PÃES DE BATATA DA MAYLÊ


Por aqui a gente comemora tudo mesmo... aproveitamos a chegada de um presente que a Cozinha dos Vurdóns ganhou e já virou lanche comemorativo.

O leque e o lenço de uma rhomí - esses são sem sombra de dúvida, os maiores presentes que um rhomí pode ganhar. Ando Sara - nais tukê Andrea (blog Flor de Liz Cigana). Como a cozinha tem por missão dismistificar o preconceito atravês da culinária, em conjunto com as purys e maylês, este presente é de Sara, pois é ela que norteia nossa cozinha e nossos atos. Devlesa Andréa. But chukar.
Como não podia deixar de ser, aproveitamos para montar uma típica mesa da cozinha da maylê...com vocês, os paezinhos de batata recheados da Bertha.


Pão de Batata Recheado com Peito de Peru Defumado e Mussarela




Cozinhe 200gr de batatas (ou 02 batatas grandes). Apenas lave as batatas e as corte em quatro partes antes de cozinhar (não é necessário descascar - as cascas ficarão retidas no espremedor, ou, você pode descascá-las depois de cozidas). Passe as batatas pelo espremedor enquanto ainda estiverem quentes. Dissolva  3 tabletes de fermento biológico fresco (ou 2 envelopes de fermento biológico seco, segundo o site da Fleischmann ) em 1/2 copo de leite morno. Acrescente, ao purê de batatas, 1 colher de sopa de manteiga e misture para que derreta. Bata ligeiramente 1 ovo inteiro e 1 gema e junte às batatas com 1/2 colher de chá de sal, o fermento bem dissolvido no leite, 1 colher de sopa bem cheia de creme de leite, 1 e 1/2 colher de sopa de açúcar e misture. Acrescente 400gr de farinha de trigo, ou até a massa soltar das mãos. Essa massa é fofa e leve (não coloque farinha de mais). Sove bem a massa. Enfarinhe uma superfície lisa, limpa e seca (como uma bancada de granito, por exemplo) e abra a massa com um rolo. 



Corte em círculos, com um cortador, recheie cada pãozinho com o recheio de sua preferência e feche a massa formando uma bola. Se preferir (eu prefiro), em vez de abrir a massa toda com um rolo, faça bolinhas (de tamanhos iguais), abra cada uma em sua mão, recheie e feche. Hoje, eu recheei os pãezinhos com 2 bandejas de mussarela fatiada e 1 bandeja de peito de peru fatiado (fiz alguns mistos e outros só de queijo). Basta colocar as fatias uma em cima da outra, cortar ao meio e fazer rolinhos. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e deixe crescer por meia hora em um local sem corrente de a. Ligue o forno em temperatura média antes de terminar o tempo de crescimento da massa. Pincele os pãezinhos com 01 gema e um pouco de água e leve-os ao forno por aproximadamente 25 minutos, ou até que estejam bem dourados. Fica mais gostoso se servido quente. A quantidade de pãezinhos vai depender do tamanho que você os fizer ou do recheio que você colocar. Os meus deram 14 pãezinhos recheados, que ocuparam 3 formas de 30cm de diâmetro.




                                                          
Dicas:
1 - as claras (das duas gemas usadas na receita) podem ser congeladas para serem utilizadas em outra receita depois. Você pode ir anotando no potinho quantas claras tem, ou pode pesar as claras quando quiser usá-las (cada clara tem entre 30g e 35g). Para utilizá-las basta tirá-las do congelador até que cheguem à temperatura ambiente. Você pode acrescentar novas claras ao potinho no congelador, mas ATENÇÃO: depois de descongelar as claras, não poderá congelá-las novamente. Pudim de claras, ovos nevados, bolo branco (ou bolo de claras) são algumas recitas nas quais podemos utilizar as claras guardadas.
2 - Os recheios podem variar infinitamente. A receita da minha mãe era originalmente com pedaços de queijo. Mas você pode colocar creme de queijo com presunto; frango desfiado; linguiças; calabresa com queijo, azeitonas, cebolas e orégano (fica com ar de pizza portuguesa). Também pode fazê-lo sem recheio e comê-lo bem quentinho com manteiga ou requeijão. Enfim, você pode colocar o recheio que você mais gostar. Apenas evite ingredientes que soltem muito líquido (como tomates frescos, por exemplo).
3 - Se você quiser fazer mais de um sabor, você pode colocar alguma marca nos pãezinhos para saber qual é qual. Eu por exemplo, coloquei nos de queijo um pouco de queijo ralado por cima, e nos de presunto e queijo coloquei um pouco de orégano.

 E assim foi, a Bertha preparou os pães de batata, as dançarinas fizeram o café e fritaram as linguiças de porco feitas na fazenda da rainha, eu abri os queijos e comemoramos mais uma receita testada e aprovada. Essa foi tirada do caderninho de receitas da avô da Bertha...de 1930 mais ou menos e acrescida das modernidades dos dias atuais.

Aceitam? Tá na mesa.

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Que aspecto tentador! Aceiro, com certeza :)
    Neste último fim de semana, fui até à ilha da Madeira e experimentei por lá pão de batata doce. Uma delícia!
    5 beijos!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Sara, então se quiser arricar-se na cozinha, coloque a batata doce ao invês da inglesa, mais só a metade e aumente um pouco o sal. Ví as fotos, são lindas, mais não sabia aonde era, por isso fiquei com vergonha de perguntar. Nunca fomos lá...quem sabe.

    bjs das 5

    ResponderExcluir
  3. Eu também aceito.
    Gostei da apresentação da mesa, gostei do lenço e do leque.
    5 beijinhos grandes

    ResponderExcluir
  4. Claro que sim. Deve ser delicioso!
    Obrigada por estas receitas maravilhosas que nos vão dando. Esta parece um pouquinho complicada!
    Bjs. :)

    ResponderExcluir
  5. Que post mais lindo!!!!!!!!!! Adorei!!!! Obrigada pelo carinho de sempre de vcs!!!!
    Agora só falta provar dessa receita,vou fazer! Ahhhhh e posso levar essa receita lá para o meu blog? Beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  6. Sirva-se Isabel, já és de casa. E os presentes são realmente lindos.

    5 bjs

    ResponderExcluir
  7. Ana, a vontade. Ela não é difícil não...mas vamos procurar uma mais fácil.

    5 bjs

    ResponderExcluir
  8. Querida Andrea, que bom que gostou, obrigada pelo presente lindo...e pode levar a receita pra lá sim.

    bjs grandes e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns!Que deliciosos pãezinhos!Imagino que são maravilhosos e derretem na boca...Minha falecida mãe era cozinheira de mão cheia e fazia tb pães de batata,assim como gostosos pastéis de batata com recheios variados.Aprendi muita coisa com ela e graças à Devel também me dou bem na cozinha!Minha filha é,tb, uma excelente cozinheira ...Esse talento passou na minha família através das gerações.Através do seu blog sempre recordo as mulheres de minha família...Cinco beijos e cinco fortes abraços!

    ResponderExcluir
  10. Querida Cezarina,

    é uma honra lembrar-mos as mulheres da sua família e é muito legal consegurmos adaptar as receitas, tão antigas. Essa data de 1930 quando entroupro caderno, e já era famosa...os pasteis de batata nunca fiz, vou tentar e te aviso.

    bjs grandes de todas nós

    ResponderExcluir
  11. Eu aceito esse convite divinal.
    Os pãezinhos parecem tão apetitosos.
    A D.Bertha deve saber fazer coisas deliciosas.
    Nais Tukê

    5 beijos sem holofotes, eheheheh
    Carlota Pires Dacosta

    ResponderExcluir
  12. Carlota, a Bertha cozinha muiiiiito...aceitamos os bjs com estrelas reluzentes...e você já é de casa, senta e come.

    5 bjs grandes

    ResponderExcluir
  13. acabei de fazer esta receita (depois posto), ficou ótima!! ficou bem leve e rendeu bastante!

    Resolução culinária de ano novo 1: cumprida

    :)

    ResponderExcluir
  14. Não dinhamos dúvida que conseguiria essa proeza, siga firme, mas pode acrescentar nas receitas se quizes, será uma honra.

    Vamos ver como ficou...

    bjs de todas nós e boa sorte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas