BLOGAGEM COLETIVA - A ESTUPIDEZ DA FOME

Foto EFE
Segundo a Unicef, 780 mil crianças que vivem em território da Somália correm o risco de morrer de fome se não forem ajudadas. Somando Somália, Quênia e Etiópia, 2,3 milhões de crianças estão hoje em situação de "desnutrição severa".

A MJ Falcão lançou a indignação própria do ser humano que é.  Assim começou uma longa, árdua, sublime e porque não dizer bela caminhada. O foco dessa atenção não tem nada de bonito “O TRIANGULO DA MORTE” QUÊNIA, SOMÁLIA E ETIÓPIA, não tem nada de novo. FOME, DE NOVO, OUTRA VEZ, MAIS UMA VEZ.

LONGA – porque sabemos que ainda demora muito tempo para resolver, demora o tempo de mais algumas gerações nossas, não deles.  Por lá a estimativa de vida fica em torno de 50 anos. (A ONU estima que sejam 2,2 milhões). A Cruz Vermelha conseguiu nesse sábado – dia 23/07. Entregar comida a 21 mil pessoas. Arroz, feijão e óleo o suficiente para alimentar as famílias beneficiadas por 1 mês. Por BBC, BBC Brasil.

ÁRDUA – porque este tipo de morte não se disfarça com maquiagem e pó compacto. Porque os países ricos ainda usam países africanos para campos de teste, para fins de pesquisa biológicas, armamentistas e disfarces religiosos. Porque o preço de ações passadas é a fome, a miséria e a morte. Os Médicos sem fronteiras (MSF) também estão conseguindo ajudar, faltam remédios é claro. 

Deserti de Danakil
SUBLIME – porque cada vez que uma pessoa é capaz de olhar um outro, desconhecido, diferente em costumes, tradições e língua, com afeto, preocupação e profundo respeito, essa pessoa muda a rotação dos fatos. Ela ousa ser igual, ousa se indignar e ousa sonhar. É neste exato momento que morrem as palavras e nascem as ações.

BELA CAMINHADA – porque mesmo que não os conheçamos e vice versa, nós sofremos e nos indignamos por eles e eles rezam e pedem, esperam e morrem sem saber que algum desconhecido os enxerga, os abençoa e os acolhe. Porque ter significa não sentir falta, mas não pode significar nunca não enxergar.

Nós podemos dar comida, roupa, remédio a eles. Nós temos, eles não têm. Eles podem nos dar exemplo de dignidade, resistência e entendimento do que não ser. A dádiva não é de quem pede, ela é de quem compreende o dar e o faz; de acordo com o que pode, no tempo que pertence a cada um. Não podemos mudar a consciência do mundo, mas podemos mudar a nossa e nós somos um pedaço do mundo.

Tudo o que hoje acontece por lá, acontece conosco em nossos países, existe fome, intolerância religiosa, doenças, surtos, depressão, tristeza, fome, desemprego. Existe racismo, xenofobia, violência, injustiça e pobreza. O tempo, o descaso e o não ver é que transformam rios em sertões, mares em desertos.


Se cada um de nós pedir a seus seguidores que coloquem uma foto, um selo no seu blog, muitos verão e muitos compreenderão no seu próprio tempo que a beleza e a dor sempre andaram juntas e continuaram pelos séculos, além de nós. Entretanto, muitos também saberão que esse é o retrato da miséria humana e que nossas ações podem ser nossos piores inimigos.

Waris Dirie – a menina da Somália que aos 12 anos atravessou o deserto para se tornar Embaixatriz da ONU.

Jardineiro Fiel – O Filme – Uma forma de fazer com que o mundo veja.

ONU - Pronunciamento oficial, uma maneira de saber que não é boato de final de semana, é realidade que mata.
 
Cuida teus Pensamentos porque se tornarão Palavras. Cuida tuas Palavras porque se tornarão Atos. Cuida teus Atos porque se farão Costume. Cuida teus Costumes porque forjarão teu Caráter. Cuida teu Caráter porque formará teu destino E teu Destino será tua vida… Mahatma Gandhi






 






Deles não nos esqueceremos jamais.
Outros se juntarão, essa é a caminhada.

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Às vezes procuramos esquecer por defesa própria, e porque as palavras não dão de comer aos que têm fome de pão.
    Menos mal que também há milhões de pessoas compassivas e generosas (infelizmente não é o meu caso), que se preocupam em lutar para que haja justiça e dignidade.
    Gostei muito das vossas palavras como sempre, e fico com estas para uso pessoal "Não podemos mudar a consciência do mundo, mas podemos mudar a nossa".

    ResponderExcluir
  2. Cozinha dos Vurdóns,
    Agradeço uma vez mais o convite à reflexão, à luta e a esta blogagem colectiva.
    5 beijinhos deste lado do mar. :)))))

    ResponderExcluir
  3. Maria, o mais difícil é justamente mudar a nossa, por isso te admiramos tanto, mesmo do outro lado do oceano.

    5 bjs

    ResponderExcluir
  4. Ana,
    Vamos lá, é uma longa caminhada. Daremos conta, a internet pode muito se bem usada.

    bjs - 5

    ResponderExcluir
  5. Não consegui colocar o selo, tenho medo de fazer asneira, mas assim que vier um dos meus "ajudantes", lá o colocarei.

    Um beijinho para as 5

    ResponderExcluir
  6. Combinado Isabel. Eu errava muito antes, depois fui pegando a manha.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Estes posts desta temática que tanto nos revolta, estão muito bons! Eu tentei em pouco tempo postar sobre o tema, mas nem sabia qual a data...acabei por postar ontem ao ver a vossa postagem!
    Beijinhos,
    Manú

    ResponderExcluir
  8. A data é sempre minha querida Manuela, infelizmente. Não vamos deixar esses assuntos no esquecimento. Estamos na fila, bom saber que você também está.

    bjs das 5

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas