o seu soberano direito de existir.


Sendo um povo que nunca registrou seus feitos por escrito, mudando de lugar de tempos em tempos, não possuindo moeda própria nem território próprio, os ciganos ou roms ou rhom, gitanos, gitane, zigeuner, zíngaros, gypsies, Цыгане; Çingeneler e fazem parte do mundo, são pessoas, famílias, cidadãos de vários países, possuem cultura própria, vão a universidade, escolhem a religião a seguir, possuem língua própria e suas variáveis, ou seja, seus dialetos, se subdividem em classes diferentes, amam, comem, pagam contas, ocupam várias profissões, viajam, são pobres, desabrigados e sem casa, sedentários, nômades, possuem casa própria, são ricos, analfabetos, inteligentes, tristes, sofridos, alegres, excelentes bailarinos e são homens, mulheres e crianças. Possuem um estilo próprio como qualquer outro povo que possua uma identidade própria. Temos que ser práticos, a era da fantasia acabou. Agora se discute as necessidades básicas dos seres humanos. Ciganos, diferentes sim e porque não? Quem não é.


Duas situações em relação aos ciganos que persiste: primeiro o estereótipo e segundo a falta de conhecimento sobre o assunto.

As necessidades da comunidade cigana não incluem vilas restritas (devemos ter cuidado com os guetos), veja Hungria, a Alemanha por exemplo. Os ciganos de todo o mundo, cidadãos registrados nos países onde nascem, devem ter direito a saúde e a educação e devem fazer uso disso. Todos sabemos que a inclusão tem dois braços, uma mão concede e a outra aperta. Não será diferente. Toda a ajuda passa pelos dois lados da ponte.

JEAN B. COROT

Os ciganos no Brasil e em sua maioria precisam de mais acesso as escolas e as escolas precisam saber quem são os ciganos. Sem escola, sem condição de emprego e sem oportunidade. Sem casa ou nômades por opção? Todos devem entender que as pontes existem para serem atravessadas. De um lado o estado tem obrigação de conhecer seus cidadãos e saber aonde estão, independente da etnia que tem, localizar as necessidades de um povo e tentar sanar essa carência.


A comunidade cigana deve buscar um entendimento maior sobre a inserção e as suas vantagens e desvantagens – esse é o papel das Associações ciganas. Quem faz a política pública é o governo, mas quem luta e dá idéia para melhorar é o povo. O mundo não pode fechar os olhos para uma etnia que serviu de bode expiatório durante anos, mas serviu de guia, de carteiro na transmissão de mensagens, que está inserido na cultura musical de quase todo o mundo, mas que ainda é chamado de boêmio no dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. As frases que mais marcam o cotidiano de preconceitos não se aplica mais aos ciganos, entretanto a desinformação e o desconhecimento permanece, piorando e muito a situação, transformando assuntos simples em batalhas campais até entre os próprios ciganos de diferentes clãs. É como se sua origem desaparecesse só pelo fato de ser um expoente. Cigano é vagabundo e não estuda. Estuda sim, tem mestrado e doutorado, e já são em grande número no mundo todo.

GRÉCIA - MAS PODERIA SER EM QUALQUER PARTE DO MUNDO.

O povo cigano precisa de respeito, tanto das autoridades quanto de si mesmos nas conduções dos temas mais urgentes. Todo cigano tem que ser nômade! O sedentário deixou de ser cigano. Cigano pobre é calon, cigano rico é ROM! Calon não é cigano, ROM é. Isso é xenofobia, picuinha, burrice e de uma falta de amor próprio que estarrece qualquer um de bom senso. Todo cigano lida com bruxaria. Preconceito não se banaliza, se esclarece a luz da informação e do conhecimento. AQUI.
Não é falta de dados, hoje isso se chama hipocrisia. Dos governos, da sociedade, das instituições e de todos aqueles que fecham os olhos para não enxergarem a responsabilidade que temos uns com os outros ao longo da vida. Precisamos acudir com urgência os nossos pobres e excluídos e eles são de todas as cores. Eles precisam comer e precisam saber que podem e que existem, podem ser claros, índios morenos e negros. Num país como o nosso aonde todos, inclusive ciganos que aqui chegaram junto com Dom João VI ainda não possuem sua história contada e sua cultura valorizada. Alguém pode me dizer da onde vêm às inspirações dos panos de chita colorida, das sedas da Índia, dos pães com ervas? E o circo? Ágüem se arrisca?

Cozinha dos Vurdóns
porque caminhar é preciso.

Comentários

  1. Olá!!!! concordo com vocês viu!
    As pessoas esquecem que somos todos iguais, nossos corpos, nossas raças, nossas origens, somos apenas cascas! Cada alma é igual a outra e uma completa a outra. Mas tenhamos fé para que um dia, breve dia, a igualdade prevaleça. enquanto isso, fazemos nossa parte, com respeito e gratidão por tudo o que aprendemos com essa rica cultura.
    Ótima semana!!!!!!!! bjos mil!

    ResponderExcluir
  2. Sastipé querida Andréa,

    vamos andando, precisamos andar, sempre. Há um povo que sempre precisa.

    Opré rhomá

    ResponderExcluir
  3. Os ciganos têm que encarregar-se de manter vivos os seu costumes e tradições, e a sociedade de integrá-los de pleno direito como uns cidadãos mais, simplesmente.
    Digo bem?
    Lindo, o mosaico!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de ler este texto.
    Na verdade ainda há muita coisa a fazer.
    5 beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria,

    sempre diz bem, tens razão sim querida. È simples, no fundo não precisaria complicar mesmo, enfim, aí na Espanha já se alcançou mais coisas e esperamos que as boas obras sirvam de exemplo pra países como o nosso e outros. Olé.

    5 grandes bjs

    Também amei o mosaico.

    ResponderExcluir
  6. Isabel, há tanto que se fazer...o que emperra são os entraves humanos. O coletivo é palavra pouco usada e muito menos administrada. Isso preocupa.

    5 mil bjs

    ResponderExcluir
  7. Cozinha dos Vurdóns,

    Infelizmente tudo o que dizem ainda se passa, até nos países ditos "civilizados".
    Em Coimbra há uma comunidade grande com vários estratos económicos e sociais. A Câmara Municipal construiu casas para a etnia mas ainda há muito a fazer.
    Os filhos vão à escola mas nem todos cumprem essa obrigação. Interessante é que cada vez mais há mulheres a procurar a escola.
    O povo cigano tem características próprias como outro povo qualquer.
    Adorei o mosaico. Ele é para mim uma mais-valia. Não imaginava que os romanos na Túrquia já testemunhavam a existência do povo cigano. O que eu tenho ainda que aprender!? Tanto e tanto mais convosco.
    O meu pai tinha amigos ciganos (era mal visto por isso-ele nunca se importou) ensinou-nos a respeitar as diferenças. Do que me lembro, e que ainda hoje me pergunto porquê, eles pediram ao meu pai para o padre os receber e os baptizar e assim, foi o meu pai o primeiro padrinho na terra onde vivia.

    5 beijinhos e obrigada por me fazerem reflectir.

    ResponderExcluir
  8. Ana, a religião é livre para o povo cigano, entretanto a natureza sempre está presente com a sua sabedoria mãe. O padrinho ou madrinha é aquele que poderá representar o pai se assim por preciso, aquele a proteger na hora de maior necessidade, conselho e alegria, seu pai provavelmente foi um grande homem de alma e coração, honesto e verdadeiro, simples e com um senso de espaço e gente maior que os de sua época.Isso a maioria dos ciganos enxergam ainda hoje, o respeito e a verdade. Sabemos que não são todos, somos humanos afinal. Obrigada por pensar...o Gitelles, aí de Portugal, mantem informações ótimas sobre trabalhos (blog - cigano TV) e outros ainda mais voltado aos ensinos e préticas públicas (blog - o povo das estrelas) acompanho muito por eles. E as mulheres ... parece que temos maior capacidade de romper barreiras, no Brasil tem sido assim também, em Portugal também, na Hungria e na Alemanha, isso é muito bom. Ana, leia "UM DOCE PARA CEZARINA DEVOS" uma descendente de ciganos, uma mulher e tanto, postamos a uns dias atrás.

    5 bjs e obrigada por esse retorno, é gratificante.

    ResponderExcluir
  9. MINHAS QUERIDAS,que Ikana Sara as abençôe! Congratulações pelo maravilhoso artigo !Extremamente bem escrito e de uma clareza perfeita.Um grande abraço e meu desejo é que cada vez mais haja LUZ,PAZ,AMOR E PROSPERIDADE EM SEUS CAMINHOS!ASHÉN DEVLESA!

    ResponderExcluir
  10. Sabemos que torce por nós todas Cezarina e por isso mesmo tomamos a liberdade de incluir seu nome nas nossas listas de recomendações, especialmente nos trabalhos da AMSK, aqueles que efetivamente vão podem ser inseridos no cotidiano.

    Contamos com você, com o seu trabalho de formiguinha como diz, mas que poderá impedir imundações.

    Nais tukê sempre,
    Desvalessa

    ResponderExcluir
  11. Linda é você...5 bjs cara amiga, sempre a voar e a trazer alegria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas