REALIZAÇÕES DE UMA COZINHA CHEIA DE VURDÓNS



Hoje é dia de comemorar, sempre o é.
Agradecer o caminho pelo qual passamos e aos que lado a lado construiram conosco um mundo com menos preconceito, aprendendo o que é diversidade, dia após dia.
Essa perspectiva de dias melhores, respaldada por ações que alcançam a prática, fazem parte do trabalho da AMSK - Brasil e todo o seu corpo técnico e aqui com a parceria da CEF 104 N.

Hoje é um dia como outro qualquer e por isso mesmo é um ótimo dia para começar a andar, a construir, a pensar, a se posicionar diante da vida e esperar que ela se posicione diante de você.

Não existe apenas uma verdade absoluta sobre essa etnia, existem seres humanos Rhons, Sinti, Calón, Ciganos, um povo e uma nação, diferentes entre sí, que buscam respeito e dignidade para cumprirem seu papel no mundo.

A discriminação e o preconceito já fizeram muitas vítimas ao longo da história. A intolerância seja ela de cunho social, religioso ou filosófico coloca a cada dia que passa mais mulheres e crianças na linha da miséria, do absurdo da fome e da falta completa de um futuro digno.


O mesmo destino imposto a Sara – a Kalí, (séc.I) ainda permanece em boa parte do Leste Europeu, Europa, nas Américas. . . no Brasil.



“A fome, a violência, a intolerância e a discriminação nunca foram, não são e nem poderão ser a herança de um povo, são o retrato cruel e desarmônico de alguns poucos ao longo dos séculos com a impotência de muitos que se calaram.”
 
AMSK/Brasil

 Cozinha dos Vurdóns 
DEUS ABENÇOE TODOS OS CIGANOS E NÃO-CIGANOS DO MUNDO.
(THIE BLAGOIL O DIEL SAR LE ROMEN TAI LE GAGEM KATAR LE LUMIA.)



Comentários

  1. Um bonito post para nos por a pensar.
    A vida é tão bela, mas ao mesmo tempo somos tão insignificantes num universo gigantesco...
    Sem nos impedir de viver e ser felizes, deviamos ter sempre presente essa nossa insignificância.
    Para quê intolerância,discriminação,preconceito...

    Começamos e acabamos todos da mesma maneira...

    ( Como eu gostava de poder frequentar as aulas de dança da Lucimara...)

    Um beijinho
    Isabel

    ResponderExcluir
  2. Há uma sabedoria de vida nos vossos passos que me agrada profundamente. Espero, sinceramente, que o bom rumo faça sempre parte das vossas escolhas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. IZABEL, É ISSO MESMO. VIEMOS DO PÓ E AO PÓ VOLTAREMOS. SIMPLES ASSIM. O RESTO DO TEMPO PODERIAMOS PASSAR DANÇANDO, JULGO EU...ACHO QUE A LÚ CONCORDA COMIGO.

    5 BEIJOS COM CARINHO

    ResponderExcluir
  4. É sempre bom vir até cá ler as vossas receitas e ficar a saber mais sobre o vosso trabalho maravilhoso.
    Talvez um dia, quem sabe, não haja estas diferenças.
    As vossas receitas servem para isso mesmo.
    Deixo este presente para Lucimara e para as Cozinheiras
    5 Bjs. :)

    ResponderExcluir
  5. AC - bom te ver por aqui. Esperamos também termos forças para levar a diante essa e todas as questões que possam aparecer, em prol de um entendimento maior. Acaba que não sabemos se aprendemos mais ou ensinamos alguma coisa. Muito bom.

    beijos e volte sempre

    ResponderExcluir
  6. Ana, obrigada pelo presente, você acertou, já dancei essa música em 2009 em um de nossos eventos, O NOITE CIGANA - SARA KALÍ GROUP -

    Nais Tuke pelo carinho e a atenção que você dispensa a nossas atividades. Elas são simples e pequenas para o muito que ainda deve ser feito. Quem sabe um dia o mundo se torne flores.

    5 beijos de todas nós cozinheiras
    Lucimara

    ResponderExcluir
  7. Não há problema.
    Lê-se igual.

    Um beijinho (ou antes: 5 )
    Isabel

    ResponderExcluir
  8. Um belíssimo post que me deixou a pensar, e recordar outros tempos, outras vidas.
    Tenho uma história engraçada para vos contar.
    No meu dia a dia convivo com elementos de raça cigana. Um dia, uma menina chega perto de mim e diz-me que eu estava grávida e que ia ter um menino. Eu sorri, era "impossível" (pensava eu) estar grávida. Mas estava e nasceu o D. Hoje quando nos encontramos, sorrimos ao lembrar essa altura e falamos sobre os nossos filhos.
    Ao contrário de muita gente, nunca tive medo dos ditos "ciganos" e embora tenha tido alguns contratempos com um que acabou bem, nunca me intimidaram.

    5 estrelas brilharão intensamente esta noite. É o vosso sorriso ao ler a minha história, eheheheh.
    Beijos para todas vós e respectivas famílias.

    ResponderExcluir
  9. Bom ouvir isso Carlota, infelizmente lidamos com essa etnia e com outras ditas menores (em número) de forma superior e isso é um erro.
    As pessoas que são de etnia cigana e dependendo do grupo que pertencem costumam ser observadores de fino trato, os rostos e outros fatores nos dizem muito de nós,daí a fama de bruxas. Apenas mulheres olhando a vida de outra forma. Já teve contratempo no supermercado, na farmácia, no transito? Tem medo ou odeia todos por isso? ter medo dessa etnia é ter medo da raça humana, aliás a única. Existem os que não valem nada, em toda a classe de gente e conosco também, não somos diferentes.


    Dizem as mais velhas:(uma pury ou Bháh) - siga as estrelas minha pequena, são anjos a nos apontar o caminho e a nos guiar por entre a noite.

    Acho que você tem um coração tão grande, que de vez em quando Deus coloca alguns anjos na sua vida. Obrigada por nos comparar a estrelas.

    5 bjs, 5 fortunas, 5 desejos ... escolha bem viu, e peça as estrelas, elas traram.

    ResponderExcluir
  10. Só a união faz a força, algum dia cairão todas as muralhas que separam um homem de outro homem. Algum dia, não sei quando!
    Adoro o idioma brasileiro, falado, escrito ou cantado.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Que propósitos tão meritórios vos guiam. E estou certa que são propósitos concretizados em "ações que alcançam a prática". Só assim se poderá produzir mudança.

    Um beijo de cá.

    ResponderExcluir
  12. Nossa Maria d'a Espanha, são muralhas mesmo, as vezes gigantes, mais a gente escala, tem que escalar.
    Obrigada pelo carinho sempre.

    5 mil bjs

    ResponderExcluir
  13. Sara, estamos trabalhando pra isso, diminuir as diferenças desde cedo. Os professores que colaboraram foram maravilhosos e fantásticos. O resultado final nos surpreendeu e muito, pra melhor. Obrigada pelo apoio e pela torcida.

    5 bjs daqui.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas