CIGANOS: UM PEDAÇO DA HISTÓRIA

Em 1939, entre 30.000-35.000 pessoas conhecidas como "Ciganos" viviam na Alemanha e Áustria, que foi incorporada a Alemanha em Março de 1939. A população total de Ciganos vivendo na 'Grande Alemanha' e em todos os países ocupados pela Alemanha durante a guerra é desconhecido; os 'acadêmicos' Donald Kenrick e Grattan Puxon forneceram uma estimativa aproximada de 942 mil. 

 gravura - 1874
Julian Scott

Por séculos, os Sinti e os Roma foram depreciados e perseguidos na Europa. Zigeuner, a palavra alemã para Cigano, deriva da raiz grega que significa "intocável". Nos principados balcânicos da Moldávia e da Valáquia, Ciganos eram escravos trazidos e vendidos pelos monastérios e grande latifundiários(boyars)atré 1864, quando a nova nação formada da Romênia os emancipou.   

**** 
Precisamos acertar os prumos do que se é possível fazer, das ações básicas e isso nunca muda, boas idéias acabam surgindo em volta da mesa...

COSTELINHA DE PORCO
(na versão maylê)

Receita tradicionalmente feita nas panelas de ferro e fogões a lenha, foi adaptada funcionou...

Refogue um kg de costelinhas limpas com alho (3 dentes), sal (1 colher de sopa), 1 fio de azeite, cominho e noz moscada.
Acrescente mel e deixe dourar, na panela destampada, acrescente pimenta de cheiro e páprica doce (1 colher de café).
Acrescente 1 cebola grande picada ou duas médias...
Tampe a penela e deixe que o vapor faça a sua parte.
Vai criar água, cozinhar e depois volta a refogar.
Nessa hora, destampe a panela e vá mexendo, colocando sempre um fio de água e virando as costelinhas até estarem todas douradas.
Sirva com mandioca cozida.
E eis a cozinheira do dia.

O que muda nas receitas é a sensação de que aqueles encontros acabam acontecendo de novo e a nossa memória vai construindo aos poucos o que durante anos nos foi negado.

bahtalo a todos,
boa sorte a todos.

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Sastipê! Ummmm...Costelinha deliciosa!E a cozinheira é muito linda!But shukár!Parabéns!O post está excelente!Agradeço as amáveis visitas aos meus blogs.Este incentivo me anima a continuar.Que Deus as abençôe e Sara ilumine cada vez mais seus caminhos!Beijos salpicados de arco-íris e abraços perfumados de flores sivestres!

    ResponderExcluir
  2. Oxalá a História va avançando sempre pelo caminho certo e nunca haja retrocessos!
    É bom ver por aqui alguma de vocês de vez em quando, suponho que esta é a Berta, fresca e bonita, muitos beijinhos para todas, e obrigada por serem minhas amigas.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimas amigas, muito obrigada pela vossa delicadeza e lembrança. Obrigada, uma vez mais, pelo toque de humanidade e realidade que conferem a uma "esfera" dita "virtual". As exigências do quotidiano têm-me mantido afastada destes espaços, mas também eu conservo a vossa lembrança. Faço votos de que permaneçam "intocáveis" no que de melhor representam e que tão generosamente connosco partilham.
    Um sincero e grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Querida Cezarina, ela realmente é But shukár, por dentro e por fora, uma companheira e tanto, uma das cozinheiras da Maylê e essa costelinha estava um primor...é sempre um prazer passar pelos blogs que assina. bjs grandes de todas nós.

    ResponderExcluir
  5. Maria, já já tem torta de laranja por aqui ... fizemos e estava deliciosa, é claro, já acabou. Oxalá as coisa melhorem, temos de manter a a esperança.
    Essa não é a Bertha, a Bertha está só provando e tirando as fotos.

    melhor, todas estamos provando.

    bjs mil, sempre.

    ResponderExcluir
  6. R, é sempre bom passar por lá e a lembrança de algumas pessoas nunca some, essa coisa de virtual é mais ou menos pessoal.

    bjs grandes e obrigada pela atenção e pela presença.

    bjs grandes de todas nós

    ResponderExcluir
  7. Embora mais ausente, aqui deixo 7 beijinhos de esperança para que a História avance e o sol seja maior.
    :)

    ResponderExcluir
  8. Gostei principalmente de conhecer mais uma "Cozinheira".
    7 beijinhos amigos

    ResponderExcluir
  9. E vamos multiplca-los Ana, pois a esperança é a certeza que temos de avançar.

    bjs das 7

    ResponderExcluir
  10. Sabia Isabel, que bom que gostou.

    bjs grandes

    ResponderExcluir
  11. Assombro-me com a frança e as suas declarações, hoje chorei, não por nós, porque ficamos longe do horror, mas pelos que por lá estão, e são tantos e são sempre um pouco nossos.

    essa receita eu tenho de cabeça, na minha ainda coloco pimenta rosa e uma pitada de canela. Bjs na rromí cozinheira, bjs em todas

    zerafim

    ResponderExcluir
  12. E confesso a você zerafim, cada vez que esse tipo de declaração vai ficando mais aberta, a coisa piora e toma ares da década de 30. Entretanto não vejo comentários e nem conversas sobre o assunto, é assustador mesmo, a onda que está se espalhando precisa ser vista de perto. Cuidado e canja de galinha como dizia minha pury.

    bjs de todas nós.

    ResponderExcluir
  13. costelinha

    <3

    não preciso dizer mais nada

    :)

    ResponderExcluir
  14. Que Cozinheira mais linda.
    Brilhou muito!!!
    7 beijos

    ResponderExcluir
  15. gestena orquídea.
    a recíproca é verdadeira.

    bjs das 7

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas