COMPOTA DE PESSACH E DOCE DE PAPAIA

Compota de pessach - A compota de Pessach é muito apreciada na Páscoa Judaica (Pessach), e é difícil encontrar quem não goste desta sobremesa, leve, simples e cheia de significados.

chef Breno Lerner 
Um dia antes da festa - deixe de molho em água as frutas:   1/2 kg de ameixa pretas, 6 cravos da India, 250 grs de damasco e 250 grs de uva passa sem semente (prefira mista - clara e escura).

Coloque numa panela: 1/2 litro de vinho branco e casca de 1/2 limão, 1/2 xícara (chá) de açucar, 1/2 litro de água e 6 paus de canela. misture bem e leve ao fogo por 2 minutos, mexendo sempre.

Acrescente as frutas reservadas e escoadas e deixe ferver por 20 minutos. retire e coloque numa compoteira. deixe a calda engrossar um pouco mais na fervura e depois despeje por cima.
A calda deve reduzir pela metade e deve ser coada também. Leve a geladeira e sirva no dia seguinte.
Mais receitas assim, você encontra nesse livro aí, do chef Breno Lerner.

Fácil e cheio de significados - A cozinha Judaica. 
Doce de papaia 
Separe 1 mamão papaia com casca ainda verde, descasque e fatie. Reserve.
Coloque numa panela, 1 xícara (chá) de água e 1 de açucar, 1 pitada de sal, 2 cravos da India, 1 pau de canela e 4 cardamomos.
Quando a calda alcançar o ponto de fio, acrescente o mamão e deixe por 10 minutos. Deixe esfriar e leve a geladeira. Tudo em fogo médio.


Essa receita é muito feita no interior, na fazendas. Um doce que alegra a alma, pela simplicidade e pelo sabor sempre de aconchego. Esse é um doce comum dos Vurdóns.
 Cozinha dos Vurdóns



Comentários

  1. Eu já conhecia está compota, através de um amigo judeu de meu pai, porém eu amei, a que vocês descreveram aqui e já fiz, vou voltar a fazer e tirar foto. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é maravilhosa e uma das minhas prediletas...vou esperar as fotos.

      bjs grandes

      Excluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas