ARROZ DE FRANGO AO QUEIJO E AMENDÔAS E SALADA DE LARANJAS.

Mais uma reunião e lá vamos nós ... tem almoço na cozinha. Tem que ser rápido, saboroso e aquecer as idéias, afinal de contas nessa cozinha se discute muitas coisas. 
Então, vamos conversar enquanto cozinhamos.


Deixe 1 cebola cortada em rodelas de molho em água fria e ponha uns cravos também, tira a acidez dela, e vá cuidando do restante.


No Parlamento alemão, cigano lembra o "Holocausto esquecido" (Quinta-feira, 27 de janeiro de 2011_ e sobre DESCENDÊNCIA - Série dos indivíduos que procedem de um progenitor comum; progênie.



Eis um assunto difícil e incrivelmente complicado. Acreditem no Brasil é assim. Nomes feios como xenofobia são disfarçados e colocados de lado, existem sites, blogs e afins que colocam a vida das pessoas num patamar pequeno e banalizam o preconceito, o racismo de dentro pra fora e vice versa. É; a vida deveria ser simples sim, mas o ser humano não permite tal tranqüilidade.


Como saber as descendências depois da Segunda Grande Guerra? Pra que saber? Quem é mais ou menos cigano, rhom (outro problema esse de língua – Rom), Sinti, Calón e por aí vai. Como julgar um sobrevivente que optou depois de perder toda a sua família; mudar o rumo da vida e da própria história. Alguém por acaso se esquece do que é feito? E os que foram repatriados, separados logo nos primeiros dias de vida?

Como apagar imagens que não podem ser reconstituídas no presente? Como lutar dentro desse novo parâmetro no meio da família? Difícil de responder? Difícil de viver.

Para o arroz - 5 pessoas.

2 filés de peito - grandes e sem osso,
4 linguiças defumadas de frango,
Pique tudo e coloque numa panela com 1 colher de azeite, 1 de salsinha fresca, 1 de sal e 1 de alho picado. Refogue.
Refogue tudo muito bem e coloque 2 dedinhos de água, tampe a panela e vá preparando o restante.


Uma coisa é certa. Em qualquer rumo que a vida nos leve, quando optamos por um norte definido e preciso, iremos sofrer represálias. Isso é fato. É fato também que isso ocorra de ambos os lados. Porque? A dita verdade. Sempre haverá um ou outro procurando a superioridade. E é nesse momento que se cria a manivela dolorosa, gigantesca e destrutiva que chamamos de estereótipo. Ao alargarmos nossa conversa nos deparamos com a estrutura familiar e escolar. Homem não chora, homem não usa saia, cigana só anda de saia, todo cigano é ladrão, mulher tem de usar cabelo comprido, assim demarcamos nossos territórios, são tantos os exemplos que seriam necessários dias em torno de suas colocações. Isso de dentro e de fora de qualquer grupo étnico precisa e deve ser combatido.



Faça um copo de chá de flores mistas com canela e cravo (1 copo de água e 1 colher de sopa de flores), coe e reserve.


Numa outra vasilha coloque: 1 bisnaga de requeijão culinário, 1 colher de sopa de queijo ralado e 3 de amêndoas tostadas. Misture bem e reserve.
Coloque agora 3 xícaras de arroz lavado, o chá coado, 1 xícara de ameixas pretas picadas e sem caroço, 10 azeitonas pretas picadas e sem caroço, 1 colher de sopa de orégano. Refogue novamente, acrescente o chá e deixe secar. Acrescente um copo de água e quando estiver quase seco, acrescente a mistura de queijos. Mexa e abaixe o fogo por 10 '.
Coloque lascas de amêndoas por cima e sirva.

Reafirmamos nosso trabalho de formiguinha mais ainda. Seja na dança, nos projetos, na cozinha, na vida. Não é fácil, não foi e não será. Como cada qual tem sua porteira nesse imenso mundo de meu Deus; lá vamos nós.

Sabe a cebola que ficou de molho? Escorra a água, pique 4 laranjas e regue com o suco de uma, junte a cebola, azeitonas pretas e tomates cerejas. Tempere como quiser, aqui colocamos um pouco de pimenta do reino, azeite, sal grosso e suco de laranja é claro.




Esse foi um almoço de constatações, alegrias, tristezas e realizações, afinal a vida é feita disso mesmo. Muitos descendentes não caíram das carroças por acaso, existe uma vida por trás disso, são como os filhos do meio, são uma mistura de pai e mãe e talvez por isso possam ter aprendido a andar no tempo do vento, construir ferramentas inéditas e compreender e respeitar os dois lados de uma mesma moeda. Nem mais nem menos. Apenas isso. 

E gente, não é por nada não, tava muito bom.

Cozinha dos Vurdóns, 
alicerçando o nosso pão do dia a dia. 


Comentários

  1. As cozinheiras,

    Isso é o mais difícil. Amam, como dizia meu pai.
    Um abraço e força.

    Sonjha Mantras

    ResponderExcluir
  2. Amam Sonjha, que bom que você voltou a postar na cozinha, sentimos sua falta. Obrigada pela torcida, vai dar certo sim, é em nome de Sara, sempre.

    7 bjs de todos,

    ResponderExcluir
  3. Que lindo (mesmo que me repita) as cozinheiras a conversa, a comida .. fantasticas e sente-se o amor que nos comunicam
    Graças :)
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Que apetitoso deve ser!!
    Gostei muito do pormenor do guardanapo azul, a maneira como está dobrado.

    5 Beijos deste lado do mundo!!

    ResponderExcluir
  5. Não, não é fácil, mas é o único caminho para que as coisas vão melhorando pouco a pouco, nenhum esfôrço cai em saco roto.
    Sem pessoas corajosas com vontade de lutar, isto estava sempre na mesma.
    O vosso arroz é demasiado sofisticado para os meus conhecimentos culinários, deve estar riquíííssimo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Marizei, graças dizemos nós pela sua presença.
    Obrigada por vir,

    5 bjs

    ResponderExcluir
  7. Carlota, esse guardanapo parece uma garça, muito legal e a carinha da Bertha.

    E olha, ficou bom mesmo, acabou na sentada que demos.

    5 bjs

    ResponderExcluir
  8. É Maria, as vezes dá uma preguiça só de pensar ou ler algumas coisas do gênero, passa um pouco, ligamos umas pras outras e as coisas vão se encaixando melhor. Mais vamos lá.
    Quanto ao arroz, larga disso, não tem nada de diferente, tente, acho que fica melhor que esse.

    É sempre bom te ter por aqui,

    5 bjs

    ResponderExcluir
  9. Cozinha dos Vurdóns,
    Só agora reparei que tinha saído mais uma receita. E esta é de difícil confecção, tal como a vida que se vai tecendo, talvez menos difícil porque com esforço ela realiza-se. E a vida? Esta é mais penosa de moldar e cozinhar porque não temos os ingredientes necessários.
    Aprendi com a conversa duas receitas e mais conhecimentos.
    Apraz-me muito conhecer as cozinheiras!
    5 mil Bjs!:)

    ResponderExcluir
  10. Alguem já te falou que vc é linda!!!!

    5 mil beijos das cozinheiras

    ResponderExcluir
  11. Vim ver esta receita antiga porque eu ADORO ARROZ!!!
    Tudo o que dizem é tão verdade! tenho pena de não ter tempo para me pôr aqui a conversar, quêridas! O mundo dá voltas e voltas, mas o que conta é o sentimento, o desejo de justiça, a recusa do preconceito errado sempre! Tudo deve ser pensado de novo! O que conta é o saber, é o procurar conhecer, é o aceitar o outro, contando-lhe como a gente é: diferente? Ainda bem! Mas sempre seguindo humanos. Mesma raça: HOMEM!
    BEIJões em vocês as 7
    Tenho saudades. ONde andam vocês?????
    O falcão saudoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudade...segundo um ditado cigano: SAUDADE É O AMOR QUE FICA. E acho verdade. O tempo anda curto, mas não podemos reclamar, a vida tem nos sido generosa; porque estamos podendo ajudar muita gente.

      Estamos sempre perto do seu coração,

      sempre,

      bjs muitos

      Excluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas