ARROZ DE NATAL - MAYLÊ/SLAVA

Para além das considerações, o natal cigano tem uma particularidade, sempre existe o agradecimento. Acredita-se que lembrar das privações e estar vivo já é uma vitória e que continuar andando uma conquista.

A realidade do Natal entre os povos ciganos se dá muito diferente em condição e poder de gasto. Alguns passam fome, outros comemoram 3 dias e muitos estão a margem de qualquer ajuda.

Quando se tem condição, acredita-se que ter frutas a mesa representa o constante agradecimento a Deus pela fartura, pelo alimento gratuido que nasce do chão, brota em arvores e lhe é dado de agrado. Vinho e água são sagrados. Desta forma, sabemos que terão receitas belas e fartas em muitas mesas ao ar livre, sabemos que teremos vinho, sifrite e muitas outras bebidas, sabemos que muitos trocaram pulseiras e braceletes de ouro e prata e muitos diclôs seram dados e quardados. 

Muitos serão os adulados pelo nascimento de crianças, afinal de contas é a vida que se renova e muitos irão comemorar com parentes que há muito não se veêm. Entretanto sabemos também dos acampamentos que não terão nada. Ciganos ou não. Tanto no Brasil, como na América Latina, na Europa e principalmente no Leste Europeu, India e por esse mundo a fora. 

Para além, muito além dos preconceitos e receitas mirabolantes, não precisamos sentir culpa em podermos ter fartura, mais devemos começar a alcançar a dimensão do natal. Ninguém sai da companhia de um cigano no natal sem que tenha tomado pelo ao menos um copo de água. - dizia Bhá maylê Kalinka, não permita que isso aconteça, nossa vergonha não teria fim.

Vamos a receita:
Costumava-se secar tomates em azeite e orêgano - separe 1 xícara de chá de tomate seco temperado e picado, 1 xícara de chá de uva passa treta e 1 maço de brócoles cortado (só as flores). 

Limpe o brócoles e reserve as folhas, piqueas e coloque para bater no liquidificador com 1 xícara de água. Reserve.

Numa panela coloque cebola (ralada - 1 pequena), 3 dentes de alho amassados, junte o tomate seco, as uvas passas e o brócoles (as flores picadas, acrescente salsinha e cebolinha também. refogue e coloque 1 colher de sopa de sal. Misture e coloque 2 xícaras de arroz lavado e escorrido. Mexa e acrescente - a água do brócoles, 1 xícara de chá de vinho branco e 1 de água quente. Mexa, tampe espere cozinhar lentamente. 
Quando terminar, coloque nozes picadas por cima e folhinhas de hortelã.

Esse povo sabe o que é a fome e a miséria e aqueles que não se curvam a essa realidade premente e vívida com certeza precisam de ajuda, para não adoecerem do mal maior da humanidade, a ignorância que gera preconceito, seja cigano ou não.

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

Postagens mais visitadas