ALHO DOCE E CREMA MORENA DE FRAMBOESA

Esquece o que sabe sobre o alho ... é verdade sim, depois de assado o gosto é adocicado.

Abra quantas cabeças de alho quiser, mas não retire a casca. Escolha um bom azeite - usamos o Azeite Extra Virgem ANDALUZIA.


lembre-se de deixá-los separados e leve ao forno médio por uns 40'. Quando apertar vai estar crocante na casca e molinho por dentro.


Pode passar no pão, pode levar para refogados leves e rápidos de legumes, pode por no prato junto com a comida e principalmente pode aperta-lo direto na boca. É delicioso ... uma Backer gelada cai bem, um vinho tinto cabernet nem se fala.

CREMA MORENA DE FRAMBOESA


Numa panela coloque uma lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga (com sal), 3 colheres de sopa de cacau em pó,  xícara de café de nozes picadas e 1 colher rasa de café (o pó). Leve ao fogo e vá misturando até engrossar, mas não muito, um ponto abaixo ao de brigadeiro. Passe água gelada nas taças e despeje as porções, leve a geladeira por 1 hora. Na hora de servir, acrescente framboesas frescas, que acumularam água delas mesmas.


É surpreendente a influencia que a culinária teve e tem na vida das pessoas. Desde a possibilidade de se sociabilizar, a grandes festas familiares, o bom humor que uma boa mesa pode trazer, a doença pelo seu mal uso ou sua falta. Da nossa última viajem trouxemos livros que falam disso: da comida simples de cada gente, de seus camponeses e de seus dias. Em todas as duas receitas que mostramos, um toque dos romani, da Espanha os alhos, da França o chocolate com gosto de Framboesa. É a Cozinha dos Vurdóns, visitando amigos e descobrindo novas estradas.

Comentários

  1. Saber comer e beber é reflexo de espíritos sensíveis.
    Viva a boa cozinha, saudável e imaginativa!
    Adorava saber cozinhar muitas coisas como vocês, variar todos os dias e deslumbrar os meus amigos.
    Beijinhos cheios de inveja!
    Por certo, o meu pequeno almoço é sempre uma fatia de pão integral recem feito, com azeite virgem extra de aqui muito cargado de alho e salsa esmagados no almofariz. Saudável, não?
    Isso, com mosto tinto e uma peça de fruta — sempre a mesma coisa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, escute suas amigas daqui, ainda almoçaremos juntas, a ver o mar, calamares no alho e brasa, maça assada com mostarda, pão assado com crema de alho e queijo, salada de melão com tomates e azeitonas. Isso é uma promessa.

      bjs meus e de todas por aqui, a rainha manda um forte abraço.

      Excluir
  2. Qualquer das receitas me agrada. Acho que este fim de semana vou experimentar a dos alhos. :)

    Beijo x7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso AC, depois conta se ficou docinho, se quiser, coloque pimentões sem sementes e cheios de azeite, ponha no meio dos alhos...divino.

      bjs e bom final de semana

      Excluir
  3. Também gostei dos alhos, como o amigo AC.
    Das memórias de infância que me deixam mais saudade, rondam sempre à volta da mesa de Natal ou da Páscoa. Verdadeiras reuniões familiares, onde a casa dos avós era já pequenina para tanta gente, mas mesmo assim lá cabia tudo. E o calo humano que emanava naquelas noites fazia magia, uma magia que ainda recordo com muito agrado, principalmente por lá estar presente o meu avózinho. As saudades que tenho dele...
    7 beijos brilhantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então aproveite e faça os alhos, o perfume lembra fazenda e fogo de chão, a mim me lembra praia e churrasco, pão, mandioca e farofa. Muito bom. Saudade é o amor que fica.

      bjs nossos

      Excluir
  4. O alho é dos mais activos antibióticos naturais

    Uma referência de vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, deveríamos usá-lo mais, a literatura nos garante sucesso.

      bjs nossos

      Excluir
  5. Também gostava de ser uma boa cozinheira.
    Cozinho pouco, porque me fazem a comidinha...
    Não passo do trivial.
    Mas tenho uma especialidade: pudim de ovos.
    7 beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando sai a foto de uma especialidade dessas. Prepare os ovos e a forma de pudim ... pra 7.

      bjs nossos

      Excluir
  6. eu me acabaria de comer esse alho!!!!! e pra mim não precisa de nada: eu espremo direto na boca mesmo e vou acumulando as casquinhas no prato... adoro!!!

    :)

    adorei a lembrança!
    beijão

    ResponderExcluir
  7. Então seríamos 3, você, eu e a cozinheira da carne de porco. E da-lhe casquinha a se acumular.

    bjs nossos

    ResponderExcluir
  8. Tinha perdido esta maravilha dos alhos assados! Já pus no Facebook, para quem gostar...
    O M. ficou interessado: ele adora alhos!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Então o M. vai se acabar nesses alhos, fáceis e divinos. Senti saudades dele agora, de um bj enorme por mim e outro pra vc. As outras cozinhas mandam bjs

    ResponderExcluir
  10. Como sempre as receitas que voces postam aqui são receitas maravilhosas, e o alho doce em especial me encantou, pois eu estava querendo algo diferente para fazer como um aperitivo para apreciar acompanhado de um bom vinho, ainda não fiz, pretendo fazê-la hoje a tarde, mais fiquei com uma dúvida em relação à bebida o que vem a ser "uma Backer gelada", e se tem jeito de ser feita em casa, caso não tenha jeito de ser feita em casa, onde posso compra-la, aproveito a oportunidade para pedir permissão de traduzir a receita e posta-la em mi blogue e ainda posta-la numa rede social de culinaria da qual sempre participo, logico que dando as devidas referencias "Que Deus os abençõe hoje e sempre"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, bom vê-la de volta a nossa cozinha.

      Meu anjo, essa é uma cerveja preta, tem de comprar, tem um gosto único e é deliciosa, acha em casas que vendem cervejas especiais.

      Quanto a colocar em suas redes e traduzir, pranós é um prazer, fique a vontade. E bom encontro.

      bjs das cozinheiras

      Excluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas