NOSSA SENHORA DOS CIGANOS

TZIANO - 1510
A MADONNA ZINGARA
Todos os dias são teus,
se um dia subistes ao céu,
nem o dia guardaremos na lembrança,
andas conosco todos os dias.
Teu nome, te chamam Maria,
te chamamos amiga.
Sempre nossa, sempre junto,
muitas Marias carrega no nome,
e muitos que por ti rezam não te reconhecem.
Yov sasti Mari,

Ave Maria, 

Ad'a teyavel.

Assim Seja.
Nossa senhora dos nômades
Notre Dame des Tzigane
 Em Lurdes – Fr., todos os anos em agosto – 2011 (54ª caminhada dos peregrinos) ao santuário da Nossa Senhora de Lurdes, uma procissão de ciganos carregam a Nossa Senhora dos Ciganos – o menino Jesus de um lado e uma carroça do outro.
 Santa Terezinha do Menino Jesus também foi curada, ainda criança, por ela. A estátua que estava no seu guardo, ao lado da cama, lhe devolveu a alegria de viver com um sorriso e a Santa passou a chamá-la de Nossa Senhora do Sorriso.

LA MADONNA E LA ZINGARELLA

veja a lenda

Nossa Senhora do Sorriso - UMA LENDA CIGANA

A devoção a Nossa Senhora da Paz teve início no século XI, na cidade de Toledo, antiga capital da Espanha. Esta cidade foi evangelizada no início da era Cristã, sendo um dos maiores centros religiosos da antiga Europa onde foi construída uma célebre Catedral dedicada à Virgem Maria, muito venerada pelo povo, pois dizem que ali a Mãe Santíssima com o menino Jesus nos braços apareceu a Santo Hidelfonso.

Nesta época, a cidade era habitada por ciganos de origem moura. E embora houvesse um tratado de paz assinado entre o rei espanhol e eles, os espanhóis inconformados com as normas deste tratado resolveram durante a noite com homens armados expulsar todos os ciganos daquela cidade. Só que a notícia da expulsão vazou, e os ciganos souberam antes... Que na noite seguinte, seriam expulsos dali... Precisavam fazer alguma coisa... Tiveram então singular idéia... 
Cheios de tristeza saíram pelas ruas em procissão, velas e terços na mão, andor com uma estátua da Virgem, vestidos de negro, levando avós e filhos... Pediam à Nossa Senhora que abrandasse o coração daqueles que os tomavam por seus inimigos. Eles eram pessoas de fé!

O milagre então aconteceu! Os espanhóis estavam armados, dispostos a expulsar a todos dali, foram preparados para enfrentar resistência, e o que viam? Um povo entre lágrimas, mães segurando crianças, homens amparando velhos, todos rezavam com fervor... Que importava então se eram ciganos, misturados com a raça dos mouros, hereges e anárquicos? Ali se via apenas um povo sofredor! A fé não era a mesma? Os ciganos também eram filhos de Deus! Ante o poder do andor da Virgem, baixaram as armas, tiraram os chapéus e se uniram aos ciganos na procissão que eles faziam. A ira dos espanhóis tornou-se benevolência e a tristeza dos ciganos transformou-se em alegria. 
Os dois povos se juntaram e o cortejo entrou triunfante na cidade e dirigiu-se à Catedral. Renderam graças a Virgem Maria por haver trazido a paz, na cidade de Toledo. Neste momento a imagem de Nossa Senhora começou a sorrir, e afim de perpetuar esta graça tão singular, foi instituída a festa de Nossa Senhora da Paz no dia 9 de julho. 
Não se sabe se os ciganos tiveram a ver ou não com o sorriso da estátua, mas ele aconteceu... Em Toledo, até hoje, Nossa Senhora da Paz é chamada de Nossa Senhora do Sorriso, e é sempre invocada quando existe discórdia, divisões, e desentendimentos entre as pessoas. http://ruanodelacalle.blogspot.com/2007/10/nossa-senhora-do-sorriso-uma-lenda.html

As Marias, abandonadas, crianças e famintas em todo o mundo, a todos as viajantes e peregrinas...Mulheres Marias.
Mang Devles  - rogai por nós 
 Uma das nossas prediletas com Fafá de Belém
 HOJE AS MARIAS ESTÃO:
NA SOMÁLIA, NOS ASILOS, NOS GUETOS,
NA INGLATERRA,
NO AFEGANISTÃO,
NA ÁFRICA,
EM PORTUGAL,
NO BRASIL,
NAS ESTRADAS DO MUNDO,
NA ROMÉNIA,
EM SERRA LEOA,
NO HAITE
NO EGITO,
EM ISRAEL,EM CADA UM DO POVO RHOM.
QUE MARIA ESTEJA EM NÓS, O QUE PLANTOU, A FORÇA, A CLAREZA DE PENSAMENTO, A FORTALEZA E A CAPACIDADE DE SER JUSTA.
COZINHA DOS VURDÓNS


Comentários

  1. Achei todo o post bonito e muito interessante.
    Gostei particularmente da última pintura.
    5 beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer sobre N Sra do Sorriso, que linda história! Me permite publicá-la no meu blog? Bjos e linda semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabel, também gosto muito da última pintura, infelizmente não sei de quem é, mas não resisti. Entretanto a primeira pintura, a de Tziano trago gravada dentro de mim.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Andréa, pode sim, fique a vontade - clic no título La madonna e a zinguerella, a lenda é linda.

    Boa semana também.

    ResponderExcluir
  5. Bonita história, às vezes a cordura triunfa.
    A violência só genera mais violência.
    Entrem um dia em La Hermandad de los Gitanos de Sevilha, vão gostar.
    Eu não sou católica mas adoro a cultura católica, claro, é uma maravilha...
    Gostei especialmente da quarta imagem, muito simples, parece antiga.
    Beijinhos, muitos

    ResponderExcluir
  6. Um post belíssimo!
    É bom conhecer um pouco da história cigana. Tradições que se mantêm até hoje. Lindo!!

    Nais tukê

    5 beijos para as estrelas brilhantes!

    Calota Pires Dacosta

    ResponderExcluir
  7. oi Maria,

    A etnia cigana não tem religião determinada, hoje encontramos em Espanha por exemplo, muitos ciganos católicos, no brasil são católicos e evangélicos, a mesma coisa se repete em Portugal.
    A quarta figura é a nossa senhora dos ciganos - mais de 10.000 ciganos vão em peregrinação, agradecer graças a N S de Lurdes. Nós aqui, da Maylê somos mais espiritualistas, mesmo que a maioria tenha crescido dentro da cultura católica. Mudam os nomes, o que não muda é a fé em Deus, soberano e supremo. Maria para nós é uma mulher, maravilhosa, fantástica, com uma força que superou o humano. Justa e livre.
    N S do sorriso ou N S da Paz é uma tradição de Toledo. Quanto a Hermandade de los gitanos de Sevilha é realmente muito bonita, são os braços dessa etnia que percorreu o mundo e que mantem a liberdade da religião.
    bjs grandes, nossa Maria das prais de Cadiz - ouço buleria e me lembro de você.

    ResponderExcluir
  8. Ad'a teyavel.

    Obrigada por postar com tanta verdade um pouco da nossa história.

    Dvelesa
    Kalim Maya

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas