A SABEDORIA EM SABORES, ARTE E CULTURA.

PIERRE AUGUST - 1871/THE BOHEMIAN
"Dá-me tua mão:

Vou agora te contar como entrei no inexpressivo que sempre foi minha busca cega e secreta. De como entrei naquilo que existe entre o número um e o número dois, de como vi a linha de mistério e fogo, e que é linha sub-reptícia. Entre duas notas de música existe uma nota, entre dois fatos existe um fato, entre dois grãos de areia por mais juntos que estejam existe um intervalo de espaço, existe um sentir que é entre o sentir - nos interstícios da matéria primordial está a linha de mistério e fogo que é a respiração do mundo, e a respiração contínua do mundo é aquilo que ouvimos e chamamos de silêncio."C.Lispector - A paixão segundo GH

TARAS SHEVCHENKO - 1841/GIPSY FORTUNE TELLER
"Para comemorar o fim do silêncio e aquecer o corpo. Quando o dia está quente e por dentro ainda sentimos um friozinho, quando esfria o tempo e o sangue esquenta. Quando se sai do resguardo, da parideira ou da viúva, procure as frutas, elas são generosas por natureza, sabem do seu destino, são presentes que muitas vezes ignoramos, são carinhos de Diel (Deus)".
(sabedoria rhom)


FRUTAS GRELHADAS
Ingredientes:
1 maçã, 1 maga, 1 rodela de abacaxi e 2 pêssegos de tamanho médio, cortados, descascados e em tamanho regular.
1/2 xícara (chá) de açúcar e 1/2 de creme de leite fresco (natas).

Preparo:
Leve uma frigideira anti aderente ao fogo e espere aquecer. Vá colocando os pedaços de frutas até que dourem dos dois lados. Retire e reserve. Na mesma frigideira misture o açúcar e 3 colheres de sopa de água, leve ao fogo e não mexa mais até virar um caramelo. Desligue o fogo e junte a nata, mexa e coloque por cima das frutas.
Salpique com hortelã.

Outra opção é colocá-las em um refratário, com canela (1 colher de café) e cardamomo em pó (uma colhere de café). Dissolver o açucar com a água ou colocar mel no lugar do açucar. Mexer para unificar e regar as frutas. Coloque em forno quente por 10'. Retire e sirva com natas frescas ou com um pouco de chocolate derretido.



CHURASQUINHO DE PORCO COM FRUTAS:

Esse não tem segredo, separe e corte em cubos, a cebola, o pimentão amarelo e vermelho, a manga ou o pêssego ou abacaxi e reserve. Separe cubos de lombo de porco e tempere-os com sal e alho. Faça os espetos e mantenha as frutas longe das bordas. Monte um molho a parte: água, azeite, mel, sal e 1/2 limão, faça um pincel com ramos de alecrim e vá pincelando o churrasquinho enquanto assar.


 COZINHA DOS VURDÓNS

Comentários

  1. O carinho entre pessoas que nunca se viram é um pouco como esse "entre o sentir", amizade entre amizades, esse son do silêncio que só ouvem alguns ouvidos.
    Gostei muito, e das frutas grelhadas também (servi-las com natas frescas ou chocolate derretido é outra ideia mefistofélica das vossas)
    Beijinhos para todas

    ResponderExcluir
  2. Oi querida Maria, com chocolate fica divino.
    Quanto ao silêncio, acredito que devemos fazer um esforço para ouvi-lo. 5 grandes bjs

    ResponderExcluir
  3. O excerto de Clarice Lispector é soberbo: "...a respiração contínua do mundo é aquilo que ouvimos e chamamos de silêncio." Lindo!
    Frutas e churrasquinho: sabor e cheiro de Verão!:)
    Um beijo desmultiplicado :)

    ResponderExcluir
  4. Sara, poder falar dela é simplesmente genial;bjs - 5

    ResponderExcluir
  5. São os pequenos silêncios que nos fazem barulho na alma.
    Adoro abacaxi grelhado, eheheheh.

    5 beijos para as estrelas mais reluzentes no escuro céu...
    Carlota Pires Dacosta

    ResponderExcluir
  6. Hoje não sei porquê, mas só deu assim, para deixar comentário.
    Beijinhos para todas vós!!

    ResponderExcluir
  7. Gostei do novo visual!!

    5 abraços!!!
    Carlota Pires Dacosta

    ResponderExcluir
  8. Oi Carlota, o Blog fica doido de vez em quando coloca a gente como anônimo. Bjs e obrigada pelo carinho que tem conosco.

    5 bjs estrelados ... liga o som, quando entrar no blog, consegui colocar música - pra mim um avanço. coz. 7

    ResponderExcluir
  9. O texto de Clarice Lispector é sublime e está acompanhado de telas muito bonitas! Obrigada por estes momentos.
    Gostei especialmente de saber que:
    "...existe um sentir que é entre o sentir - nos interstícios da matéria primordial está a linha de mistério e fogo que é a respiração do mundo, e a respiração contínua do mundo é aquilo que ouvimos e chamamos de silêncio".
    As receitas deixam crescer água na boca.
    5 Bjs grandes do tamanho da "respiração do mundo". :)

    ResponderExcluir
  10. As minhas amigas já disseram tudo, queridas amigas!
    Maria, Carlota, Ana, Isabel, mulheres de grande sensibilidade que entenderam quanto é importante o "abrir" as portas a tudo (? não tudo...), não ter medo de dar nem de se dar entre o sentir, dentro ou fora do silêncio, no tal espaço entre dois grãos de areia ode existe tudo...na presença que é feita de tanta coisa mesmo da "ausência" física, não é?
    "a linha de mistério e fogo que é a respiração do mundo, e a respiração contínua do mundo é aquilo que ouvimos e chamamos de silêncio", como diz a grande Clarice...
    AS meninas dos vurdóns têm muita sabedoria e muito sentir!
    Um beijo enorme do falcão em repouso...!

    ResponderExcluir
  11. Ana,
    O que dizer de você? Sempre, nais tube pelo carinho e amor a nós dispensados. Na respiração silenciosa do mundo, fique com Deus.



    Nossa Falcão,
    No espaço dos sonhos, aquele das casas na rua de baixo. É nele que nos encontramos, mesmo de repouso, sei que esse falcão em especial voa.

    beijos, muitos de todas nós.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas