A COZINHA ROMANI - O QUE É COZINHAR


O QUE É COZINHAR?

“O calor da vida vem do fogo, ele transforma os alimentos. A terra nos dá todos os alimentos e temperos, é dela o sal e a vida. A água é usada para cozer, limpar e transformar. O ar é o perfume que desprende dos alimentos. O metal ceifa ou cava o alimento, portanto – “O pão se corta com a mão, a lenha com o machado”. Aquele que cozinha reza e abençoa, pedindo a Sara, nossa amiga e companheira, o sustento pro corpo e a alegria para alma. E aquele que tudo provê, se dá graças pelo pão da vida, pelo sal que transforma e pelo ouro que glorifica”. Para nós isso é cozinhar.

Os alimentos que nos protegem são aqueles que guardam nossa saúde:

Açafrão, alho, alecrim, batata, cebola, louro, menta, erva cidreira, salsa e erva doce.



Alimentos que nos trazem fertilidade:

Arroz, cenoura, gergelim, canela, laranja, alcaparras, trigo, coentro, cravo da índia, manjerona e uva.

Alimentos que trazem prosperidade:

Amêndoa, arroz, camomila, canela, erva cidreira, ervilha, sálvia, gergelim, laranja, feijão, lentilha, noz moscada, romã, trigo, salsa, uva e fruta de conde.

Alimentos para manter a felicidade e o amor:

Alcaparras, beterraba, cereja, canela, chuchu, Eva cidreira, ervilha, maça, manjerona, maracujá, morango, pêra, morango.

A noz moscada nos dá sorte, a Sálvia sabedoria, a uva mantêm a amizade e a Erva cidreira o amor.


 O sal nos diz todos os dias o quão amargo foi o passado e nos dá o equilíbrio dos dias atuais.




Alimentos que trazem a paz e a harmonia:

Mel, orégano, manjerona e cominho, canela, Eva doce e cravo da índia, alecrim, mostarda, aveia.

Hermon - Sanmaria Palestina
A farinha do pão (trigo) e o azeite são muito antigos – dele derivam da transformação do sofrimento em alimento e da consagração e purificação do azeite, como puro, que aquece, alimenta e unge um povo, antes e depois da morte ou rito de passagem.


Alimentos que equilibram o corpo:

Cebolinha, aveia, limão, uva, vinagre, mel, milho, tomate e café.



É por isso que a cada lugar que a caravana chegava  - com seu vurdon - existia o respeito a cada região, o que cada tempo, solo e ares podiam reproduzir. Essa era a comida do dia e a natureza sempre é generosa.

Parece-nos próprio dizer que de pouco tempo pra cá vemos tantos isso ou aquilo, correto e errado na alimentação. Foge-nos hoje e talvez sempre, a capacidade de chegar ao simples primeiro. De dentro pra fora e de fora pra dentro.


Muito se fala das magias ciganas na cozinha e na produção de remédios e de feitiços. Ter conhecimento e respeito pela natureza sempre fez de nós bruxas, sábias, malditas e santas, ainda hoje é assim. O certo é quando o mundo nos fecha uma porta, Deus nos lembra que deixou as janelas do mundo abertas, para serem vistas, observadas, respeitadas e assim ganharmos o carinho e a cumplicidade da natureza.


Ter o que preparar para levar a boca é uma arte, o respeito se aprende de dentro da alma, não com palavras, se aprende com carinho. Quem já passou passou pela fome sabe o que é ter fome. Isso é cozinhar.
Maylê Fia


Comentários

  1. Adorei!Já leu "Wicca na Cozinha" de Scoth Cunninghan?? Eu recomendo! Uma ótima semana!Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Andréa,

    Não, ainda não lemos, nenhuma de nós. Vamos procurar - sabe a editora?

    Uma ótima semana pra vc também,

    bjs e nais tuke por passar por aqui.
    Desvalesa

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso post!É assim que eu tb penso sobre culinária e alimentos...A cozinha é alquimia do prazer!E prazer traz alegria e saúde!Viver com prazer é sabedoria.Só se é saudável, quando fazemos as coisas com sentimento de alegria! Cozinhar deve ser um ato de prazer e de amor!Ashen Devlesa!

    ResponderExcluir
  4. Bom vê-la por aqui Cezarina - cozinhamos assim com a alma entre nós e o fogo. Graças.

    Desvalessa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas