TEMPERAR, ESSE É O SEGREDO


O MUNDO MÁGICO DOS TEMPEROS

Temperar é uma arte. Simplificar esse tempero também é uma arte. O que muita gente desconhece é que para se temperar de forma sublime você precisa apenas ter paladar.
O sal, muitas vezes vilão, o alho, muitas vezes herói e a cebola ganham vida se misturados com pimenta do reino, páprica doce, micro pimentão fatiado, pimenta do reino, jiló, ameixa seca, couve de Bruxelas, os talos da couve e do brócolis, e assim por diante.

Separamos algumas receitas  da Balah Colina e do Day Praty, ambos de origem cigana. Day Praty Indiano e radicado no Brasil há mais de 30 anos e a Balah é de origem mista e inserta, o pai cigano de origem Turca e a mãe americana, hoje com seus 56 anos ela revela algumas situações e fatos únicos na sua vida. Um deles é de quando seu pai resolveu comprar uma casa de campo para armarem uma tenda. Há 5 anos ela se dedica a cozinha de uma pequena pensão no interior de São Paulo. Casada e mãe de 4 filhos ela hoje nos ensina o que aprendeu com a sogra, descendente de ciganos kalons, vindos de Portugal.

FAROFA DE MIÚDOS (COLINA)

1 xícara de coração de galinha, uma de fígado e 1 de moela, lave bem e pique em pequenos cubos, deixe repousar  em 1 colher de vinho tinto, uma cebola ralada, sal e 1 colher de sopa de bacon picado.

Enquanto isso, rale 2 espigas de milho, 1 pimenta de cheiro, 6 jilós em cubinhos e misture com os miúdos guardados. Coloque numa frigideira larga, com 2 colheres de azeite e vá mexendo até fritar, acrescente 1 xícara de ameixa preta - seca e sem caroço. Despeje 1 colher de sopa de água e vá mexendo, quando a água baixar toda, misture duas bananas picadas e 2 pêssegos em calda, picados em quadradinho.

Refogue e verifique o sal. Coloque uma colher de sopa de manteiga e quando ela derreter, ponha de duas  a três xícaras de farinha de milho.
Sirva quente com cebolinha picada por cima.

A Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Concordo plenamente que temperar é o segredo em qualquer tipo de comida, se a gente acerta no tempero com certeza a receita fará um sucesso enorme, aqui em casa costumamos condimentar as comidas fazendo uma fusão entre o tempero caribenho, especialmente cubano (por causa de minha mãe) e o tempero andino, especialmente boliviano (por causa de meu pai) e o tempero do brasileiro (lugar que escolhemos para residir, e outros temperos que aprendemos durante nossas mudanças de países e cidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charito, deve ser maravilhoso. Isso muda muita coisa. Não conheço bem a comida da bolívia, mas pelo que vejo no seu blog, acho que adoraria.

      bjs muitos.

      Excluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas