CONVERSAS NA COZINHA - OS CIGANOS PORTUGUESES


Cigana (47 anos) - Lisboa ano de 1892
No ano de 1892, a Sociedade de Geografia publicou o livro “Os Ciganos de Portugal”, da autoria de F. Adolfo Coelho; obra curiosa onde se fala da língua daquele grupo étnico e da influência no calão português, da origem dos ciganos de Portugal e Brasil, e das características antropológicas dos seus membros.

 Em Mirandela, há vários modos de vida para os ciganos. Alguns vivem em acampamentos, sobretudo em Estanca-Rios, enquanto outros residem em bairros sociais, em apartamentos e até em vivendas com boas condições de habitabilidade. O seu modo de vida está sobretudo direccionado para a venda ambulante nas várias feiras do distrito de Bragança. Contudo, outros dedicam-se à mendicidade ou estão dependentes de prestações sociais como o Rendimento Social de Inserção. A Câmara Municipal de Mirandela tem recebido inúmeros ciganos em Programas Ocupacionais do IEFP, sobretudo na área da jardinagem.

 Hélder Rodrigues, professor em Carrazeda de Ansiães, concluiu, num estudo por si realizado e publicado em livro com o título “Ciganos – Percursos de integração e de reivindicação da identidade”, que o actual modelo de ensino não é eficaz para as crianças da comunidade cigana local. A prová-lo está a taxa de sucesso escolar no final do primeiro ciclo, ao longo dos últimos cinco anos, que é de 1,46%. Só com uma escola aberta e voltada para o ensino profissional os ciganos terão “condições para integrar o mercado de trabalho”.

Hélder Rodrigues conclui que a comunidade cigana é “gente pacata que vive na miséria”. aqui


Os ciganos devem ser tratados com o mesmo respeito que devemos a qualquer pessoa, porque é exactamente isso que são, pessoas, e não uma qualquer atracção excêntrica. As suas tradições, como a de qualquer etnia, devem ser respeitadas na exacta medida em que não conflituem com aquilo que são conquistas civilizacionais que todos os restantes cidadãos devem respeitar (por exemplo, não aceito que se permita que crianças de etnia cigana andem a mendigar nas ruas, em vez de estarem na escola, a aprender - e se falo disso, é apenas porque aqui, no Porto, são muitas que encontro nessas condições). E, respeitando as suas tradições, deve ser promovida a sua integração, porque é precisamente essa integração que ajuda a evitar que suceda o que agora está a ocorrer em diversos países europeus.  Carlos Azevedo - Lisboa/Portugal



AMUCIP do Seixal
Recebe Prémio “Igualdade na Diversidade” do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidade para Todos




 A Associação para o Desenvolvimento das Mulheres e Crianças Ciganas Portuguesas (AMUCIP), sedeada no Seixal, recebeu ontem o Prémio Nacional e o Prémio Regional “Igualdade na Diversidade” do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidade para Todos (AEIOT), numa cerimónia que teve lugar no Museu das Comunicações, em Lisboa.


Pintura a óleo, Col. Museu do Chiado - Lisboa - Portugal
Autor: Eduardo Viana (1891-1967)
Título da Obra: «Pousada de Ciganos»
(Também já foi chamada: «Acampamento de Ciganos»)

Os mediadores são um caso a parte, o trabalho é excepcional e vasto. Sabemos que em todas as dimensões que a discriminação e o preconceito são capazes de atingir, nos resta apenas aprender e ensinar a análise vista de todos os angulos possíveis. Toda etnia ou todo o povo e toda a nação deve lutar contra as generalizações, infelizmente muito em voga. Essas conversas as avessas são uma amostra do preconceito diário que incutimos em nossas crianças e em nossas vidas. E todos os povos vítimas do Holocausto levaram isso como estigma - são piadinhas sobre os Judeus e os Gays, são abusos e gracinhas dirigidas as mulheres, são agressões ao povos ciganos e aos Testemunhas de Jeová e assim por diante. E a todos coube uma representação dos esteriótipos. O que piora a situação é que onde se deveria enxergar o ser humano, a pessoa em sí, se vê primeiro um conceito generalizado, onde se carece na base de no mínimo boa vontade. Portugal ainda tem muito a fazer, mas muito já se faz, com uma realidade bem mais próxima que a maioria dos cidadãos da comunidade européia e seus governantes, este pequeno país, as vezes é criticado pelos seus sendo um país bonzinho e bobo, criticado várias vezes pelas suas ações em prol do conjunto humanitário e de integração. Ainda existem confrontos em escolas, serviços de assistencia, segurança e outros.  Portugal é um país humano e seu povo há de fazer a diferença entre os comuns, em prol da igualdade. No fundo o que se precisa é apenas de boa vontade, esse é o primeiro passo, esse já foi dado, remodelar, corrigir e direcionar são estruturas necessárias para todo avanço rumo a políticas públicas que excluem a discriminação e o racisco. Os mediadores são um exemplo disso.

 coisas da bertha ...
Para o nosso almoço de Ano Novo queríamos uma sobremesa fresca e leve. Já fazia um tempo que queríamos experimentar as receitas de um livro chamado "Sobremesas Irresistíveis". Confesso que o título chama a atenção, mas para mim, a maneira como ele foi elaborado é o mais interessante. Primeiro, as receitas são divididas pelo tempo de preparo (de 5 a 30 minutos). 






 Segundo, praticamente todas as receitas vêm em uma versão para 4 porções (boas porções, mas não exageradamente grandes). Além disso, a foto desta receita no livro, ficou tão bacana que quase dá pra sentir o cheirinho do limão siciliano (como vocês podem confirmar). 
Esta receita está classificada como as de 5 minutos. Ela é realmente muito rápida de preparar, tem um sabor suave mais ao mesmo tempo marcante (pelo limão siciliano), não fica muito doce e é super leve. Sem mais delongas, segue a receita, como está no livro. 

Creme de Limão Siciliano


Ingredientes:

4 colheres de sopa de leite condensado
raspas finas de 1 limão siciliano
2 colheres de sopa de suco de limão siciliano
300ml de creme de leite fresco
fatias de limão siciliano para decorar
canudinhos de biscoito para servir

Preparo:

Em uma tigela pequena, junte o leite condensado, as raspas de limão e o suco. Em outra tigela, bata o creme de leite fresco com o mixer até virar chantilly, formando picos firmes, e então acrescente a mistura de limão delicadamente.



Distribua o creme de limão em 4 copos e decore com as fatias de limão. Sirva com canudinhos de biscoito, se quiser.

Dicas:

Para que a sua recita fique como a da foto do livro, não misture completamente a mistura do limão com o chantilly. Mas para isso, sugiro que coloque um pouquinho de açúcar no chantilly.

Para quem gosta de sabores mais intensos, acrescente um pouco mais de suco de limão.    


Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Que belos doces, luminosos, de cores bonitas, de certeza saborosos! Para alegrar um pouco a vida dos ciganos portugueses que bem merecem! E que encheram de magia e beleza os circos da minha infância. Recordo os homens e mulheres de rosto digno e sério que me lembro de ver perto dos seus "vurdóns", com os belos cavalos.
    Enfim, achei que a palavra belo era a palavra certa!
    Obrigada pela vossa companhia sempre!
    Bom dia de Reis!
    Beijos 7!
    o falcão

    ResponderExcluir
  2. Completamente de acordo: "Sabemos que em todas as dimensões que a discriminação e o preconceito são capazes de atingir, nos resta apenas aprender e ensinar a análise vista de todos os angulos possíveis. Toda etnia ou todo o povo e toda a nação deve lutar contra as generalizações, infelizmente muito em voga."
    Detesto generalizações sejam elas quais forem: além de estúpidas, são perigosas!^
    mais beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Fiquei contente por ver que há coisas boas e bem feitas no meu país. Congratulo-me com isso e foi um bom começo de Ano Novo.
    A menina tem uns olhos tão lindos e um sorriso de um tamanho inimaginável.
    Pelo sorriso, pelo vosso trabalho, pelo que já se fez em Portugal embora ainda seja pouco brindo esta postagem. Vinha a correr dar sete beijinhos e fiquei um pouco mais. :)))))))

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto sobre os ciganos de Portugal e amei a receita! Parabéns!Beijos salpicados de pó de estrelas!Devlessa!

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre digo que a base de uma boa vida, é o respeito! Em tudo o que vivemos é fundamental, principalmente com nossos irmãos...de sangue, de alma, de etnia... virtuais...enfim. sempre na esperança de um mundo melhor.
    Ahhh que delicia de receita! Vou fazer... adoroooo! Beijos queridas!

    ResponderExcluir
  6. Cezarina... adorei esse negócio de "pó de estrelas"...hummmmmmm

    ResponderExcluir
  7. O respeito é sem dúvida a base de qualquer tipo de convivência.
    Atrevo-me (¡eu!)a mandar-lhes uma receita que faço muitíssimo...

    Torta de laranja

    500 gr. de açúcar
    8 ovos inteiros
    raspa de duas ou tres laranjas
    uma colher de sopa de sumo de laranja
    uma colher de chá de manteiga

    Bate-se tudo junto e vai ao forno en lata untada.
    Leva 20 minutos em coalhar.
    Desenforma-se num pano coberto de açúcar pilé e dobra-se como um braço de cigano.Serve-se fria.

    Desculpen a ousadia, mas é tão fácil e está tão rica que não me resisti...

    Mil beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Hoje só queria dizer que a Berta tem umas mãos lindas... Que os doces com a poeira de estrelas são sempre bons e que...vou experimentar a receita da Maria (porque é simples, diz ela...)

    ResponderExcluir
  9. Pergunta ao Zerafim: como posso deixar um comentário no seu Blog?????????
    Este ano acho que estou mais estúpida!

    ResponderExcluir
  10. MJ Falcão, longe de nós parecer cobrança, mas é tão bom quando aparece e quando entra dentro desta cozinha, se senta e conversa conosco que nos momentos em que não pode vir sempre fica um banquinho vazio a tua espera.

    Detesto generalizações sejam elas quais forem: além de estúpidas, são perigosas! DE ACORDO, disse muito bem dito, não há outra forma de lidar com generalidades.

    A receita da Maria é o máximo e com certeza acho que a Bertha faz ... junto com o pó de estrelas que a Cezarina trouxe será um banquete.

    bjs cheios de muito carinho e de uma vontade enorme em lhe abraçar.

    ResponderExcluir
  11. Ana esse sorriso nos faz atravessar o mar sem pensar. Olho e penso: como se discrimina uma criança assim, se parece com tantas outras em tantas etnias e condições sociais diferentes. Esse tal de preconceito é mesmo uma porcaria.
    Não importa que venha correndo, é sempre bom te ver aqui.

    bjs de todas nós

    ResponderExcluir
  12. Cezarina, o pó das estrelas salpicados deu o que falar e quando a Falcão os juntou a receita da Maria, deu água na boca.

    bjs grandes e saudades de todas nós.

    ResponderExcluir
  13. Andrea, salpicar pó de estrelas nas duas receitas significa doce até as tampas, mas acho que vai valer a pena.

    bjs de todas nós

    ResponderExcluir
  14. Maria, que maravilhoso atrevimento esse o seu, AMAMOS e vamos providenciar ... a bertha é claro, para doces ninguem se atreve, é uma verdadeira fada e a juntar o pó de estrelas da Cezarina, acho que teremos post a lá Maria e estrelas.

    bjs recheados de carinho e flôr de laranjeira.

    ResponderExcluir
  15. Falcão, as mãos de Bertha são lindas e seremos todas a fazer a receita da Maria. Adoramos a idéia.

    bjs grandes

    ResponderExcluir
  16. Falcão, do mesmo jeito que faz aqui, se for seguidora dela, se não ela aceita anônimos também, porque as vezes não conseguimos entrar como blog.

    tenta e me diz se deu certo, vou falar com ela.

    bj grande - meu

    ResponderExcluir
  17. O pó das estrelas é assunto sério, esse creme também o é.

    Quanto ao trabalho, as coisas já começaram a andar e vão mais adiante se depender da nossa vontade.

    bjs grandes para todas vocês
    desvlesa

    ResponderExcluir
  18. Gestena querida,que Dhiel a guarde.

    bjs de todas nós ... com pó de estrelas

    ResponderExcluir
  19. Gostei da descrição desse espaço:

    "Somos a Associação Internacional Maylê Sara Kalí, conduzindo projetos, alicersando idéias, promovendo a igualdade e lutando contra essa doença que é a discriminação em todos os níveis e abrangências."

    Magnífico saber que existem pelo mundo afora diversas pessoas ainda preocupadas em lutar contra todo tipo de discriminação!

    Parabéns pela linda postagem e blog excelente!

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  20. Congratulo-me com o prémio e com o trabalho esforçado e contínuo em prol dos direitos humanos!
    Concordo que as generalizações e a banalização dos estereótipos (sem qualquer sentido crítico ou tentativa de compreensão) são uma forma de desumanidade.
    E concordo que um bom doce é sempre uma certa forma de alegria :)))
    7 beijinhos e um grande "obrigada" pelas palavras de alento e estímulo que deixaram no meu canto!

    ResponderExcluir
  21. Como em todo o lado há os bons e os menos bons.
    Há ainda os que tentam integrar-se numa sociedade que também ela está em mudança, e há aqueles que por nada querem essa mudança.
    Desde muito nova que tenho contacto com ciganos, que sempre me trataram e tratam bem, mas que entre eles eram maus uns com os outros.E acho que é essa rivalidade que transparece para fora que os conota de maus.
    Quando olho um pouco mais para eles, as senhoras ficam zangadas. Qualquer dia levo uma sova, eheheheh
    Adoro doces de limão.
    Na minha casa há sempre poucos limões pois gosto muito de os comer, eheheh.
    7 beijos brilhantes

    ResponderExcluir
  22. Voltei outra vez a ocupar o meu banquinho! Obrigada!Sinto-me aqui tão bem...
    o falcão cansado

    ResponderExcluir
  23. Olá JG Costa,

    seja bem vindo nesta cozinha e neste Vurdón, por aqui a idéia é sempre a de desfazer essa doença que seja preconceito.

    um bjs das cozinheiras

    ResponderExcluir
  24. Sara, nome doce e meigo quanto as sobremesas ciganas. Obrigada pelo apoio de sempre. Uma forma de desumanidade ... é isso mesmo.

    bjs grandes de todas nós

    ResponderExcluir
  25. Querida Orquídea

    Primeiro seu cartão chegou ... LINDO, obrigada pela ternura, nos falta as vezes.

    Quando se maltrata uma pessoa por muito tempo, ela se fecha, imagina quando isso se estende a um povo, uma família e por muitas gerações. Fechar a cara e ser duro com os seus é o caminho mais acertado, cabe a nós, que não estamos na primeira linha, da qual muitos dos familiares já superaram a alguns anos certas restrições, abrir brechas com carinho e cuidado, e apenas tentar chegar perto com um pouco mais de paciencia, eles são meigos e muito humanos, doces e carinhosos, não é atoa que as crianças e os idosos são o maior foco de atenção deles.

    Com seu sorriso, acredito que não irá apanhar, sorria, faz muita diferença.

    Bjs de todas nós

    ResponderExcluir
  26. Pois por aqui pode descansar, dançar e comer a vontade, a casa terá sempre a janela aberta para o Falcão voador, o falcão das sementes.

    bjs das cozinheiras

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas