POVO ROMANI : DIGA NÃO A "OPERAÇÃO ROMANI"

EU TAMBÉM SOU CIGANO
EU TAMBÉM SOU ROMANI

Um pouco de informação oficial:


Ian Hancock (Romani: Yanko le Redžosko)



                Juan de Dios Ramirez Herédiahttp://www.unionromani.org/pueblo_in.htm

The members of the IRU are the following: Albania, Australia, Austria, Belarus, Belgium, Bosnia-Hercegovina, Bulgaria, Brazil, Canada, Croatia, Czech Republic, Denmark, Estonia, Finland, France, Germany, India, Ireland, Italy, Kosovo, Latvia, Lithuania, Moldova, Netherlands, Norway, Poland, Romania, Russia, Serbia, Slovakia, Slovenia, Spain, Sweden, Switzerland, Ukraine, Unided Kingdom. Any Romani organization from the member countries may acquire membership in the IRU.
The Congress of the IRU is composed of delegates from the individual member organizations, honorary members and other members. Each member country is represented by member of delegates corresponding to the total number of Romani inhabitants of respective countries.
Each member country of the IRU has one representative and one substitute in the Parliament.

 foto de divulgação da net.

Em sua grande maioria os ciganos andam em família, isso não significa BANDO OU QUADRILHA, a venda ambulante de mercadoria sempre foi o ofício da grande parte dos ROMANI no MUNDO.

VENDEM-SE PANELAS, COLCHAS, TACHOS, COBERTORES, PANOS DE PRATO, BOLSAS, BLUSAS, em feiras e nas ruas, isso acontece NO MUNDO TODO, mas aqui no Brasil, usam o nome do POVO ROMANI, um nome adotado para representar todos os ciganos no mundo, num congresso em 1971 – na Inglaterra, para designar uma OPERAÇÃO POLICIAL que envolvem 12 homens e 1 mulher grávida de 2 messes, para condenarem todos os outros ciganos de todas as etnias á vergonha, ao erro, a difamação e a calúnia.

Já pensaram se usarmos os nomes para todas as operações que se fazem nesse país? Nomes que sejam indicativos de POVOS TRADICIONAIS, DE ETNIAS OU DE GÊNERO???

E as crianças romani que estão sofrendo nas escolas onde estudam? E os que vendem honestamente? E as mulheres dessa etnia que sobrevivem as maiores intempéries, nas estradas e com a falta de ajuda política e governamental? TODOS LADRÕES???QUADRILHA???

Nosso país deve sim apurar todos os casos que violam as leis da conduta e da honestidade e para isso se espera uma Polícia especializada, informada, honesta e clara nas suas informações.
Uma polícia que não trabalhe com o viés do preconceito, o qual muitas e muitas vezes a atinge também. E sabemos que em todo o segmento da sociedade existem os bons e os maus.
Que os culpados sofram a consequência, caso se confirme todas as acusações ou suspeitas, mas NÃO TODO O POVO ROMANI.

Quantas vezes deixamos de colocar gasolina no carro com cartão de crédito???GOLPE DA MAQUININHA ELETRÔNICA. 

Bem poderia ser esse o nome: PORQUE ROMANI é o nome de um povo COM MAIS DE 800 MIL CIDADÃOS E CIDADÃS BRASILEIROS e precisamos levar isso a sério, isso é respeito.



Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Oi gente

    Ou talvez pudéssemos já institucionalizar a discriminação e exposição vexatória indevida como prática legal e sugerir à polícia que ao apurar os milhares de fraude e crimes nesse país dessem o nome de OPERAÇÃO MINISTROS, OPERAÇÃO DEPUTADOS, OPERAÇÃO GOVERNADOR, talvez pudessem ser mais democráticos e classificarem a todos em todas as suas operações e não só aos ROMANI.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van nesse caso, de institucionalizar a discriminação vexatória, acho que apareceriam muitas OPERAÇÕES INDEVIDAS, mas pensando em povo, já fizeram isso conosco, não compreendo como podemos fazer com os nossos, pois são BRASILEIROS E BRASILEIRAS que pertencem a uma variável desse mundo enorme: Romani, Portugueses, Espanhóis, Hungaros, Romenos, Americanos, Alemães.

      bjs por vir e obrigada por não permitir que a discriminação insana faça parte da sua vida.

      Excluir
    2. poderiamos sugerir tambem,operacao dos negros, operacao dos japoneses,enfim qdo um negro comete um crime nao e citado todo povo negro, muito pelo contrario nao pode nem se falar preto,o que eu acho justo,ao individuo que sentir que sofreu racismo ,vai a delegacia e faz um B.O,por muito menos que o povo cigano esta sofrendo ,quando e citado nas reportagens e condenados junto c os presos

      Excluir
    3. É por esse motivo e muitos outros que temos de perder o medo, denunciar e começar e a agir.
      Dessa vez as coisas são diferentes, não existe mais tanto desconhecimento por parte dos romani, assim as coisas andam.
      O preço da invisibilidade é alto e não podemos mais pagar por isso.

      um abraço,

      Excluir
  2. ola eu sou cigano e estou revoltado. porque estamos sendo vitimas de racismo e preconceito e racismo.esse ciganos que foram presos são a vergonha dos ciganos o lixo só servem para envergonhar nos os ciganos de bem.
    mais não e justo que todos os ciganos paguem por esses 12 ciganos.

    si for assim toda a policia e ladrona e sem vergonha porque sempre aparece na TV casos de policia roubando e matando.

    e todo padre e pedófilo porque também já assisti na TV um padre e era.

    eu acho que a mídia tinha que ter um pouco de consideração com o povo cigano.
    gente ruim enciste em todas as nação e religiões.
    olhem na internet existem igrejas evangélicas ciganas que fazem caridades para gentes humildes. doamos alimentos e roupas para gentes de classe humilde.mais isso nao aparece na TV. não seja ignorante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que defendemos, caro romani, que seu nome e o nome de muitas famílias romani nesse país, sejam respeitados.
      Generalizar é algo vergonhoso, portanto temos de fazer a nossa parte, temos que dizer ao mundo que existem ciganos que vendem HONESTAMENTE. A esses devemos elogiar, devemos MOSTRAR que o nome ROMANI, pertence a todo um povo, no MUNDO TODO.

      A IGNORANCIA é isso: ignora-se a história do povo romani, por isso falam besteiras.
      Obrigada por vir e vamos continuar lutando, para que exemplos dessa cultura rica e bonita apareçam cada vez mais.

      devlesa

      Excluir
    2. Olá vamos revisar os nossos pensamentos e ver quem errou em fazer esses tipos de acusações afinal todos temos qualidades e defeitos inclusive os repórteres e policiais que não sao todos da próxima falamos por nomes e não por raças afinal estamos em países desenvolvidos vcs sao muitos inteligentes pra não seres racistas ok

      Excluir
    3. Esse pode ser um bom começo, quem errou??? a história errou e todos nós que alimentamos qualquer tipo de injustiça, estereótipo ou coisa parecida erramos. O que não podemos concordar é que se uma mulher comete um erro, todas as mulheres são erradas, se um homem trai, todos os homens não prestam.
      Temos que corrigir nossas ações a fim de não permitirmos que todo um povo, os honestos, que vivem honestamente, vendendo para seu sustento e de sua família, paguem o preço pelo desconhecimento, pela mídia maliciosa e desenformada.
      Que os homens de boa vontade, todos, ciganos ou não, tenham seu reconhecimento. Essa é a nossa luta e a nossa esperança.

      IGUALDADE RACIAL É PRA VALER.

      um abraço,

      Cozinha dos Vurdóns

      Excluir
    4. voces nao podem condenar quem esta preso, com certeza la nao e uma quadrilha,portanto caso tenha culpados,nao sao todos.

      Excluir
    5. Você está certo, primeiro temos de ter uma avaliação justa e certamente que existem inocentes lá, sabemos disso. Pegaram pesado afirmando serem uma quadrinha, mas o grande desdobramento disso tudo, a grande pena, ficou para os que estão aqui de fora, que vendem de forma correta e que tiveram baixas significativas.
      Que os inocentes saim logo, que os culpados respondam pelos seus atos e que todos possamos aprender com isso, pois a calúnia, a difamação e o preconceito tem desdobramentos maiores do que os que imaginamos e somente com verdade poderemos enfrentá-los. Não se pode usar o nome ROMANI, não se pode condenar todo um povo.

      um abraço,

      Excluir
  3. Estou a pensar num slogan que todos devíamos adoptar para dar força a esta causa tão injusta que não consegue levantar a cabeça duma vez por todas, como o estão a fazer os homosexuais, os judios e outros grupos que foram tão perseguidos no passado.

    Digamos todos em coro:
    EU TAMBÉM SOU CIGANO

    Olé!

    Beijinhos ciganos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois comecemos já...

      E levantemos as nossas cabeças, que todo rromani seja respeitado e a ele seja dado o direito do trabalho honesto e do reconhecimento por isso.

      bjs nossos

      Excluir
    2. RESPEITEMOS A DIFERENÇA: HOJE EU TAMBÉM SOU CIGANA! JUDIA! HOMOSSEXUAL! PRETA! AFGÃ! CHINESA! PAKHI!
      LUTO E LUTAREI SEMPRE PELA IGUALDADE E PELA TOLERÂNCIA!

      Excluir
    3. IGUALDADE RACIAL É PARA TODOS ... SEM EXCESSÃO.

      TOLERANCIA RELIGIOSA, SOLIDARIEDADE, IGUALDADE E MUITA, MUITA ESPERANÇA.

      BJS NOSSOS

      Excluir
    4. porque nao temos que sentir orgulho,mas ta na hora,de sermos todos integros

      Excluir
    5. Tá na hora de sermos IGUAIS.
      E isso tem de ser pra valer.

      Excluir
  4. oi tudo bem eu tambem sou cigana e acho um abisurdo jeneralizaren todo povo cigano do brasil e do mundo isso que eestao fazendo e rassismo e essa delegada teque colocar um prosseso nela pq ela jenaralizou todo mundo aqui onde eu moro todos meu vizinho sabe que eu sou cigana e ja vinhero me pergunta eu fiquei morendo de vergonha mais
    nao posso oagar pelos outros nao e verdade espero que a justiça retire da midia a operaçao romani pq tem tantos persos brasileiro negros brancos vai ve si tem augum cigano so esses ai um bando de lixo e anaufabetos que nao sabem oke estavan fazendo. mais ja estao pagando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kalin,

      é por isso que tanto pedimos dados e números ao governo federal, para podermos provar que essa sina não representa a reslidade de um povo trabalhador, honesto, alegre e sofrido. Que tem a família e a crença em Deus seu ponto forte.

      opré romalé,
      Esperamos que a operação romani, seja de documento, escola, carteira de identidade e saúde para o povo romani. Isso sim.

      um beijo no seu ilô irmã,
      fique em paz, vamos todos trabalhar juntos para que essa situação seja o marco de um futuro melhor para todas as crianças romani no Brasil e no mundo.

      Excluir
    2. nao se esqueca de que,toda pessoa e inocente desde que prove o contrario,com isso,nao podemos condenar os que estao presos,mas defender os que estao soltos,porque nas reportagens ,fala ,refere-se a um povo como todo,cigano,isso sim nao e justo,pagarmos pelo erro de quer que seja (provado culpado),tambem e hora de pararmos e refletirmos das consequencias dos nossos atos .

      Excluir
    3. Caro Anonimo(a),

      è isso, disse tudo. È hora de refletirmos sobre os desdobramentos de tudo isso, do racismo, dos erros da imprensa e principalmente dos atos que desencadearam amanha confusão.

      obrigada por vir

      Excluir
  5. Sou cigano tambem nao achei justo,pois desses 12 ciganos 10 eram honestos,e trsbalbo tambem com vwndas de panelas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperamos que o advogado que assumiu o caso consiga provar a inocência desses 10 e que todos aqueles, inclusive o senhor e tantos outros que vendem tachos, panelas, edredons e outros consigam trabalhar de forma a garantir o sustento da família.

      É hora de todo o país, saber que ROMANI é um povo e que merece respeito, isso se faz com informação e conhecimento. Não podemos desistir.

      um abraço

      devlesa

      Excluir
  6. ola tudo bem eu tambem sou cigano, sou vendedor cmo todos os ciganos do mundo moro no brasil, um pais livre cntra o raçismo mais nao parece pela a inguinorançia da midia e por aguns policias raçistas, nossas crianças estao sofermdo preconceitos na escola por cer cigano nao tao querendo ir na aula isso mindeixa triste sou onesto e trabalhador, ando com minha familha vendendo onesta mente, isso e um costume ciçano nao e quadrilha, queremos ser respeitados e nao discriminados exemplo, fomos perceguidos pelos os nazistas milhares de homes mulhers e crianças, foram mortos no campo de concentraçao pelos nazistas nao seja mais um nazista. diga nao a operaçao romani diga nao au raçismo, maioria dos ciganos sao evangelicos e temente a deus. ass carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos,

      Você e todos os romani, ciganos tem o direito AO RESPEITO, A DIGNIDADE E AS CONDIÇÕES DE ACESSO A ESCOLA PARA AS CRIANÇAS, isso é lei, mas se ela não é respeitada, temos de procurar um meio para que seja. Alguns Romani - ciganos de Goiás, Minas e outros já estão trabalhando para que o Governo Federal conceda mais que um dia, conceda o verdadeiro reconhecimento, por isso temos que contar a verdadeira história. Poucas pessoas sabem que os romani foram quase dizimados no Holocauto, o Porrajimos. CHEGA, BASTA, que existam operações para que os romani no Brasil sejam vistos e reconhecidos, como Brasileiros que são.
      Obrigada por vir e que Deus quarde a todos nós.

      Excluir
  7. LEONARDO DE UBERLÂNDIA,

    Infelizmente, pela política do blog, não podemos postar seu comentário . Ele é real e realmente vc está certo quando diz que neste país os negros, os indios e até os animais se asseguram do direito anti racista, por que não os ciganos? Mas não podemos combater racismo com racismo, por isso, acreditamos sim, que da mesma forma que existem ciganos honestos e trabalhadores, existem jornalistas e policiais. Não podemos combater ódio com ódio. A falta de informação correta, infelizmente coloca todo mundo no mesmo buraco. Isso é errado, muito errado.
    Nós da AMSK/Brasil, lutamos para que a educação, a informação seja levada a todos, para que sabendo quem são os romani, a ignorancia diminua.

    Estamos lutando para que os romani no Brasil sejam reconhecidos e respeitados, pelos seus valores, sua história, sua dignidade e pela tradição de séculos afins. O povo romani é por natureza um povo pacífico, mas não significa que não saiba lutar, quando o assunto é uma clara violação, uma incitação ao preconceito e uma violação dos direitos a dignidade e honra de todo um povo.

    devlesa

    AMSK/Brasil

    ResponderExcluir
  8. Caras amigas,

    O estudo, a educação e como dizem: A LUZ DO CONHECIMENTO é capaz de fazer com que as montanhas andem e se movam. O governo federal, estadual, municipal e todos hão se saber disso um dia. Devem saber que renegar um povo a marginalidade, como todos os governos fizeram, um dia teria um preço a se pagar.

    Parabéns a Juan de Dios e a Ian Hancock por não se calarem e por trabalharem anos afinco pelo respeito e pela dignidade, que o mundo nos ouça, a nós aqui de alguma forma.

    continuemos...

    zerafim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Zerafim, que o Governo nos ouça, que o povo entenda e que as pessoas se juntem contra a discriminação que nos dias de hoje o povo romani ainda sofre.
      A luz do conhecimento, vamos tentando, bjs nossos

      Excluir
  9. Muito bem respondido, claro. Nunca se deve generalizar nem o bem nem o mal, nem as qualidades nem os defeitos do ser humano. Devemos lutar, sim, sempre que haja prepotência e racismo...
    beijos às 7
    o falcão indignado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vamos continuar, lutar e fazer valer nossa ações.

      bjs querida Falcão, sempre

      Excluir
  10. Vejam meu blog "PUNHAL GITANO"...Estou junto com vcs nesse protesto!Ando Sara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Cezarina, JUNTAS, quantas mais melhor.

      Ando Sara
      devlesa

      Excluir
  11. :(, também estamos tristes Daniel, mas obrigada pela sua presença e pela sua força.

    bjs nossos

    ResponderExcluir
  12. Não é só o Brasil, infelizmente para todos... Em Nápoles, cenas de racismo anti-cigano...Mas vêm denunciadas no jornal!
    http://www3.lastampa.it/cronache/sezioni/articolo/lstp/461921/
    beijinhos e sempre atentas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas essa foi uma vitória muiiiito esperada, obrigada por nos informar. Na época, a queima ficou de lado, ninguem assumiu a culpa e ainda falaram que eram os ciganos, traficantes e suas guerras. Agora sim, 18 prissões, culpados na cadeia.

      Tem que ser assim, tem que denunciar, as coisas andam difíceis e precisamos lutar contra o racismo de todas as formas.

      obrigada amiga pela notícia.
      sempre atentas por aqui também.

      bjs nossos

      Excluir
  13. Desculpem só ter chegado agora.
    Tenho andado um pouco afastada do blogue, mas não pude deixar de passar por aqui.
    É urgente fazermos-nos ouvir. Como em todas as etnias, há os bons e os maus. Porquê culpar alguém só por ser cigano?? Porquê culpar alguém só por ser negro? A viragem dos pensamentos já começou, basta deixar andar. Cada pessoa, cigana ou não, sabe "VER" a diferença que alguns ainda fazem tensão que exista.
    Basta de indiferença! Basta do "olhar diferente"! Somos todos iguais. Somos iguais no nascer e seremos iguais no morrer, porquê sermos diferentes entre estes dois pontos????
    7 beijos brilhantes, minhas princesas.
    As noites têm sido escuras, tristes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois aguente firme orquídea maior. Vai passar, basta que não fechemos os olhos e não multipliquemos as coisas além dos tamahos reais.
      Vamos dar conta, vc daí, nós daqui e o céu por nos pagiar.

      bjs nossos e meus

      Excluir
  14. E isso aí vamos lutar juntos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos juntos, pela melhor condição de escola e trabalho entre os ciganos do nosso país. Brasileiros e brasileiras que possuem o mesmo direito ao respeito e a dignidade, a condições de vida e ao direito do livre exercício da profissão, a venda de mercadorias.

      Vamos juntos lutar por um brasil mais justo e igualitário, pois devemos cumprir com nossos deveres e usufruir de nossos direitos.

      um abraço,

      Excluir
  15. na hora de passar o cartao dos outro de 200 pra 2000 mil vcs nao pensaram nas pessoas que estavam sendo enganadas seles tinha gente pra compra remedio ,comida ,e agora tao dizendo que e erado a operaçao romani ,ponha a mao na conciencia e pense nas pessoas que foram enganadas e roubadas a palavras mais certa ,roubou tem que e pra cadeia mesmo .into nao e descriminaçao e justiça dos brasileiros ,andem certo que nao acontece isso com vcs ciganos ,nem com negos ,brancos ou qualquer raça .o carlinho cachoeira ta preso porque os ciganos ladroes nao pode ,roubo ,engano tem que ir preso blz.

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Acho que você não compreendeu. Enganar, roubar, estorquir etc... é crime no Brasil, portanto passível de punição. Já pensou se a gente condena todo o Brasil, digo, todos os brasileiros, inclusive você e seu marido, pelo MENSALÃO???

    Essa é a regra que está usando. Brasileiros somos todos nós. A prática do preconceito acontece quando antes de saber do delito, você condena todo um povo pelo suposto ato de um indivíduo.
    O nome OPERAÇÃO ROMANI é errado, não pode ser dito nem usado de forma aleatória, pertence a muitos brasileiros e brasileiras honetos(as).

    Os culpados no nosso país: BRASIL, devem ser condenados conforme as regras da lei e devem pagar pelos seus crimes, caso seja comprovado o delito. Mas aqui, no nosso país, o BRASIL somos todos iguais, portanto ninguem tem o direito de agredir, diminuir, usurpar ou caluniar a um grupo de pessoas pelo delito de um. Infelizmente essa é a cultura racista e preconceituosa de alguns e felizmente existem pessoas que possuem o senso de separar, escutar e compreender.

    AMSK/Brasil

    ResponderExcluir
  17. se tudo foi dito e todos tem seu pensamento e seu modo de expressar -se mais na verdade todos nos sabemos que existe bom e maus assim são os seres humanos em qualquer pais qualquer religiao, qualquer crença tem o bom e o mau não si destingui-se o preto o branco o amarelo o rosa mais todos filho de DEUS do grande arquiteto do universo, na realidade nem todos os ciganos como foi falado são quadrilha ou bando essa clasificação dada ao povo romani é um fato realmente de desconhecimento do povo romani sei que exista muitas pessoas que não sabem fazer uso de cartão de credito mais não todos, mesmo alguns que não saibam ler mais conhecem os numeros no visor na hora de concruir á compra. que DEUS ABENÇOE A TODOS AMÊM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas são as marcas do preconceito e é com isso que temos de nos ater e combater. O desconhecimento dos povos Rromá ainda é enorme e isso gera muito preconceito.
      Obrigada pela presença e pela benção. Amém.

      Cozinha dos Vurdóns

      Excluir
  18. Este Blog e muito legal.Pastor Alexsandro Castilho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, obrigada pelo sempre carinho de vocês todos.

      nós daqui.

      Excluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas