LOMBO PICANTE, LIVROS E REALIDADES

A receita é da Vó Ana, Bhá Anna dos olhos azuis da cor do céu...

Rhomi Kaldera,

Navegando e procurando umas coisinhas sobre gengibre, me deparei não sei porque com dois blogs...adorei os dois: um de Portugal, do blog “sobreorisco.blogspot.com” e outro de uma Brasileira “bethaniaguerra.blogspot.com”. 

A conclusão que se tira é a seguinte: expulsos da França, da Itália, da Alemanha, da Suécia e de outros países, excluídos na Romênia, recusa-se aos ciganos mais do que a pátria: recusa-se-lhes a existência, pois lhes é dito que não podem viver em nenhum sítio. http://sobreorisco.blogspot.com/2010_08_01_archive.html

 Essa visão do todo me encanta, definitivamente, porque o que já sabemos a muito, muito antes dos meios atuais de comunicação, pode ser comprovado hoje. Fica muito mais difícil de esconderem o mal feito, o radicalismo e a ignorância ... traduzindo ... HOJE, NÃO CIGANOS, SE IMPORTAM E SE MOBILIZAM EM FALAR, DIZER, PENSAR E AGIR. Hoje somos mais seres humanos, depois vem a etnia. Obrigada Sr. Manuel Poppe por ter enxergado esse povo tão invisível COM TAMANHA CLAREZA, LUCIDEZ E SIMPLICIDADE. Talvez por isso mesmo que as inscrições /lemas desse povo são:

 

“O céu é meu teto,
A terra minha pátria,
Liberdade minha religião”
 
O Outro é uma experiência muito agradável que tem esbarrado em nós ultimamente: livros, escolas, publicações, romanis e estórias que dão certo. A uns messes atrás no http://cigano-tv.blogspot.com/2011/02/ciganinho-chico-divulga-historia-e.html   me deparei com um livro de um Professor de origem romani e seu livro: Ciganito Chico – por Bruno Gonçalves.


    Vejam os vídeos de duas ciganas falando sobre sua sensação de "ciganidade" e a relação com o estudo. A primeira é assistente social, e a segunda estudante de psicologia.   O que diz a futura psicóloga é especialmente emocionante para mim, ela fala: "... que no lo vean como que la escuela te hace payo o paya, no, yo creo que tú haces a la escuela gitana". (... que não pensem que a escola faz de você gadjo o gadji, não, eu acredito que você é que faz a escola ser cigana):


Agora, só mesmo uma receitinha básica pra comemorar, opré romá, a vida andou e a roda girou, nem tudo é ruim, tem muita descoberta boa por aí ... estamos felizes.

Lombo Quente da Vó Ana

01 kg de lombo cortado em cubos
1 colher (sopa) de sal
Pimenta do reino a gosto e fresca
01 colher (sobremesa) de páprica picante
01 pitada de noz moscada
04 dedos de vinho branco e 4 de água
05 colheres de sopa de aceto balsâmico
1 e 1/2 colher de sopa de gengibre fresco ralado
3 colheres de sopa de Azeite

Temperar o lombo cortado em cubos com sal, pimenta do reino, páprica picante e noz moscada. Acrescente ao lombo temperado o azeite e o vinho. À parte, misturar o aceto balsâmico, o gengibre ralado e deixar tomando gosto.
Levar ao fogo baixo com o marinado e deixar cozinhar em uma panela de fundo grosso. Após uns 10 minutos de cozimento acrescentar o aceto balsâmico e o gengibre. Tampe a panela e deixe mais uns 10 minutos.
Quando começar a fritar, mexa e acrescente 1 colher de sopa de água e continue mexendo até começar a fritar novamente e faça isso mais 5 vezes.
Sirva com polenta ou mandioca cozida, acompanhado de uma bela Sarmianca.

 COZINHA DOS VURDONS

Comentários

  1. Cozinha dos Vurdóns,
    Adorei e maravilhei-me com a simplicidade do vosso lema que é tudo:
    “O céu é meu teto,
    A terra minha pátria,
    Liberdade minha religião”
    5 Bjs :)

    ResponderExcluir
  2. O lema, querida Ana, foi incorporado junto com a bandeira, isso lá pelos anos 70 e realmente é a mais pura expressão desse povo tão vasto e tão belo. A própria bandeira rhomani demonstra isso nas suas cores e formas.
    Mesmo com a extensa formação e diferenciação de dialeto, o sentimento acredito ser o mesmo.
    A certeza de morar nas estrelas, a terra como uma única nação, igualitária e o maior respeito possível que se pode ter a um ser humano e respeitar a sua libertade física e intelectual.

    5 grandes beijos

    Cozinha dos Vurdóns

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas