ANDORRA – A COZINHA NO 2º ATO

ANDORRA 
Pois bem, vale a pena recordar...as flores começavam a brotar. Pelos cantos dos muros e nas floreiras. O contraste do vazio, da paz que as montanhas trazem e da segurança que se sente no meio de tanto ar livre. 


Perguntamos no centro de turismo sobre acampamentos, resposta: não tem acampamentos. Shows ou artistas tocando no meio da rua: de jeito nenhum, é proibido, apenas quando ocorre nos hotéis e ou restaurantes ou eventos públicos, previamente autorizados. Sujeira nas ruas: quase impossível de se ver. Tudo na mais perfeita ordem. Isso perturba um pouco. Um certo paraíso controlado, uma entrada e uma saída. O preço da segurança? Quem não á quer! 

 
E fica a pergunta: liberdade ou paz?
 
Inevitável encontrar-se consigo mesmo, não há como fugir do que se é em Andorra, escutando as histórias desse povo que pra cá se mudou a muito, a gente entende. Longe de tudo e perto da vida, com todas as implicações que isso possa trazer.
Aqui podemos viver com segurança, estudo para nossos filhos, saúde e qualidade de vida. Aqui não temos assaltos, quem rouba sabe que não tem como sair.
 
Essa foi à resposta de alguns brasileiros, portugueses e espanhóis que encontramos por lá, trabalhando em profissões corriqueiras e vivendo, sempre em busca da segurança, segurança essa que cobra seu preço em meio a tanta beleza natural, a tanta cultura e a tanta diversidade humana.
 
No restaurante do hotel uma paradinha para a torta de maça e o capuchino com menta e raspas de canela e chocolate.
 
TORTA DE MAÇA
(receita meio roubada direto de Andorra)
Comece pela massa: você pode comprá-la pronta, mais se quiser faça a sua. Junte 1 colher (sopa) de açúcar, 100g de manteiga (com sal), 1 ovo e 300g de farinha de trigo. Amasse até desprender das suas mãos e faça uma bola. Deixe descansar na geladeira por 15’.

Corte 7 maças em fatias, com a casca. Dissolva 1 xícara (chá) de açúcar em ½ xícara de água e ponha numa assadeira rasa e pequena (prefiro as redondas), leve ao fogo e deixe virar caramelo. Coloque as maças picadas em disco, corte em cubos 50 g de manteiga e coloque em cima das maças, tampe a forma, coloque fogo baixo e espere mais ou menos 15’. Desligue o fogo e deixe esfriar. Enquanto isso abra a massa que está aguardando na geladeira com um rolo de pastel e forme um disco. Cubra as maças e apare as borda da massa com os dedos. Leve ao forno pré aquecido a 180ºC. Demora mais ou menos 20 minutos. Deve estar dourada. Desligue, retire do forno e espere uns 5 minutos para desenformar. Aqui se serve com natas frescas e caramelo.
Nem precisa dizer que é uma delícia. 

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Eu estive acampada em Andorra, há muitos anos, claro. Acho estranho que não deixem acampar, eles que venden de tudo para o campismo!
    Viver com segurança e qualidade de vida, que bom, algum dia no Brasil também será assim para todos, a triste história dos "meninos da rua", entre outras, será só uma vergonhosa recordação.
    Os paraísos sempre estão controlados, de certa forma: não há nada perfeito...
    A foto dos capuchinos com a torta de maçã, "quita el sentido"...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Maria, nos desculpe talvez a falta de uma melhor explicação. Quando pensamos em acampamentos estamos pensando nos ciganos. Os de turismo com certeza estão liberados e tem local certo, chegamos a passar em dois. Bem equipados e tudo o mais.
    Quanto ao Brasil, não tenha toda essa esperança, ainda falta muito, tem a prostituição infantil e o trabalho escravo que são seríssimos por aqui ainda hoje, existem terras de ninguem e crises de malária que voltaram a matar por falta de remédio. Aqui existem 3 Brasis e pouca vergonha dos governantes com muito concentimento de todos nós em como viver mais tranquilos, já está mudando, mais falta muito. A ONU já nos alertou formalmente contra a Xenofobia.Não, não existe nada perfeito, existe onde cada um de nós consegue se encaixar da melhor maneira para passar por essa vida e seguir viajem. O futuro nos dirá.

    Contiunemos nós por aqui e por aí onde o vento nos levar.

    5 grandes beijos.

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito este post. A beleza da natureza, a paz, a tranquilidade parece um pouco fora do tempo.
    A tarte deve ser deliciosa! :)

    ResponderExcluir
  4. Ana, foi mais ou menos assim, fora do tempo que sentimos. Uma paz estranha.Não sei se já nos acostumamos com tantas pelejas que estranhamos a calma e a ordem. Tudo lindo sem sonbra de dúvida.
    Tnt fazer Ana, essa é bem simples. Pode comprar a massa folhada pronta.

    5 bjs de cá do mar.

    ResponderExcluir
  5. Senti-me envergonhada com o meu comentário, não sabia a que se referiam.
    Também tenho vergonha pelos "tres Brasis" que há em tantas partes do mundo, e tenho mais vergonha ainda do rico que do pobre.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Lindas fotografias, principalmente as das flores.
    Era bom que esse cenário de paz e tranquilidade existisse por todo o lado...
    Um beijinho para as cinco

    ResponderExcluir
  7. Maria, tnho vergonha também. Nessa terra daqui, tudo se plantando dá. Fome aqui é um absurdo e temos o VALE DO JEQUITINHONHA - FOME, MISÉRIA E POBREZA. Enfim é triste mesmo. Quanto ao acampamento foi erro duplo de percurdo, já consertado.

    muitos beijos, nossa anjo em Cadiz

    ResponderExcluir
  8. Oi Isabel,

    Amamos flores...são lindas né?
    Cada segurança tem seu preço, podia ser assim mesmo, seguro. Utopia nossa, infelizmente.

    bjs - 5

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde!

    Nossa!, belissimo site!, que delicia de cozinha os lugares e a felicidade que é hábito, deste povo maravilhoso.

    Obrigada pelo afeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda Neusa, puxe o banco e se sente. Nessa cozinha, que viaja e que tenta dar referencia e verdade aos romá.

      bj das cozinheiras

      Excluir
  10. Mais lindo ainda! Encantada!
    Beijinhos a todas!

    ResponderExcluir
  11. Amo tortas de maçã, e com certeza esta vai para meu caderno de receitas e se vocês me permitirem também vai para meu blog, Não tenho duvida alguma que é uma delicia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas