PÃO GORDO - Dª Anna
Esse não é um pão bonitinho, assim daqueles que o povo compra pronto ou elogia não viu? Vê lá.
(Prefira aquelas formas que são de bolo Inglês – dão 2 pães ou 1 tabuleiro médio, untado e enfarinhado).
Dissolva 3 tabletes de fermento biológico em 1 xícara de chá de leite morno. Acrescente uma colher de sopa de açúcar e 1 xícara de chá de farinha de trigo. Misture e deixe descansar por 30’ em fresco.
Enquanto isso refogue 400 g de lingüiça defumada ou fresca – pode ser de frango ou de porco. Milho e outras coisinhas são opcionais. Deixe uma 400 g de queijo meia cura picado em quadradinhos. Ligue o forno em temperatura alta e prepare as formas ou o tabuleiro.
Pegue a base da massa que estava reservada e acrescente 1 colher de café cheia de sal, 1 colher de sopa de manteiga cheia e misture bem. Bata 3 ovos bem batidos e acrescente 1 colher de sopa de salsinha desidratada ou de alecrim seco – opcional. Adicione a massa e misture bem. Agora larga a colher de pau de lado e vá juntando ½ k de farinha de trigo e batendo ou sovando a massa com as mãos. Ela não vai soltar da sua mão como normalmente se vê com a massa de pão mais comum.
Despeje e acerte a metade dela no tabuleiro ou na forma, coloque o recheio (que não pode ter caldo) e o queijo e cubra com a outra metade. Pincele com gema e deixe descansar coberto por 20’. Coloque o forno na temperatura média e ponha pra assar até ficar dourado – cerca de 20’ a 30’.
Pão gordo ou pão de preguiçosa. Sabe por quê? Não precisa saber dá o ponto da massa e de qualquer maneira a coisa fica boa e povo come até acabar.
Maylê Anna - Cozinha dos Vurdóns.
Comentários
Postar um comentário
Sejam todos bem vindos.