ANDORRA EM TRÊS ATOS - A COZINHA

ANDORRA NA COZINHA DOS VURDÓNS

Localizado na praça central de Andorra a Velha(capital) e do lado do centro de turismo.
Na praça em frente ao noso hotel
Sabe aquele sonho antigo de conhecer um lugar, distante, diferente e encantador? Andorra era esse lugar. Belas paisagens, arte, cultura, culinária, gente, Pirineus e água. Foram as águas de riachos em meio a pedras, mais belas que já vimos. Veremos esse pequeno país mais vezes, com certeza. Entramos em Andorra por França/estação de Toulouse por micro ônibus – 32,00 euros por pessoa, vistas belíssimas, um motorista catalão gente fina e umas 3 horas de curvas e mais curvas. Vale à pena.

Andorra foi um dos países mais belos que já visitamos. Por ali tremulam as bandeiras de França e Espanha, com um forte sotaque Catalão. Uma cozinha mediterrânea de dar água e muita coisa bonita de se ver. Quando se fala em cozinha mediterrânea é praticamente impossível não lembrar de cozinha rhom e o sabor não engana, mesmo que não fique as vistas. Impossível também não lembrar da Falcão e da Ana num lugar assim, mas acho que fariam exatamente igual a nós, andar e se maravilhar com o que vê.

Hotel L'Isar (daqui se sai pra todo canto nesse país)
Andorra é arte a céu aberto, seja pelas estruturas naturais, seja pelas esculturas nas praças, pelas Igrejas e afrescos. Funciona assim: tem museu a céu aberto e museu de todo tipo. Construída num terreno acidentado, por entre vales e absorvida pelos Pirineus de qualquer ponto que se veja, conhecer um pouco dos hábitos daqueles que por lá fincaram raízes e sua comida de camponês.

Andorra planta 5% do que consome, o restante vem de fora, especialmente da França, Espanha, Itália e Portugal.

Localizado no shopping Illa/Andorra La Velha,
o melhor Jamón Serrano que já provamos.

Acompanhado de batatas assadas, pimentões cozidos na brasa, bifes de lombo, salada fresca de tomates, folhas verdes e palmites com azeitonas sem se esquecer do pão fresco. Aqui. Isso é muito parecido
As flores e as construçõe são um capítulo a parte.

A água que desce das montanhas atravessa a capital numa clareza quase sublime. A sonoridade da água é maravilhosa.
E tem mais por vir..
Cozinha dos Vurdóns

1. Paisagens lindíssimas.
    A cozinha mediterrânica tem segredos e sabores maravilhosos.

5 beijos para as mais lindas estrelas.

2. Carlota,

Fomos descobrir isso - cozinha e paisagem.

5 grandes bjs

3. Belo, belo. Não tenho palavras.
    Obrigada.
    Estive em Andorra na minha adolescência, não aproveitei o que hoje aproveitaria.
    A cozinha mediterrânica vestiu-se de beleza e sabor.
    Dalí e o tempo, razão da nossa existência: passado-presente-futuro, ah se nós pudéssemos manobrar o tempo...

5 beijinhos de Coimbra!:)))))

4. Quando vivia em Valência fui várias vezes a Andorra, uma delas só com a intenção de fazer compras (era tudo muito mais barato). Aconteceu que era 8 de Setembro, dia da Patrona Nossa Senhora de Meritxell, o único dia ao ano que fecham as lojas(!) além do dia de Natal e Ano Novo, creio. Menos mal que é um sítio maravilhoso para perder-se.
    Vocês, minhas lindas, comeram o melhor jamón serrano, suponho que ibérico de pata negra (jabón significa sabão...)
    Os quier mucho

5. Ana, tudo é tão belo que tiramos muitas fotos, devagar iremos postar. Como não lembrar de vc lá.

bjs 5 - as vezes as manobras nos tiram coisas muito boas,melhor como está, sempre.

6. Maria, eu e as minhas trocas de palavras...já corrigi, não sem antes de acabar de rir.
    Quando as compras, produtos de beleza, bolsa e perfumaria me agradaram muito pelos preços, a hotelaria é boa e não é cara. Entretanto as paisagens são de tirar o fôlego. E sim, pata negra, que aqui no Brasil tem um preço bem alto.

muitos beijos, mais de 5

7. Que grande e bela viagem! De deixar
    agua na boca em todos os sentidos!
    Imagino a beleza das paisagens...mas é muito longe! Ando preguiçosa para viajar.
    Talvez vá até Évora de comboio assim para já (nova linha, chega-se em 1 hora e meia), quando o calor passar.
    Beijos!
    (fiquei cheia de fome. tenho cá jamón - também tenho jabón...- mas não é pata negra!com pão alentejano, vai tudo!)

8. Olá amigas,
    Também já estive em Andorra, muito diferente do que deve ser hoje, porque já foi há uns anos. Também adorei, lá nessa altura vendia-se de tudo e muito mais barato...uma pequena cidade de encanto! O mais emocionante foi mesmo subir à montanha de jeep, em estrada de terra e com precipícios de bater o dente! rsssss
    No fim desse passeio, existia a fonte de água pura onde se bebia um Ricard, não tinha estômago para isso depois de tantas curvas e contra-curvas! rsssssssss
    Inesquecível!
    Beijinhos,
    Manú

9. Eita, subimos para Pal - a estação de esqui de ônibus...sem apertos. A paisagem vale a pena e as bicas de água também.

bjs 5

10. Comecei e terminei encantada!
    Há muito que Andorra me encanta e agora fiquei com vontade de pesquisar a gastronomia! O Jamón deve mesmo ser demais!
    Parabéns pelo post! Amei!
    Muito beijos!

1. A gastronomia é bastante mediterrânea e camponesa. Tem muita coisa da Cataluña.

DIVINO...dá saudade.

bjs

11. Thanks for sharing your info. I really appreciate your efforts
    and I will be waiting for your next post thanks once again.
    My webpage ... jamon curado

1. Jamon Curado é um produto do qual nos lembramos com muito carinho.

obrigada pela visita, é sempre um prazer, falar de coisas boas.