OS QUEIJOS E FIGOS DE DONA INÁCIA


RECEITA DA DONA INÁCIA CABRITA – PORTIMÃO II
(Senhora com 92 anos, aniversário dia 3 setembro, vendedora de queijo de cabra e ovelha, e doce de figo com amêndoas - conhecido como doce de figo do Algarve.)
Jasmim amarelo de Portimão.

Dª Inácia é daquelas pessoas que jamais iremos nos esquecer, com seu casquinho e sua sacolinha, vinha atravessando a rua devagar e conversando com as pessoas. 

As rosas de Santa Terezinha

Nesta altura havíamos acabado de visitar o Forte de Santa Catarina, numa travessa que pela direita tínhamos o mar e a altura de nossas mãos; JASMIM. Do outro lado da rua as floreiras de um hotel, flores (rosas de Santa Terezinha) a explodir pela calçada, lindas, belas, vivas.






Mesmo com o sol a pino e um calor na casa dos 28 graus, sorvete e café sempre formam uma boa opção. Assim foi, sentadas e já na xícara dupla de café, encontramos dona Inácia, ou ela nos encontrou, ainda não sabemos bem.

Dª Inácia Cabrita

Devota de nossa Senhora de Fátima, Dª Inácia ficou viúva a mais de 30 anos e veio para Portimão morar com a filha e o genro. Daí pra uma conversa animada foi um pulo.


Acabou a noite. É claro.
Todos os dias, ela passa pelos bares e restaurantes que já a conhecem para entregar o queijo de cabra fresco e o curado e os Doces de Figo do Algarve. Compramos um de cada ... é claro.
 O doce - queijo de figo, custou 5,00 euros.


O marido foi emboscado numa travessa, á noite, quando voltava pra casa, disse ela. Nunca soubemos o motivo. Tive medo de ficar em só e vim pro Algarve. Vivo com minha filha, ela prepara os doces e o queijo e eu os vendo, converso um pouco e ando. Andar faz bem. E vocês? São do Brasil? ... Precisam provar desse doce, não se acha igual, só por aqui. Impossível recusar, frescos, saudáveis, bonitos e apresentados a nós pelas mãos meigas daquela criatura que mais parecia sair de uma história de fadas. Que bom que ainda existem fadas como a Dª Inácia.
Dª Inácia, Carla e eu.


Pedimos a ela duas coisas; uma foto na qual ela respondeu imediatamente, ai Jesus, e eu com esta cara? E a receita, na qual ela nos deu um resuminho.

DOCE DE FIGO DO ALGARVE

1 Kg de açúcar

½ litro de água

3 Kg Amêndoa moída

3 Kg Figo seco moído

Chocolate

Erva Doce

Aguardente (uma branquinha – segundo Dª Inácia)

Colocar no tacho o açúcar e a água, mexer até dar o ponto de fio. Adicionar o chocolate – ralado, mais ou menos um copo, erva doce – se quiser e a branquinha (1 cálice). Depois a amêndoa e o figo moído. Mexer com colher de pau. Espere soltar do tacho e coloque pra esfriar. Dura o ano inteiro.


A mais simpatica vendedora de doces do Algarve, e quem sabe de todo Portugal.
A respeito da receita pra se ter 92 anos com aquela disposição e aquele sorriso, ela nos respondeu:


Aí Jesus, depois que assisto à novela (Brasileira); tomo um biquinho da branquinha e uma fatia do queijinho de figo e vou dormir. 

E não levanto não, só de manhã. Durmo a noite toda.

Os queijos são maravilhosos e o doce sem igual.


Quanto a Dª Inácia Cabrita de seus quase 92 anos, fica a saudade e a certeza de que a gente do Algarve, assim como a Carla (A Carla trabalha no ZEZÉ CAFÉ PRAIA DA ROCHA - PORTIMÃO. ) que preparou o nosso maravilhoso café duplo, são o retrato mais fiel da beleza dessa terra.

Mais doces do Algarve - Portugal.
http://www.cgalgarve.com/doces.htm - Confraria dos Gastrônomos do Algarve.

Cozinha dos Vurdóns - em visita a Portimão/PT , uma das mais belas partes de Portugal e com pessoas que fazem desse mundo um mundo melhor, simplesmente por existirem.

Comentários

  1. ´´E uma virtude narrar assim uma receita recheada de simpatia e carinho. ´´E uma rel´´iquia encontrarem pessoas tao bonitas!
    Dizem que a beleza atrai beleza e assim, apareceram a D. Inacia, as rosas de Santa Teresinha, o jasmim e o doce pela boca das 5 cozinheiras.
    Bem hajam! (estou sem assentos)
    5 bjs. :)))))

    ResponderExcluir
  2. Quem colocou o coment´´ario com estes assentos foi a ana do (In)Cultu. Nao consigo comentar com o meu nome habitual.:(
    Bjs. :)))))

    ResponderExcluir
  3. Dona Inácia foi assim, um vento doce e perfumado que passou em nossas vidas.

    Não liga não, você é mais que acentos ... 5 bjs

    ResponderExcluir
  4. Roubei-lhes as rosas para o meu blog,confesso,e fiquei fascinada com a imagem e a vida da Dª Inácia, acho que há uma certa forma de fazer anos que me causa muita admiração e interesse. Nunca me canso de ouvir falar um anciano sábio, sempre se aprende algo (apesar de que aos meus 66 anos já temos obrigação de saber alguma coisinha...)
    Gosto muito de vocês, Maria

    ResponderExcluir
  5. Querida Maria, ela é linda e foi um prazer estarmos alí, sentadas, escutando.

    Gostamos imenso de você e saiba que nos deixa muito feliz por aparecer aqui.

    5 bjs

    ResponderExcluir
  6. Caras 'bloggers', é uma verdadeira 'delícia' rever as gentes daqui nas vossas palavras e afecto. Bem-hajam por enaltecê-las e pela partilha também.
    Um abraço :)

    ResponderExcluir
  7. Que receita divinal!
    Que post tentador, eheheh
    Figos, humm huummm

    Um abraço de Portugal para 5 estrelas!!

    ResponderExcluir
  8. R. Nais tuke você pelo carinho. dª Inácia e a Carla são muito queridas sim. Ficamos com saudade delas. Amamos portugal, isso é uma realidade e um fato, e todos vocês, cada um de vocês, teviram sua parcela nisso.

    5 bjs e mais uma vez, nais tuke, bem-hajam.

    ResponderExcluir
  9. Oi Carlota, também amamos esse doce divino.Mais uma receita aprovada para a nossa cozinha, sempre com as bençãos de Dª Inácia é claro.

    Recebido o abraço com carinho e apreço pela constelação portuguesa.

    as Cozinheiras

    ResponderExcluir
  10. Que senhora bonita, com 92 anos.
    A minha mãe também tem 85 e é igual.

    Eu gostava de chegar assim a essas idades...

    Vamos ver se Deus me faz a vontade!

    Um beijinho para todas.

    Isabel

    ResponderExcluir
  11. Vamos torcer Isabel ... tendo qualidade de vida e lucidez é lindo de se vê. Nossa Rainha tem 86 e anda mais que qualquer uma de nós.

    5 bjs as duas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas