DE 1.900 ATÉ HOJE - COMEÇANDO A ENTENDER

 
  Foto: Jacques Leonard 
Barcelona Gitana

•1906: França remove todos os cartões de identidade dos Rroms.
•1920: durante a República de Weimar foi proibido aos Rroms usarem parques e sanitários públicos e foram forçados a registrarem-se em delegacias de polícia. 



•1922: Alemanha começa um programa para recolher as impressões digitais e fotografar os Rroms. O Professor Hans Gunther f. acusa os Rroms de trazerem sangue estrangeiro para a Europa.
•1933-34: Hitler chega ao poder na Alemanha. Os músicos de etnia Rroms são defendidos pela Casa Cultural do Estado, começam as  esterilizações forçadas para o Rroms, o boxeador Johann Trollman (Sinti) vê seu ex-título de Campeão  peso ligeiro ser retirado e começa a "A semana dos mendigos" significa que milhares de Rroms foram presos. Aqueles que não podem provar sua nacionalidade alemã são expulsos.
•1935-38: Na Alemanha, todos os Rroms estão sujeitos às leis de Nuremberg para a proteção de sangue e honra alemão. Os Rroms na Alemanha perdem o direito de voto e é aberto o campo de detenção de Marzahn, Hitler publica o decreto geral para combater a ameaça CIGANA e abre o Escritório de Saúde sobre Higiene Racial e Unidade Biológica.
•Em 1938, Rroms da Alemanha são declarados anti-social, são presos e enviados para executar trabalho forçado a fim de construir campos de concentração. No mesmo ano a Rússia - Stalin proíbe o uso do Rromani,  cultura e idioma.
•1940-A primeira ação de genocídio em massa do Holocausto ocorre em crianças de Buchenwald. Lá 250 crianças de etnia Rrom servem como cobaias humanas para testar cristais de gás Zyklon-b.
•1941-44: Na Alemanha, em Julho, Himmler dá as ordens «l'Einsatz commando» quer dizer "matar todos os judeus, ciganos e doentes mentais."
•Em 1944, 1400 Rroms que estavam em Auschwitz aptos para o trabalho são enviados para Buchenwald. Os 2.900 Roms restantes tentam se defender com paus e pedras, mas são derrotados e presos em câmaras de gás.
•1945 – Enquanto a II Guerra Mundial chega ao fim, continua a ser ilegal para o cidadão Rrom viver na maior parte do território europeu do pós-guerra.
•1962: Os tribunais da República Federal da Alemanha declararam que o Rroms foram perseguidos durante o Holocausto por motivos raciais, no entanto, os sobreviventes não partilham os milhões de dólares de compensação dado aos outros sobreviventes do Holocausto.
•1966: «O Conselho Gypsy» Conselho Rrom foi fundado na Grã-Bretanha.
•1969: Bulgária cria escolas de segregação para as crianças Rroma. Os países dos antigos Estados Soviéticos seguem o mesmo exemplo.
•1970 – O Conselho Nacional de educação para os Rroms é criado na Inglaterra.



•1971 – Celebra-se em Londres, Inglaterra o Congresso Rromaní (I), que adota o "Romany, Romani", bem como a bandeira nacional, a bandeira da Índia é tida como modelo. Outras considerações também surgem, tais como a inclusão de um alfabeto Rromaní, a proteção da língua e cultura e a implementação dos direitos humanos.
•1972: A República Checa começa a esterilização forçada de mulheres Rroma. O governo pretende a encerrar o processo apenas em 2007, mas relatórios de esterilização estão sendo examinados, o governo se recusa a pagar qualquer forma de compensação para as mulheres afetadas.
•1977: Um sub-comitê das Nações Unidas toma uma decisão relativa à proteção dos Rroms.
•1979: A União Romani é reconhecida pelo Conselho Económico e social das Nações Unidas.
•1981-Iugoslávia reconhece a nacionalidade dos Rroma.
•1987: Nos Estados Unidos, é nomeado pelo Conselho Para a Memória do Holocausto, o primeiro membro de etnia Rromaní, sete anos após esta Agência, sete anos após ter sido criada.
•1989: A Alemanha expulsa os Rroms estrangeiros.
•1990 – O quarto Congresso Mundial Romani adota um alfabeto para o idioma Rromaní.
•1991: Os Rroms ganham direitos iguais na Macedónia.
•1960-1999: Os povos Rroms enfrentaram perseguição e morte devido a ataques recebidos, tanto por parte dos civis como pelos governos em toda a Europa.
•Em 1997, bandos neo Nazi barbarizam e matam impunemente os Rroms na Sérvia. Motins e manifestações periódicas ainda estão acontecendo, especialmente na Europa Oriental, onde crianças Rroma são rebaixadas para a parte inferior das escolas durante as aulas ou em classes de educação especial, são rotineiramente espancadas e excluídas por estudantes e professores.
•1998-99: Conflito no Kosovo, comunidades Rroms são atacados por todos os lados do conflito.
•2008-9: Um acampamento Rrom, num bairro nas proximidades de Nápoles é queimada por um grupo de pessoas. As autoridades italianas destroem outro bairro deslocando os Rroms para acampamentos temporários sem água ou eletricidade. O Primeiro-ministro dá todo o poder às autoridades locais para proceder as expulsões e a recolha de impressões digitais dos Rroms, incluindo também nesta medida as crianças. Explode uma indignação geral, mas a Comissão Europeia não exigi do primeiro-Ministro Berlusconi que cessem a tomada de impressões digitais. Os Rroms de outros países da União Europeia são expulsos sem possibilidade de recurso.
•2009-11: O neo-Nazis intimidam e acuam várias comunidades Rroms na Hungria e na República Checa. Continua a violência repetida, emprego e habitação são os alvos das discriminações e ameaças. O assédio constante pelas autoridades em toda a Europa do Leste, força muitos Rroms a fugir para a Europa Ocidental.
•2010-11: A Polícia francesa mata uma jovem Rrom em um ponto de controle em Vallée de la Loire, provocando tumultos (a sede da polícia é totalmente destruída). Em resposta, o Presidente francês Sarkozy ordenou o desmantelamento e a destruição de cerca de 300 campos Rroms, acusando estes campos de serem um nicho de criminalização, ordena o afastamento dos Rroms oriundos da Europa Oriental. Durante esses confrontos com a polícia francesa, Roms de nacionalidade francesa são também capturadas. As expulsões não tem em conta o direito de asilo das comunidades do bloco europeu. A Comissária Europeia Viviane Reding declarou que as deportações violaram as disposições da União Europeia em matéria de liberdade e mobilidade, mas finalmente, Sarkozy acaba por continuar com as expulsões arbitrárias. 

 David Turnley - 1993 - CORBIS

•2011: Em Kosovo, milhares de refugiados Rroms que tiveram suas casas destruidas durante a guerra, permanecem em campos de refugiados sem instalações sanitárias, localizadas perto de lixões onde são derramadas substâncias tóxicas contaminando a água e a terra.  Os outros grupos de refugiados receberem alojamento. Um campo preenchido por Rroms em Mitrovica é colocado em uma antiga mina de materiais pesados, causando saturnismo (intoxicação de chumbo) na população.

 
 Cozinha dos Vurdóns - neste ano, plantamos esperança.

 outras referencias -

















http://holocausto-doc.blogspot.com/

Comentários

  1. Os braços do preceito são de tirar o fôlego, entretanto, pé em riste e vamos trabaljar, ainda há muito.

    bjs meus para as 7

    ResponderExcluir
  2. Imensamente significativo este post! Pode-se ver na relação dos acontecimentos,que houveram mais retrocessos e perseguições do que avanços positivos, na longa história de martírios pelos quais passou o povo Rom...Resta-nos a lembrança viva, como uma cicatriz profunda e entreaberta, ainda sensível e dolorida, de tudo quanto nosso povo sofreu e ainda sofre...Porém,a Esperança que em nós arde como uma chama e nos aquece,nos faz continuar lutando a almejar ainda um futuro em que a justiça e a igualdade de direitos seja uma realidade no mundo!Que Sara nos abençôe e nos conforte sempre,nos dando coragem e alegria!Sete beijos perfumados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cezarina, uma coisa tem me chamado a atenção, a nós todas. os governos, em sua maioria, regrediram nas atitudes coletivas e apertaram o cerco, sempre com os mais pobres e os imigrantes - essa é a regra da incompetencia não assumida por eles. Por outro lado muitos ciganos, sairam de suas casas, estudaram e começam a dar voz e visibilidade. Ainda falta a expressão, mas já existe o começo. Pra avançar precisamos começar. No Brasil é a piada do esteriótipo, na Europa a morte e condenação. Precisa haver conhecimento, isso gera atitude e força de trabalho.
      bjs grandes, que Sara nos acolha sim, a nós todas e nos força, a mesma que ela teve pra lutar contra a fome, a desinformação, a pobreza e o desprezo.

      amam, desvalesa

      Excluir
  3. Uma cronologia arrepiante tirando um ou outro sucesso pontual.
    Causa tristeza que a França, a grande impulsionadora da Liberdade, Fraternidade e Igualdade na Europa seja um dos países que ataca os seus ideais.
    Da Alemanha, o holocausto incompreensível... terrível e odioso.
    Do kosovo, Itália, ex URSS... lágrimas pela falta de tolerância.

    Buchenwald, Auschwitz e outros campos são o choro constante e mudo que o tempo não apaga!
    Venho agradecer o vosso calor humano que é bem sentido nesta minha pouca presença.
    7 Beijinhos calorosos e Parabéns pela essência da vossa cozinha!:)))))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vosso calor é generozo e enorme, permanece em nós como uma pequena chama que resiste as intempéries.

      Ideais devem ser vividos, caso não aconteça, viram pesadelos. Vamos torcer e andar.

      bjs de todas nós

      Excluir
  4. Vou inspirar-me nas palavras certeiras de ana: esta é, de facto, uma "cronologia arrepiante". Mas a memória, por todas as razões, deve manter-se viva, porque ela é também aprendizagem.

    Beijos de cá para estas corajosas cozinheiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha Sara, que é pequena, tenho uma de séculos anteriores, é horrenda e intrigante, mais que porques, perguntamos pra que tudo isso?

      bjs grandes de todas nós

      Excluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas