SARMIANCAS, AS SALADAS DA MAYLÊ

 Para além das mais tradicionais, como  a Salada Russa, a Grega e outras, essas costumam fazer parte das nossas mesas.

Sarmianca da Bhá Kalinka

Salada de alface fresca e rasgada, manjericão do campo ou jardim, fresco e inteiro, tomate cortado em cubos grossos e lascas de manga bem doce.  Tempere com alho torrado (sempre um bom amigo das viagens), sal (de preferência ao marinho), o suco da laranja azedinha com azeite. Acompanha pão de sal francês. 

Sarmianca D’as Kalís

Salada de cebola (2) em rodelas finas e de molho em água por 1 hora, palmito fresco ou em conserva (3 grandes), pêssego fresco ou em calda (2) em cubos, rúcula (1/2 maço, alcaparra (2 colheres de sopa), endívia (1 pequena e cortada bem fininha), maçã (1 cortada em cubos) e melão ¼ de melão sapo ou caipira ou verde) tem de estar docinho e suculento. Tempere com azeite espanhol (o gosto é mais forte), sal, alho torrado e salsa fresca. Acompanha torradas aromáticas. 

Sarmiancas Douradas de Cebola (I)

Corte 2 cebolas médias em rodelas e as coloque de molho num balde com água até cobrí-las e um ramo de alecrim do mato por 2 hs mais ou menos, escora a água e a parte peque um pouco do alecrim (1 colher de sopa), mel (2 colh.), azeite (3 colh.) e sal, rale um pouquinho de gengibre (1 colherinha de café) e soque 1 dente de alho. Misture com 2 colh. De sopa de água e regue a salada. Acompanha carnes e pães mais pesados, do tipo italiano. 


Sarmiancas Douradas de Cebola (II)  
   No supermercado ou nas feiras desse mundo inteiro, existem cebolas pequenas (feitas para conserva), peque 1 kg, descasque e coloque para ferver lentamente em 2 litros de água, 1 xic. De vinagre (branco ou o sumo de 4 limões), uma pitada de sal e uma de açúcar, quando estiverem transparentes, adicione 1 xícara de mel de laranjeira e mais 2 litros de água, deixe ferver até ficar em fio. Pode servir fria. Acompanha croutons. 

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

Postagens mais visitadas