COISAS DA RAINHA...


 VerhalenIerland.
(imagens de
Niamh Sharkey)
O nome disso não é conselho, isso se chama colaboração. Retribuo com um “muito obrigada” o fato de ter conhecido todos vocês.

Aprendi com a vida a viver, ensinar, aprender, cair, levantar e chegamos a algumas conclusões. Talvez ter aprendido a dizer “obrigada” tenha sido uma das coisa mais bonitas ao longo da minha vida.  
Agora, já tenho 87 anos, não sou nenhuma menina, meu corpo já não é mais o mesmo, mas a minha alma ainda respira forte e jovem, em busca das maravilhas que Dhiel nos deixou pelo caminho. Contar as Idades é apenas a necessidade de sofrer com os números, não conte, viva e deixe que outros se preocupem com isso se quiserem.
Aprendi a gostar de vocês pelos olhos das minhas meninas cozinheiras, que enquanto embalam sonhos, fazem doces e contam estórias ... me falam de vocês, isso é uma cozinha cigana, cheia de lembranças, pois quando preparamos um alimento, ele deve ser pensado em alguém... isso é magia. Conheci alguns por fotografias e como são lindas, todas, mas as crianças são ainda mais.
Esse é o meu jeito de dizer Feliz Natal e nais tukê por ter podido conhecê-los.
Blue, É preciso coragem para ser feliz. Seja valente. Está aprendendo a cuidar de homens e de almas, se entender isso, significa que já conseguiu.

Ana, Siga sempre seu coração. Para onde ele for, seu sangue, suas veias e seus olhos também irão.

Satisfaça seus desejos AC, esse é seu direito e sua obrigação. Já iniciou a sua jornada e isso me enche de alegria e nem mesmo sei porque.

Entenda que o tempo é um paciente professor e que sempre podemos mais do que imaginamos, tens muito mais do que pensa Carlota, acredite nas estrelas, elas acreditam em você.

Tenha poucos e bons amigos. Tenha um jardim  Margarida, cultive margaridas, elas possuem o sol por excelência e a fortaleza das coisas simples.

Isabel, aproveite sua casa, mas vá a Fernando de Noronha, a Roma e a Paris e cuide do seu sorriso, ele é a porta da alma e complementam os olhos, essas, as janelas de casa. Te desejo a linha do mundo por limite. E Isabel, por favor, dance, dance, dance até o fim, se não por você, o faça por mim.

Andrea, Experimente, mude, corte os cabelos ou faça penteados neles. Ame. Ame muito, mesmo que seja a pessoa “errada’.
Não corra o risco de envelhecer dizendo "ah, se eu tivesse feito...se tivesse vivido pelo ao menos um grande amor. Tenha uma vida rica de vida! Viva romances dignos de cinema e contos de fada, isso é amar.
Eufrázio, desejo-te a vastidão do mar em poesia.
Falcão querida, faça de tudo seus instrumentos de pura criação. Da leitura à escrita, da pintura ao desenho. Voe Falcão o mais alto que puder e quando se cansar, deixe-se planar. És uma das aves mais dignas da sua espécie.

A Maria deve concordar comigo, Não cultivem mágoas – nenhum de vocês, porque se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida é que um único pontinho preto num oceano branco deixa tudo cinza (li isso também, mas é a pura verdade). Nós mulheres, não envelhecemos, apenas descansamos para desabrochar de novo. Ví a sua foto e tive vontade de reencontrar uma grande amiga.
Sonhe Zerafim, o mundo precisa de anjos alados como você, porque a realidade foi pintada sem cor para que o mundo esquecesse sua origem, esse é o grande segredo do povo rhom, sobreviva.
Cezarina, a tua visão vai além dos teus olhos, as vezes a nossa intuição nos cega, para que aprendamos a ver no escuro e na palma da mão. Tens luz por excelência.
Sara, Por favor, encha mais uma vez a nossa taça e me conte: como vai você? Teu nome é consagrado a mulheres fortes, não permita que ninguém diga o contrário.

 (fotografia: Clumsy Craft)
R – imagino o nome, mas vejo a bicicleta e ela é linda. O céu sempre por teto e as novas estradas por caminho...e tantos ainda virão.

Virgínia, as vezes não sei se tenho 87 ou 8 mil anos, só sei que os sentimentos pesam muito, mas escolhi passar eu por eles e não ao contrário. Funcionou até agora.

Para os que ainda não se casaram; se forem se casar, façam por amor. Às vezes façam sexo, mas não sintam vergonha de preferir fazer amor. Não se casem por segurança, carinho ou status, esse é o verdadeiro conto da carochinha, o Manuel vai me dar razão.
A sabedoria convencional recomenda que você se case com alguém parecido com você, mas isso pode ser muito chato, ruim mesmo, monótono! Até mesmo perigoso, você pode perder o humor.
Li em algum lugar: “Prefira a recomendação da natureza, que com a justificativa de aperfeiçoar os genes na reprodução, sugere que você procure alguém diferente de você.”

Mas para ter sucesso nesse assunto, acredite no olfato e desconfie da visão. Por aqui chamamos de: a lei dos 30 metros; “de longe é um anjo e de perto um desarranjo”. Cheirar bem faz toda a diferença e nesses casos de amor é o seu nariz quem diz a verdade quando o assunto é paixão.

Não pensem que essas palavras sejam daquelas palavras jogadas ao vento, apenas sinto e aprendi desde cedo que não devemos ter medo deles: os sentimentos.
Até qualquer dia, afinal temos 365 dias dentro de um ano e nenhum dia é sequer a sombra do próximo. Isso é a roda da vida na mágica que é viver.

Da cozinheira aposentada, Fia
(nós da cozinha contamos pra rainha sobre vocês, devemos a ela o amor por Sara e a herança de descendermos). Ela faz isso, corta as nossas tristezas aparando as arestas e plantando novas mudas.

Cozinha dos Vurdóns - hoje estamos aqui as 5.


Comentários

  1. Pela minha parte agradeço e seguirei o(s) conselho(s)!:) Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Meninas! Que coisa mais linda! Quanta sabedoria, que alegria fazer parte de tudo isso. Confesso que hoje me emocionei.
    Se a mensagem era ou não pra mim, serviu pra mim! Há 15 dias mudei meus cabelos, não cortei mas mudei... E hoje estou vivendo um amor com tanto medo de amar e ser a pessoa errada... Meu Deus....um perfeito conto de fadas. Estamos tão acostumados a errar e sofrer, que quando temos algo um pouco perfeito sos assusta.
    Belíssimas palavras, uma perfeita lição de vida. Meu MUITO OBRIGADA por tudo e por todos os ensimentos vividos aqui, nessa cozinha! Beijos a todas!
    Andrea - flores de lis ciganas....

    ResponderExcluir
  3. Curvo-me, como somente o fazia a minha maylê. Que Tamata, soberana a guarde e Sara possa cuprir seus pês nessa caminhada. Iluminaste meu norte e ele não mais se apagará.

    Non Nobilis Domni, Non nobis, Sed Nomini Tuo da Gloriam!

    Devlessa amam maylê Fia.

    ResponderExcluir
  4. Para mim, a melhor mensagen desta carta aberta é dizer-nos que para você existimos, cada uma em particular, com nome e características próprias, única, fazer-nos acreditar por um momento que ainda é possível um mundo mais humano, ainda que seja por internet.
    O segredo é não falhar nunca às pessoas que não nos falham, como você, querida Fia, quantos anos de sabedoria!
    Sempre sinto a sua sombra.
    Desejo-lhe um Feliz Natal na companhia de todos nós , beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Que bonito.
    Obrigada, obrigada.
    Dançar é algo que farei sempre, porque a música está cá dentro e dançar tanto serve a alegria como a tristeza.
    Nais tukê
    5 beijinhos muito grandes para as minhas amigas e que o espírito do Natal esteja sempre presente em todos nós

    ResponderExcluir
  6. Não sei bem o que dizer! Olharei para o horizonte talvez ele me conte o que eu ainda não aprendi!
    Saúdo a Rainha com a vénia mais elegante que encontrar e a todas, nesta cozinha Natalícia, com mil beijinhos de obrigada cheios de luz!

    ResponderExcluir
  7. MARAVILHOSAS PALAVRAS!Parabéns!Quanta sabedoria vinda da experiência...Brilhos de Sol e Lua no meu domingo!Que Dhiel as abençôe!Que Sara as proteja e ilumine seus caminhos!Beijos com cintilações de estrelas nos seus ilês!

    ResponderExcluir
  8. Um passarinho especial chamado Ana segredou-me ao ouvido que existiam palavras muito importantes para mim das minhas queridas amigas.
    E corri para as ler, abraçá-las e levá-las comigo. Vão acompanhar-me em cada etapa minha, porque é preciso coragem para ser feliz e ser valente para cuidar de homens e de almas. Neste momento ainda estou a tratar de mim e a abrir-me ao mundo para chegar a esse estado. E que lindo e árduo caminho :)

    Para a Rainha e as minhas amigas todo o meu respeito e admiração. Junto um beijinho de rosas e um manto de nuvéns.
    Faço uma dança ao luar.

    Blue

    ResponderExcluir
  9. Depois de ter lido todo o texto rapidamente(estava preparando o almoço)nem reparei no meu nome tão carinhosamente mencionado!Quando retornei à tarde e reli tudo outra vez me deu uma emoção enorme!Tão imensa,tão enorme que meu coração bateu mais forte no peito e senti-me orgulhosa de ter sangue cigano!Gestena!Naís Tukê, pela amizade e pelo carinho!Ando Sara!Cinco carinhosos beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ja que estão todas por aqui, e eu não costumo fazer comentários a não ser ler cada post,mas, este não resisti a cada palavra escrita por aqui, que todas estas palavras se multiplique e se realize hoje e sempre:)
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Muito prazer em conhecê-la, Fia, e muito obrigada pelas suas palavras.
    Respondendo à sua pergunta: vou bem! É natural que nem todas as horas sejam perfeitas, mas tento nunca me esquecer de que sou abençoada.
    Obrigada também às Cozinheiras por trazerem aqui as suas palavras. Fizeram-me muito bem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. O mais belo post que li até hoje.
    Cheio de sentimento, de amor, de verdade. Verdade para todos nós, que visitamos esta cozinha, que nos sentimos em casa nesta cozinha.
    Não vou dizer que não chorei ao ler esta mensagem, pois é mentira.
    A penumbra que tem sido as minhas noites, tantas vezes com medo, tem sido aliviada com um brilho de estrelas, das minhas estrelas que me têm acompanhado.
    Gostei muito de a conhecer, de conhecer as Cozinheiras.
    Há pessoas pelas quais levamos uma vida a encontrar, e quando nos encontramos sabemos que no momento certo, elas estão lá. Basta um sorriso, um olhar, um "olá", e o nosso coração sossega.
    Sei que sou um pouco impaciente com certas coisas, com certos assuntos mas o tempo tem sido um bom professor, que muito me tem ensinado. O coração tem sido o mais impaciente de todos, eheheh.
    Estou a acreditar nas estrelas.
    Nais Tukê minha Rainha.
    às Princesas Cozinheiras eternamente grata pela vossa alegria, pela vossa presença na minha vida.
    Carlota Pires Dacosta

    ResponderExcluir
  13. Vim desejar um Feliz e Santo Natal.
    Bj.
    Irene

    ResponderExcluir
  14. Grato pela referência
    Na verdade a vida é um ciclo de marés
    e eu - artesão de metáforas
    cá vou cavalgando infinitos
    nas asas dos pássaros
    de arribação

    Bjs tantos

    ResponderExcluir
  15. Como falar ao uma Rainha? Com respeito, claro, mas as rainhas são como tudo -nem todas são iguais- mas esta, a menina rainha Fia, é especial.
    Latcho Drom, Fia amiga, pessoa especial!
    É especial pela humanidade, ternura e inteligência.
    Criou-me (criou-nos!) mais obrigações: que se resumem nesta: não desiludir a Rainha!
    E, pelas estrelas, pela poesia, pelo amor, pela lua, dentro do Vurdón da vida, tentar respeitar os outros e fazer o melhor que se pode e dar o melhor de nós. Basta ver os amigos que se reúnem (vindos de todo o mundo,)todos os dias, à roda do fogo e do calorzinho na "cozinha dos vurdóns" para perceber que isso vale a pena!
    Nais tuke!
    5 beijinhos do falcão

    ResponderExcluir
  16. Não sei porquê, mas sempre me seduziu sentir a sabedoria no olhar duma pessoa. Não lhe vejo o olhar, Fia, mas sinto-o. E sei que é em pessoas assim que se guarda e resgata o verdadeiro nome das palavras.
    Obrigado pelo gesto, apesar da distância senti-o muito próximo.

    Beijos x6

    ResponderExcluir
  17. Do fundo do coração, o meu muito obrigada à Rainha e às 5 amigas pela atenção que vos despertei. Não esquecerei as palavras sábias que vieram além-mar.
    Feliz Natal
    Mil abraços

    ResponderExcluir
  18. Cara Fia e queridas "cozinheiras", estes não são conselhos mas, antes, incentivos de pura sabedoria. Muito obrigada por mais esta extraordinária e enriquecedora partilha. A experiência deste contacto "virtual" tem sido uma prova de generosidade real. Junto-me à Rainha no desinvestimento da contagem dos anos e no investimento na vida. A todas desejo que as benesses dos votos aqui deixadas vos sejam integralmente retribuídas e na medida do que mais desejarem.
    Um abraço de sincero agradecimento, admiração e estima.

    ResponderExcluir
  19. Margarida - obrigada, não precisava agradecer, foi de coração. Fia


    Zerafim - gestena, Thiumidau tio ilô (beijo teu coração). Fia


    Andréa - que bom, fico feliz...é pra vc sim, tá certinho. Fia.


    Isabel - será que ainda dançamos juntas? Fia

    ResponderExcluir
  20. Ana, o cartão é lindo, gestena, gosto muito de Sant"Ana. Fique em paz. Fia.



    Cezarina - Sis isis ad aramb, I akana i sarda, I ade sid'a i sid'a. Develessa. Fia


    Maria, Devel tusa (O Senhor é convosco). Um grande abraço amiga e um beijo, assim são os amigos, as vezes longe, as vezes perto, mas sempre presentes. Fia

    ResponderExcluir
  21. Anjo azul, não se preocupe demais, você vai conseguir. bj. Fia


    Francys - um beijo para você também, a qual não conhecemos, mas nos conhece. Seja bem vinda. Porque você nunca escreve? um abraço Fia.


    Sara, sabia que você era boa de papo, poderia conversar a noite toda. Você é valente. Um bj Fia


    Carlota, não quero que chore, não precisa, você é tão bonita?Que bonito da sua parte saber que te dou asossego no coração. O medo é uma das piores coisas que podemos fazer para nós mesmos, tome um chá quente a noite e durma. Vou rezar por você, Devel irá me ouvir me filha e a você também. Fia

    ResponderExcluir
  22. Irene, Um feliz e Santo Natal para a senhora e os seus também. Fia


    Eufrázio, essa era a profissão de São josé, um artesão, de madeira e de filhos, ele criou bem os que teve. Não leio mais, só uma coisa ou outra, gosto de ler jornais. Os pássaros de arribação, sempre gostei deles. Um beijo para o poeta meu amigo. Fia


    Isso é bobagem Falcão, de não desiludir a Rainha, temos que lutar e andar todos os dias, no dia que eu morrer descanso e descobri que algumas de minhas netas são mais cansadas do que eu. Não se desiluda, isso sim,nós somos amigas, podemos. Nunca fui a Portugal, tenho vontade e ainda vou com as meninas. A cozinha está cheia.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  23. E eu estava AC, aí do lado, é que não faço barulho, minha chinela é de pluma. Acho que me encantei com a moça deitada no cavalo, não saiu da minha cabeça. Achei linda.
    Fia


    Virgínia, as meninas me falaram que não é vc na foto, que pena, mas deve ser bonita também, gostei dos penteados, quando era jovem usava desse jeitinho mesmo. Um bj minha filha, fica com Deus.


    E pode acreditar R, há quem se ocupe até da cor com que pintamos as unhas, deixe que contem, as vezes tenho 12, 21, 36, ou 70, e faço na noite de natal, devia reinvindicar que me vissem sempre como criança não é?. O prazer foi meu, um bj. Fia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas