PROJETO KALINKA - A COZINHA NAS ESCOLAS
Para muitos UTOPIA, para NÓS, realidade.
PROJETO KALINKA
Esse projeto é a realização de um sonho.
em comemoração ao dia Internacional do Cigano - 8 de abril
O nosso objetivo é Despertar a Consciencia dos participantes, professores, pais e alunos, bem como toda a comunidade escolar, para a desigualdade, a fome, o preconceito e a discriminação que esta etnia tem sofrido nos últimos anos.
Essa é a escola que você deseja para seus filhos?
Esse é um povo nobre, com uma identidade forte e toda uma cultura que ao longo dos anos vem sido renegada a violência de guerras, massacres, falta de informação e vontade política. Esse povo precisa passar de bode expiatória a etnia reconhecida nos seus direitos e deveres de fato.
A AMSK - Brasil/ Associação Maylê Sara Kalí, Lança esse projeto em parceria com o Centro de Ensino fundamental da 104 Norte/ dia 08 de Abril - Brasília - DF - http://cef104n.blogspot.com/
"CIGANOS NA MINHA ESCOLA - UMA HISTÓRIA INVISÍVEL"
A história sempre renegou esse povo a invisibilidade. Perseguidos, hoje estão nos quatro cantos do planeta e precisam que sua verdade apareça. Existem muitas história felizes, que o mundo não deseja ver, existem fatos de discórdia, maltratos e abusos que o mundo encobre.
No Brasil o preconceito velato, atinge de forma certeira essa crianças. O problema existe e é grave. Para que a sociedade como um todo a enxergue, precisamos começar por limpar nossos próprios olhos.
Exercer a cidadania é um direito de todos, não deve ser uma propaganda enganosa ou uma verdade de duas escolhas, quando serve usa e quando não descarta.
O Racismo renega milhares de criança das mais diversas etnias a uma realidade brutal e a um futuro nulo de esperança e de paz.
Vários países preparam seus eventos de forma a mostrar, informar e esclarecer sobre os Rhomani.
O povo Rhomani hoje é a maior etnia, dentro as minorias espalhadas em estado de abandono no mundo. Desde a ìndia á Europa, do brasil e toda a América do Sul.
Respeitar as diferenças é construir um mundo mais justo.
Lutar contra o preconceito é a receita certa para um futuro melhor.
Cozinha dos Vurdóns - um projeto da AMSK - Brasil
ascesse http://www.amsk.org.br/ e saiba mais
Parabéns pela iniciativa. Já cliquei.
ResponderExcluir5 Bjs
Obrigada pela força Ana, tomara que outros cliquem. Sempre que o assunto requer coragem, muitos fogem e abstem em outras histórias mais leves. Amanhã começamos e nunca deixaremos de lutar.
ResponderExcluir5 bjs
Cozinha dos Vurdóns
Vou clicar, claro!
ResponderExcluirAliás, até escrevi hoje um post de "apoio" incondicional e de "parabéns" pelo dia 8, dia Internacional do Povo Rom!
Abração e 5 beijos
o falcão
http://falcaodejade.blogspot.com/2011/04/dia-8-de-abril-e-o-dia-internacional-do.html
Tinhamos certeza disso, Falcçao amigo, mulheres quando dão pra ser fortes, nem o vento arranca.
ResponderExcluir5 bjs e 1 da rainha.
Já sabem que lhes desejo o melhor, é tudo o que posso dizer, e que disfrutem de este dia como merecem.
ResponderExcluirAlguma vez todos os dias serão bons para que haja justiça. Beijinhos
Oi Maria, bom te ver por aqui, no fundo sabíamos que viria. Um dia nós SERES HUMANOS intenderemos que é só isso, que nada mais importa.
ResponderExcluirVeremos juntas esse dia.
5 bjs
Fico muito feliz em ver uma iniciativa dessas, pois há anos luto contra todo tipo de preconceito,principalmente quanto à minha etnia, sempre mal vista, embora admirada - um paradoxo -acreditando que a diversidade é que dá um toque especial a este mundo, acrescentando e engrandecendo culturalmente os povos.
ResponderExcluirSeja bem vinda cara, amam prima -
ResponderExcluiressa é a nossa missão, levar um pouco de entendimento para que haja paz sem preconceito.
Que Sara Kalí lhe abençoe.
Cozinha dos Vurdóns