OVOS DOCES – OMELETES DOCES


Velázquez, Velha fritando ovos, 1618, Edimburgo, National Gallery of Scotland

Ovos, mil variações e todas divinas. Seguro de ser uma refeição rápida e gostosa, as variações deste prato que sempre ocupam as nossas mesas podem surpreender. De gosto marcante, esse omelete doce, embala conversas das mais animadas. Esse tipo de alimento já foi pintado, criado e recriado. Marcando épocas e situações ele já foi o registro da nobreza e da decadência.

Coloque 10 ovos numa vasilha e bata vigorosamente. Acrescente 1 pitada de sal, 2 colheres de sopa de açúcar, 3 colheres de sopa de creme de leite e 1 colher de sopa de água de flor de laranjeira. Bata bem e reserve.

Prepare agora as variações do recheio:

1. 2 colheres de sopa de açúcar com 1 colher café de canela em pó. Polvilhe e sirva quente.
2. 2 colheres de sopa de creme de leite com 1 colher de sopa cheia de geléia de laranja ou de framboesa. Misture bem e recheie.
3*. 2 colheres de sopa de creme de queijo com 2 colheres de sopa de geléia de framboesa. Misture, recheie e leve ao forno.
4.** 4 colheres de sopa de goiabada mole e 2 cálices de vinho tinto seco. Coloque em banho Maria até encorpar, retire e acrescente 1 colher de creme de leite fresco, misture bem e está pronto para rechear.

Divida a massa em 4 porções iguais (mais ou menos 4 xícaras de chá) e coloque cada uma delas na frigideira com 1 pedacinho de manteiga. A frigideira deve ser pequena e não deixe criar crosta, deve ficar macio. 

Coloque o recheio e enrole o omelete. Polvilhe açúcar puro ou com canela. 

Na variação do recheio nº 3* – polvilhe só açúcar e leve ao forno para dourar.
Na variação do recheio de nº 4** - coloque o recheio, leve ao forno e enfeite com o restante da calda.

Essa receita vem da Bavária e sofreu adaptações através dos anos, quando se incorporou o último recheio, bem Brasileiro. É servido preferencialmente nas noites frias de inverno ou como lanches à tarde. Costuma ser servido separado, pelo sabor forte, nada de acompanhar sobremesas de jantar, fica muito pesado. Essa receita é considerada “apropriada para mulheres fortes”, é aconchegante e esquenta a alma.

Receita de descendentes de ciganos alemães - Na família desde 1.920 

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

Postagens mais visitadas