AVEIRO E OS CIGANOS

AVEIRO -PORTUGAL - AQUI

Quando se quer mudar, o mundo muda...


O avanço e a construção da cidadania se faz com trabalho duro e projeto. A exploração dos esteríótipos ciganos só terminaram quando a educação e o conhecimento cruzarem a ponte ao mesmo tempo. Mesmo que ocorram discordancias, existe a boa vontade e a preocupação em ajudar.

Leis ciganas e leis penais - não significa não ter problemas, mas a capacidade de investigação e respeito, cidadania e ajuda mútua.
http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=173642&headline=20&visual=9

ACIDI vence Prémio Europeu de Boas Práticas

 De entre os cinco finalistas na categoria “Alargar o Sector Público através da Governação Participativa” – a EIPA justificou a atribuição do prémio EPSA 2011 ao ACIDI pelo seu projecto de Envolvimento da Sociedade Civil no Acolhimento e Integração dos Imigrantes, por considerá-lo “uma notável história de sucesso da vontade governativa no domínio da integração de imigrantes” e pelo facto de “ter conseguido unir esforços de instituições públicas e associações de imigrantes, criando um quadro legal para assegurar esta cooperação, o que constitui uma acção inovadora no campo das políticas de migração”... MAIS

Conversar e construir ainda é a solução. 


Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. SASTIPÊ,ROMIS!
    Tomei a liberdade de postar o link do vídeo da RTP no Punhal Gitano,por isso me perdoem...Gestena por sempre trazerem assuntos esclarecedores!Que Sara as segure na palma das mãos!Pandz Thiumide Romai ano thire Ilê!(Cinco beijos ciganos em seus corações!)Tradução em respeito aos gadjês...

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom vê-la aqui Cezarina e juntas podemos mostrar mais uma realidade que não se via antes, trabalhos bonitos, valorização das pessoas enquanto etnia cultural e seres humanos e saber que as adaptações são necessárias dos dois lados. Nais tukê pelo respeito ao nossos leitores e desse coração pode levar até os nossos ilês.

    5 bjs enormes pra vc.

    ResponderExcluir
  3. São sempre de louvar iniciativas que premeiam trabalhos meritosos. Parabéns ao ACIDI. Creio que nos tempos que correm há arenas que merecerão um trabalho (ainda) mais atento, porque o risco de retrocedermos face a certos direitos é grande.
    Um beijo de cá.

    ResponderExcluir
  4. Ah, como é que me podia esquecer de referir o quanto fiquei feliz com este projeto em Aveiro! Nem só de moliceiros é feita a beleza desta cidade. :)

    ResponderExcluir
  5. Vi o video, arrepia ver crianças tão inocentes e tão indefesas, o peso da tradição pode ser cruel, e não pode haver uma lei cigana, uma lei muçulmã, ou uma lei talibã, tem que haver uma só lei universal. quando se trata de proteger os menores de idade.
    É certo que a educação e o conhecimento têm que avançar de mãos dadas!
    Oxalá que as coisas mudem depressa, agora que tudo vai tão rápido.
    Muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Sara,

    a ACIDI realmente está de parabéns, especialmente o projeto olhares, dirigido a cruzar as pontes e respeitar os caminhos. Ainda não conheço Aveiro, mas agora vai ser parada obrigatória.

    5 bjs de cá.

    ResponderExcluir
  7. Maria, é verdade, a tradição tem um peso sim. O melhor é que as mães já colocam esse prazo a se estender e isso significa que a mudança começou de dentro - isso é maravilhoso. A Kris romani - o tribunal cigano, mantem o povo unido, funciona como um prefeito, acho que deve ser preservado sim, mantem as rédias mais do que muito imaginam, mas devem respeitar também as regras dos países onde estão, isso é conversa e entendimento.
    Tomara que o mundo ante rápido sim e tanto os ciganos quanto os não ciganos consigam se respeitar mutuamente e viverem em paz.

    muitos bjs de todas nós

    ResponderExcluir
  8. Gostei de ler as notícias para onde o link nos remete. O diálogo e a construção são sempre o princípio de um grande caminho. Parabéns ao ACIDI.
    Orgulho-me de ser portuguesa quando tomo conhecimento de notícias destas. Mais ainda, orgulho-me por vos ter conhecido e por esta cozinha ser uma maravilha!
    Aveiro é uma cidade bonita, tem muita Arte Nova, as praias que a rodeiam também são lindas. Terão que visitar e vir a Coimbra! :)))))
    5 Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Ana,

    Coimbra e Porto são pontos de comum acordo nessa cozinha, vamos sim.
    Nos orgulhamos dessa gente que tanto amamos, porque de uma certa forma não temos raizes nos pés, somos um pouquinho portuguesas.]]]ficamos muito felizes com essas notícias também.

    bjs das 5

    ResponderExcluir
  10. Há sempre um traço de ternura e esperança que norteiam essas ações e as vossas também.
    Existe a possibilidade das coisas, ações e feitos. Isso é que nos move.

    beijos para vocês, minhas amigas e primas.

    Devlessa - desvalessa amam

    ResponderExcluir
  11. Zerafim,

    Essas ações revigoram as nossas esperanças num mundo mais igualitário e sem tantas contradições.

    muitos bjs nossos

    ResponderExcluir
  12. Vi o video, ontem não deu para ver.
    É um assunto muito delicado. A tradição e a lei. Tive uma aluna cigana que tinha vontade de continuar os estudos e os pais não deixaram. Era uma menina com capacidades, nível médio. Perdi-lhe o rasto. Tive uma outra há poucos anos que estava prometida e soube que casou pouco depois de eu sair daquela escola. Casou com treze anos.
    Penso que ainda vai levar algum tempo a percorrer este caminho até que possa haver um equilíbrio entre a tradição e as leis que se devem fazer cumprir para bem dos menores. E porque como já alguém aqui comentou, somos um único país onde as pessoas devem ter os mesmos direitos, mas também os mesmos deveres.
    Não sei se faz sentido, mas penso assim.
    5 beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Só dei conta do video, há mais alguma coisa para ver? Pelos comentários, parece-me que me falta qualquer coisa...

    ResponderExcluir
  14. Querida Isabel, hoje em dia, como nos vídeos, as mães já estão cientes de que as filhas devem se casar mais tarde. Casar cedo siginifica manter o clã e a virgindade da filha. Acredito que a conversa ainda deva durar um tempo, mas tal como na sociedade em geral, alguns abandonam o estudo e não há quem faça, outros largam para o trabalho, algumas ciganas continuam com a ajuda dos maridos e outras são expulsas para continuar estudando. Na Hungria, os pais fazem questão de ajudar na escolaridade, então muitas estão com mestrado. Na Espanha a coisa avança a passos largos, cada vez mais. Já os ciganos podem ser convencidos sim de deixar casar depois dos 14 (caso de Portugal), no fundo ainda é cedo demais.
    Conhecimento ajuda muito, respeito e carinho pelas tradições também, são os famosos mediadores Portugueses, quebrando barreiras e construindo pontes. Dhiel e sara que abençõe esses profissionais e os pais ciganos, que por maioria e excelencia são muito zelosos.

    bjs das 5

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas