A COZINHA DOS VURDÓNS - OS CARROÇÕES DAS KALDERA'S
O quadro de Vincent Van Gogh pintou um Acampamento cigano perto da cidade de Arles, na França.
Esse artista retratou como poucos o cotidiano dos acampamentos.
A comida em geral é muito simples e os mais antigos contam que isso é bom, pois faz com que se dê valor ao que se tem e ao que Deus nos dá todos os dias.
A COZINHA DOS SIMPLES
FAROFA DE CASCA DE LARANJA
As cascas que jogamos fora todos os dias são grandes aliadas na hora de preparar uma refeição gostosa e com pouco dinheiro.
Separe os ingredientes:
1 xícara (café) de salsinha e cebolinha frescas.
Cascas de 3 laranjas, mais os gomos de uma – sem pele e sem semente(pique-as),
Sal a gosto,
3 colheres (sopa) de óleo ou 1 colher (sopa) de bacon.
1 ovo inteiro,
1 xícara (chá) de folhas de beterraba.
2 xícaras (chá) de farinha de milho ou de mandioca – fina.
Carroções na Chuva - Alice Candeias Ambrosini
Comece por limpar bem as cascas e retirar raspando a parte branca das cascas de laranja. Pique-as em pequenos quadradinhos e coloque junte com o óleo pra refogar, se quiser acrescente 1 dente de alho e um pouco de cebola picadinha. Refogue e junte os gomos reservados. Mexa bem e tampe. Vai criar um pouco de água e secar.
As cascas devem estar tenras, então acrescente o sal. Quebre o ovo e misture bem, quando começar a secar, coloque 3 colheres de sopa de água e as folhas picadinhas de beterrabas – ricas em ferro. Deixe que ela crie sua água e seque um pouco. Mexa, verifique o sal, acrescente a salsinha e cebolinha e a farinha, misture bem e sirva em seguida.
ARROZ DE KALDERÃ – FOLHAS
Lave 2 xícaras (chá) de arroz ou uma cuia cheia,
Refogue uma cebola média ralada, 2 dentes de alho amassados e azeite ou óleo ou bacon – prefiro 100 grs de bacon picadinho. A parte ferva duas xícaras (chá) de água com uma colher (sobremesa) de alecrim do campo ou manjericão do mato.
Quando o bacon estiver refogado, coloque 3 xícaras (chá) de folhas – cenoura, brócolis e beterraba (lavadas e picadinhas). Acrescente 1 colher de sopa de sal e refogue bem. Coloque a água reservada e deixe no fogo médio até cozinhar. Deixe a panela tampada. Quando secar a água desligue e deixe quieto por 5 minutos.
OMELETE DE TALOS
Os talos são partes de alimentos que acabamos por jogar fora, no lixo, e como as folhas eles contêm uma quantidade infinita de vitaminas que muitas vezes superam os próprios frutos. Um omelete para duas pessoas você vai precisar de 4 ovos inteiros.
Quebre-os, coloque pimenta do reino e sal e bata bem, até que tenham apenas uma cor. Acrescente 1 colher (sopa) de nata fresca e bata mais um pouco até incorporar.
Separe 1 xícara (chá) de talos picados bem fininho e refogue até que amoleçam, no azeite com sal. Acrescente salsinha picada e desligue o fogo. Junte os ovos batidos e os talos e misture, sem demorar, aqueça um pouquinho de manteiga e coloque os omeletes.
Talos podem ser conservados desde que sejam bem limpos e embalados. Secos e sem ar.
Guizo dal RICO
Guizo é a feijoada dos ciganos por assim dizer. Essa comida serve para que possamos adicionar os ingredientes necessários para uma perfeita nutrição, levando em conta a pouca condição financeira da maioria da população. Por outro lado, quem tem um pouco mais de dinheiro aprende a ser mais saudável, visto que quem pode pagar mais, parece que come pior, com mais carências de alimentos ricos e saudáveis.
Coloque ½ kg de feijão de molho em água na noite anterior.
Separe os ingredientes:
4 jilós bem picadinhos,
1 beterraba bem picadinha com as folhas,
1 cenoura média picadinha ou ralada com as folhas,
1 xícara de abobrinha picadinha,
Sal e pimenta do reino,
100 grs de bacon quadradinho,
Salsinha e cebolinha,
Folhas de brócolis e de couve flor picadinhas.
Passe uma água no feijão, e coloque na panela o óleo, a cebola e o alho, o sal, a pimenta do reino e o bacon. Refogue bem e acrescente o feijão, deixe ele refogando por quase 10 minutos e acrescente as folhas e verduras picadas. Refogue novamente até que as folhas estejam murchas.
Coloque 2 colheres de sopa de vinagre e 1 litro de água quente. Mexa e tampe a panela de pressão por 15 minutos no vapor ou 1hora e meia sem panela de pressão.
Destampe a panela de pressão, verifique o sal, acrescente um copo de água fria e deixe ferver e engrossar.
E pra completar, receitas inteligentes, de pessoas que com certeza são muito simples:
Geléia de casca de banana.
Um Vurdon bastante conservado - França
ciganos da Alemanha
A grande maioria da população mundial passa fome.
Cozinha dos Vurdons
Vim espreitar o que havia para comer no carroção e gostei!
ResponderExcluirBoas ideias para não deitar fora tanta coisa que é boa!
Em Itália aprendi que a "pasta" pode ser feita com tudo; e na salada podem-se pôr todas as folhas do campo (enfim, quase todas). Lembro-me de um risotto de urtigas muito bom!
~Eu adora folhas de tudo e na sopa ponho-as todas!
Vou experimentar TUDO!
Já segui o vosso conselho: como normal e vou fazer hidroginástica 3 x por semana...
5 beijos grandes (um azul para a rainha!)
Lindo e desconhecia a pintura de Van Gogh. Gostei e venho partilhar as saudades, uma palavra tão especial na nossa língua comum, não é?
ResponderExcluir5 Bjs. :)
Ana, nosso anjo,
ResponderExcluirGostamos muito de Van Gogh e descobrimos a pouco que o bar onde ele tomava seu café e fazia suas refeições, ainda está lá. São muitas as telas sobre esse lugar.
tivemos vontade de conhecer, quem sabe um dia.
Foi bom matar a saudade ...
5 bjs
Gostei das falas, hidroginástica ... vai se sentir muito bem, vai ver.
ResponderExcluirFiquei curiosa com o risoto de urtigas, vou ver se acho alguma receita pra testar, do mais aproveitar os alimentos e não desperdiçar é respeito com os que não tem.
Bom te ver por aqui nossa amiga.
bjs - 5 e 1 que valem por mil da nossa rainha.
Amei as receitas e a pintura de Vincent Van Gogh, já gostava dele, porém desconhecia, que foi um dos poucos a retratar um pouco da vida cigana
ResponderExcluirEntão vai gostar de COROT, suas telas são maravilhosas, mesmo que Van Gogh es
Excluirhttp://cozinhadosvurdons.blogspot.com.br/2011/11/poesia-de-spatzo-e-as-telas-de-corot.html
um abraço das cozinheiras