UM POEMA NO ALMOÇO
Caraggio - La Zingara/1594
A pergunta: Posso rouba-lo para o almoço de domingo?
A resposta: O prazer é todo meu.
Resultado: Poema roubado.
Na folhagem das oliveiras
Há tantos anos
que te não via os olhos
de tão perto os conhecer
Foi preciso um pássaro
ajudar-me a fazer lume
rasgar janelas
na direcção do vento
e com um fósforo
atear fogueiras
só para os ver
Lá estavam
na folhagem das oliveiras
Mar Arável
Arroz com frango Caipira
Para a galinhada:
1 kg de coxa e sobrecoxa/peito cortado de frango caipira,
2 colher de sopa de pasta de alho (alho e sal marinho - processados no liquidificador),
3 colheres de sopa de azeite,
2 pimentas de cheiro fatiadas,
2 espigas de milho (cortar os bagos),
2 tomates em pedaços,
1 cebola picadinha,
4 colheres de sopa de açafrão,
cebolinha e salsinha a vontade,
2 xícaras de arroz cru - usamos o parbonizado.
Refogue o azeite, a pimenta de cheiro, a cebola, o tempero e as salsinhas. Junte o frango e coloque o açafrão. Mexa e deixe tampada um pouquinho pra criar a própria água. Isso dá uns 10'. Mexa novamente e acrescente o milho, continue refogando e coloque mais 3 colheres de azeite. Coloque 1 xícara de água quente e deixe cozinhar até secar. Ponha o arroz e refogue novamente. Agora vale a regra: para cada xícara de arroz, duas de água. Use água quente, baixe o fogo, misture pela última vez e tampe a panela. Vai demorar uns 20', desligue e espere um pouquinho antes de servir.
Um feijão manteiga de caldo, com jilós inteiros pra ninguém reclamar. Para o feijão, vale temperar na panela: 4 colheres de azeite, 1 cebola ralada, 3 dentes de alho amassados e 2 colheres de sopa de sal. Refogue o feijão crú (3 xícaras de feijão jalo). Acrescente seis xícaras de água de tampe a panela de pressão. Fogo alto e depois de 20' na pressão, desligue e deixe acabar a pressão. Destampe, ligue o fogo e coloque mais 2 xícaras de água. Coloque os jilós inteiros e sem os cabos (colocamos 6). Deixe ferver e vá apertando com a concha para o caldo engrossar. Esse é o resultado.
Prepare a salada com laranjas, alho seco tostado, azeite, sal, alfaces rasgadas, manjericão e rúcula.
E lendo um poema como esse ... basta, sem ele nosso almoço teria sido incompleto.
Cozinha dos Vurdóns
ateando fogueiras para encontrar os caminhos das oliveiras.
Obrigada Mar Arável
conhece/gosta de ora-pro-nobis? se gosta, depois que a galinhada está pronta, é só jogar umas folhas por cima e tampar a panela (e deixar ela cozinhar no calor da galinhada)....
ResponderExcluirXD
beijão e ótimo fds!
Conhecemos e gostamos, entretanto é difícil ter por perto. Valeu a dica.
Excluirbj de todas nós e bom final de semana também.
Almoço duplamente saboroso, ao que parece.
ResponderExcluirBeijinhos amigos
E foi Isabel,
Excluirbjs grandes, adorei esse poema.
Gostei de TUDO! Quero fazer esse arroz exactamente, mas as 4 colheres de açafrão deixaram-me intrigada, aqui o açafrão usa-se para dar cor amarela, além dum sabor estupendo, claro, mas é uma especiaria c-a-r-í-s-i-m-a, 4 colheres de sopa custaríam uma fortuna... De certeza que não estamos a falar da mesma coisa!
ResponderExcluirMuitos beijinhos e feliz semana.
Querida, tem uma diferença sim e como isso nos chamou a atenção para o fato...vai ser o próximo post.
Excluirbjs enormes e segure o arroz, já já desvendaremos esse mistério.
Ate onde eu sei existem dois tipos de açafrão vou intentar descrever cada um a seguir, com base nas informações da wikipedia
Excluir1°) O açafrão (este é considerado o verdadeiro) e é extraído dos estigmas de flores de Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas. É utilizado desde a Antiguidade como especiaria, principalmente na culinária do Mediterrâneo — região de onde a variedade é originária — no preparo de risotos, aves, caldos, massas e doces. É um item essencial à paella espanhola. É tida como uma das mais caras ou a mais cara especiaria do mundo uma vez que, para se obter um quilo de açafrão seco, são processadas manualmente cerca de 150.000 flores, e é preciso cultivar uma área de aproximadamente 2000 m².1 Quando seca, a flor desprende de seus órgãos um pigmento amarelo e um óleo volátil, tradicionalmente usado como corante de tecidos. e este açafrão também tem sido empregado para fins medicinais, há séculos. Historicamente foi utilizado no tratamento do câncer e de estados depressivos. Tais aplicações têm sido pesquisadas atualmente. Efeitos promissores e seletivos contra o câncer têm sido observados in vitro e in vivo, mas não ainda em testes clínicos. Efeitos antidepressivos também foram encontrados in vivo e em estudos clínicos preliminares. Há portanto interessantes perspectivas de uso dos extratos de açafrão na fitoterapia racional. e ele é muito caro,
2°)O açafrão-da-terra (Curcuma longa),[popularmente mais conhecido e econômico] conhecido também como cúrcuma, turmérico, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Ásia (Índia e Indonésia). Dela se obtém uma especiaria homónima que é o principal componente do tempero do caril (prato culinário) à indiana (ou curry). Sua característica principal é atuar como digestivo e ativador da função hepática.e
da sua raiz seca e moída se extrai o pó, conhecido simplesmente por açafrão, utilizado como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.
Isso mesmo, uma bela expressão. Realmente são dois tipos de açafrão, bem diferentes, mas com especial importancia cada qual a seu tempo e a seu uso.
Excluirbjs grandes
As palavras são sempre um bom complemento para um almoço, misturam-se os sabores e os sentires.
ResponderExcluirObrigada às Cozinheiras e ao Eufrázio, convidado especial desta refeição :))
Beijinhos para todas
Beijinhos por vir, ouvir e provar. Seja sempre bem vinda.
ExcluirTudo boas ideias! :)
ResponderExcluirVotos de uma ótima semana!
Abraço.
Para você também R, obrigada. bjs das cozinheiras
ExcluirAlmoço gostoso,poema encantador.Ando Sara!
ResponderExcluirPara dizer bem a verdade Cezarina, me apaixonei pelo poema e todas gostaram, mas a muito não lia um assim.
Excluirbjs de todas nós.
Adorei a salada.
ResponderExcluirQuantas vezes não vemos "os olhos" que nos olham da maneira que eles mereciam??
7 beijos brilhantes minhas princesas
Se gostou é sua Carlota. Por isso existem encaixes, um dia a gente chega lá e compreende as coisas como são, verdadeiramente.
Excluirbjs grandes
Grato
ResponderExcluirainda estou sentado à vossa mesa
Bj
Então não saia, ainda temos muito que conversar.
Excluirbjs de todas nós
Há roubos que são perdoados e refeições que são reconfortantes quer pelas palavras quer pelos saborosos manjares!
ResponderExcluirBeijinhos para todas! :)))))))))
Ana, não canso de dizer que esse poema em particular mexeu muito comigo, é incrível, cada vez que leio me apaixono mais.
ResponderExcluirbjs e obrigada por vir.
Este frango vou fazer. Aguardo mais explicações sobre o açafrão... Comprei fiozinhos de açafrão do Irão (dizem que é o melhor) numa caixinha super ligeira e foi muito caro. mas o risotto milanese SÓ pode levar esse açafrão, por exemplo...
ResponderExcluirBeijinhos do falcão
Falcão, então faça assim: aqueça 1 xícara de água (deixe ferver) e coloque 3 ou 5 pestilhos secos, isso dará a coloração. Os dois países que dividem a fama do melhor açafrão e o Irã e a Espanha. Os dois são maravilhosos. Por aqui usamos o açafrão da terra ou açafrão indiano, não é muito barato, mas é em pó e bem mais em conta.
ResponderExcluirbom almoço e nos conte como ficou.
bjs grandes, espero que o sr. ratinho goste da comida.
Queridas amigas dos Vurdóns,
ResponderExcluirNão tinha visto este post, apaixonei-me, pela receita e pela poesia.
um grande abraço a todas
Sônia Mellim
Querisa Sônia, a poesia é muito bela, por isso a roubamos - blog/MAR ARÁVEL, lugar que gostamos muito de ir.
Excluiro almoço foi delicioso e apaixonante.
obrigada por vir.
bjs nossos